Browsing by Issue Date, starting with "2022-12"
Now showing 1 - 10 of 60
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemiaPublication . Marcos, Adérito; Morgado, Lina; Ferreira, Ricardo AlexinoA pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, estabelecendo novas (ou reforçando as existentes) comunidades de aprendizagem online. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter após o fim da pandemia na medida em que proporcionem alternativas complementares de contacto, partilha e colaboração em rede, determinando formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos de ensino a distância. Neste artigo descrevemos práticas concretas de ensino online emergencial implementadas durante a pandemia em duas universidades de ensino presencial, a Universidade de São José em Macau; e a Universidade de São Paulo, Brasil, procedendo à sua análise crítica à luz da práxis de ensino a distância online em voga na Universidade Aberta, Portugal, uma universidade virtual de ensino a distância, tendo em vista a definição de um modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas mestras para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa de nível universitário administrável online para os tempos pós-pandémicos suportada nas evidências da pesquisa e tendências emergentes.
- Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais?Publication . Abrantes, PedroO presente artigo procura contribuir para a compreensão do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e dos seus impactos no combate às desigualdades educativas e sociais, em Portugal, concentrando-se em duas dimensões: o contexto socioeconómico das escolas e a evolução dos padrões de sucesso no ensino básico. A análise de dados oficiais de dois coortes (2013-2016 e 2016-2019) permite observar que a integração no programa TEIP: (1) nem sempre corresponde a indicadores de contexto e de sucesso mais vulneráveis; e (2) não se traduziu numa evolução mais positiva do que a observada para o todo nacional. O artigo discute estes padrões, à luz da bibliografia nacional e internacional, concluindo com a sugestão de algumas implicações para o futuro da política pública e da investigação nesta área.
- Editorial 17Publication . Cavique, LuísApresentamos o mais recente número da Revista de Ciências da Computação. As primeiras palavras de agradecimento vão para os autores e para os membros do conselho editorial encarregues das revisões. Os artigos estão organizados por ordem de chegada. O primeiro artigo, trata o tema da pesquisa de conceitos no âmbito das revisões sistemáticas. O segundo artigo, trata o tema da visualização de informação em cursos de mestrado em regime de e-learning. O terceiro artigo, estuda a segmentação de clientes em conjunto com a análise dos atributos mais relevantes. O quarto artigo, trata da componente tecnológica do Campus Virtual de uma Universidade de EaD. Finalmente, para fechar este número, o quinto artigo, usa árvores de classificação e regressão para analisar o sistema de ensino nacional.
- ARTeFACTo 2022. 3rd International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology: Emerging Extended Realities: conference proceedingsPublication . Estadieu, Gerald; Abreu, Filipa Martins de; Caires, Carlos Sena; Marcos, AdéritoBook of Proceedings of 3rd International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology – Emerging Extended Realities (ARTeFACTo 2022 Macao), held on 24, 25 Nov. 2022 at Ilha Verde campus, University of Saint Joseph, Macau.
- Editorial PrefacePublication . Marcos, Adérito; Caires, Carlos Sena; Estadieu, Gerald; Mendes, Daniel; Rodrigues, NunoThis annual issue embraces articles from three sets of sources: the first covers the topic Virtual Environments and Interaction Design Research at the University of Saint Joseph, Macao SAR, China works selected and guest edited by Carlos Sena Caires and Gerald Estadieu; the second set are three extended articles from the International Conference on Graphics and Interaction (ICGI’2021), selected and guest edited by Daniel Mendes and Nuno Rodrigues; and, finally, two articles from the regular pipeline.
- Da escola para o mundo: do mundo para a escolaPublication . Sanches-Rosa, Rodrigo; Farias, Daniela; Berton, Tatiane Delurdes de Lima; Lopes, Cleber; Asinelli-Luz, Araci; Moreira, Darlinda
- Editorial/ApresentaçãoPublication . Pereira, AldaA RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning publica o volume 5, número 2, com cinco textos, sendo que três integram um dossier temático e dois outros se inscrevem na secção outros temas.
- Nós Globais: investigações em curso sobre questões da globalizaçãoPublication . Abrantes, Pedro; Lechner, Elsa; Martins, Guilherme d'Oliveira; Caetano, João Relvão; Franco, José Eduardo
- Pesquisa de conceitos em Microsoft Cognitive SearchPublication . Diogo, José; São Mamede, HenriqueO processo de revisão sistemática de literatura em investigação continua a apresentar-se como um processo com um elevado custo de recursos humanos e de tempo. Com vista em otimizar este processo pretende-se estudar a performance da ferramenta de pesquisa Cognitive Search da Microsoft que contem funcionalidades de inteligência artificial (IA). Neste trabalho foi implementada uma solução de pesquisa, i.e., parametrização do serviço de pesquisa, que produz uma classificação de relevância dos artigos científicos. Uma análise qualitativa aos artigos científicos foi efetuada para analisar a performance da solução de pesquisa e habilidades de inteligência artificial da ferramenta. O tema da revisão sistemática é “how is artificial intelligence (AI) being used in Higher Education (HE) today, involving tree dimensions: learning with AI, learning about AI and learning for AI”.
- Modernismos hoje: entrevista com Dionísio Vila MaiorPublication . Laks, Daniel Marinho; Pinto, Madalena; Vila Maior, DionísioReflexões diversas sobre o Modernismo Brasileiro e o Modernismo Português.