Sociologia | Livros / Books
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- Análise e intervenção organizacionalPublication . Carmo, HermanoO objectivo deste seminário é fornecer aos participantes uma metodologia de análise e de intervenção nas organizações. Não se pretende obviamente criar especialistas na matéria, pois para isso haveria necessidade de uma formação de base em Ciências Sociais. Pretende-se apenas fornecer ferramentas metodológicas, que permitam aos participantes poderem na sua vida profissional, dar uma contribuição mais profunda nas organizações onde irão trabalhar.
- A família como suporte da política de saúde mental em PortugalPublication . Alves, Fátima
- Acção social na área da saúde mentalPublication . Alves, Fátima
- Elites e movimentos sociaisPublication . Bessa, António Marques
- A saúde das mulheres em PortugalPublication . Silva, Luísa Ferreira da; Alves, FátimaEste livro aborda a saúde do género feminino e tem como suporte os dados estatísticos e a produção científica nacionais, constituindo uma base estimulante ao desenvolvimento da pesquisa científica sobre saúde de género. Orientado, nos temas que aborda, do ponto de vista da saúde das mulheres, este trabalho apresenta sempre dados comparados para os dois géneros.
- Eu faço sexo amoroso : a sexualidade dos jovens pela voz dos própriosPublication . Vieira, Cristina PereiraNo caso do presente livro, resultado de uma tese de doutoramento, para além da reflexão sobre o tema, é ainda oferecido um mapa do entendimento da vivência da sexualidade por parte dos jovens no contexto cultural e temporal do estudo. A palavra, em discurso directo, é dada aos jovens. A autora, utilizando grupos de discussão, recolheu discursos de jovens, entre os 18 e os 23 anos, sobre as suas atitudes e experiencias em relação à sexua- lidade. É esta a grande novidade do material que aqui é encontrado. Conhecer, mais de perto, um pensamento e experiências a que dificilmente se tem acesso pois, tomando as palavras dos próprios, «falar assim descaradamente, tudo direitinho, (só) com o meu namorado... e com a minha melhor amiga» e explica-se: é que, com os pais, apesar de «eles me meterem à vontade para falar... é muito esquisito», «é uma questão de respeito», com os amigos «diz-se mais o que vem da boca para fora», «uma pessoa expande-se, fica mais à vontade e li- berta-se mais». À sexualidade em geral, e à sexualidade dos adolescentes em par- ticular, dificilmente se tem acesso. Numa revisitação à investigação sobre sexualidade não tem sido possível encontrar estudos que acedam directa e objectivamente, sem contaminação de instrumentos de recolha da informação ou da presença do investigador (ou colaboradores deste), a este objecto de estudo — vicissitudes da própria investigação, naturalmente.. Se é uma pessoa interessada em conhecer a realidade que o cir- cunda ou uma pessoa preocupada em pensar e agir de acordo com a maior aproximação à realidade irá, seguramente, deter-se na leitura destas páginas. Se é educador ou educadora, em contexto formal (es- cola) ou não formal (casa, rua, os espaços que habita), então este livro faz parte da bibliografia que deve consultar, material indiscutivelmente fundamental para pensar ou repensar a comunicação com os jovens, programar estratégias de intervenção, delinear politicas de educação e saúde.
- Estudo nacional sobre as comunidades ciganas: observatório das comunidades ciganasPublication . Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; Candeias, Pedro
- Tracejar vidas «normais»: estudo qualitativo sobre a integração dos ciganos em PortugalPublication . Magano, OlgaEste livro constitui uma proposta de análise sob o ponto de vista da integração social na sociedade portuguesa de indivíduos de origem cigana, apostando-se num distanciamento de perspetivas centradas na pobreza e na exclusão social. Integração e identidade social constituem os principais pilares teóricos de análise, defendendo-se que o modo como os indivíduos se incorporam na sociedade depende diretamente de formas de identificação individual e social feita pela aprendizagem social desde a infância, mas também por todas as aprendizagens secundárias que se fazem ao longo da vida, tratando-se de um processo cumulativo de interiorização de novas aprendizagens. Propõe-se a abertura para uma reflexão ampla sobre as várias dimensões da vida social e para a importância que assume o processo de socialização, as várias interações sociais ao longo da vida e a experiência social que, conjugadas, proporcionam diferentes opções de vida e percursos. Para isso, fomos estudar percursos de vida de pessoas de origem cigana, nomeadamente no que se refere à forma como é vivida a experiência de integração social pelos próprios indivíduos e pelas suas famílias e também como se integram novos elementos culturais e sociais na reconfiguração da identidade cigana. A perspetivação de pluralidade de percursos, trajetos de vida e experiências diversificadas, permite pressupor que a identidade social se produz pela história e na história dos indivíduos, mas eles também são, ao mesmo tempo, produtores da sua história. Há assim conciliação entre o que se recebe do passado através da socialização familiar, mas, pela experiência de vida, com todas as socializações externas à família, cada indivíduo organiza e combina aspetos do passado e do quotidiano, podendo não alterar o sentimento de ser cigano que, em muitos casos está, apesar das diferenças, profundamente enraizado, havendo mesmo um sentimento profundo de ancoragem ao sentimento de ser cigano, ou seja, é possível ser cigano e ser integrado. Através da análise das narrativas de homens e mulheres ciganos, pela análise das várias etapas de socialização, dos seus trajetos sociais e de como interiorizam valores e formas de estar, são identificados percursos, os contextos em que ocorrem, as principais instituições sociais envolvidas, os modelos sociais de referência e a importância das relações familiares e sociais que permitem efetuar esses modos de vida que se diferenciam dos ditos tradicionais ciganos.
- Literacia digital das pessoas ciganas de Reguengos de MonsarazPublication . Medinas, Carlos; Magano, OlgaAtravés de um estudo desenvolvido em Reguengos de Monsaraz procurou-se conhecer de que forma é que as pessoas ciganas acedem e manuseiam recursos tecnológicos e de informação, essenciais para a vida quotidiana nas sociedades contemporâneas. Com esse objetivo foi aplicado um inquérito por questionário a pessoas ciganas residentes em Reguengos de Monsaraz cujos resultados revelam que 75% dos inquiridos abandonaram a escola e 38% não sabem ler, ou seja, é revelado um quadro de analfabetismo, abandono escolar e iliteracia, que são os principais constrangimentos para exercer a literacia digital. Apesar de as pessoas ciganas já terem contactado com alguma forma de tecnologia há dificuldades em aceder a computadores e a Internet: por um lado, são poucas as pessoas que dispõem destes serviços e equipamentos em casa e, por outro lado, não têm competências suficientes para um uso autónomo. Muitos ciganos reguenguenses acedem a equipamentos e à Internet nos espaços municipais, no entanto, responsáveis destes espaços salientam as dificuldades de leitura e escrita, sendo necessário um apoio personalizado. Ou seja, verifica-se que a situação de pobreza e exclusão em que esta população se encontra provoca um outro tipo de exclusão, que é a infoexclusão e a iliteracia traduzida também em iliteracia digital.
- Nota de apresentaçãoPublication . Magano, Olga; Mendes, Maria Manuela