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Centro de Estudos Globais | Livros / Books

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Recent Submissions

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  • Currículo escolar: globalização e perspetivas globais
    Publication . Luna, José Marcelo Freitas de; Sequeira, Rosa Maria
    Este volume reúne contribuições de professores e investigadores que incidem na ligação da educação com a globalização. De vários modos, as forças da globalização impõem novas práticas e desafios, desde o impacto da tecnologia na educação até questões relacionadas com a inclusão de grupos específicos e a comunicação em rede. Destas questões surgem desenvolvimentos teóricos com implicações no currículo escolar. O conjunto de textos deste livro é reflexo de uma atitude aberta a novas possibilidades e propõe ideias, conceitos e práticas que ajudam a um melhor conhecimento da dialética entre o local e o global na relação com os sistemas educativos.
  • História global da literatura portuguesa
    Publication . Rita, Annabela; Leão, Isabel Ponce de; Franco, José Eduardo; Real, Miguel
    Os territórios da literatura configuram-se como espaços abertos, por excelência, de interconexões, de interinfluências, de intersecções, de cruzamentos, de interfecundações, quer de modelos, de géneros, de escolas e de disciplinas de saber, quer ainda de mundividências. Se a literatura é a "antropologia das antropologias", em que o ser humano se retrata na diversidade, complexidade e profundidade das suas aspirações e manifestações, o domínio da criação literária é o campo poroso pelo qual o mundo todo tem muitas vezes passado ou pelo qual pode vir a passar. A presente história global da literatura portuguesa não tem, pois, um escopo totalizante, mas possibilitante. Tem como fito primordial abrir caminhos novos para explorar uma imensidade de análises. Cem capítulos escritos por cem especialistas fazem nesta obra uma síntese abrangente da herança literária portuguesa na perspetiva do novo ideário da história global, aqui aplicado pela primeira vez à história da literatura portuguesa.
  • Quadro de referência das competências pedagógico-digitais de professores. Pedagogical digcompedu reloaded
    Publication . Moreira, José António; Trindade, Sara Dias; Knuppel, Maria Aparecida Crissi; Serra, Ilka
    Tendo em consideração os recentes desenvolvimentos relacionados com a emergência das tecnologias cognitivas de IA e das tecnologias imersivas, e da ausência na versão original do DigCompEdu de competências pedagógico-digitais relacionadas com a educação aberta e online, desenvolveu-se um quadro de referência (framework) e um questionário de autoavaliação de competências digitais docentes com uma maior amplitude de competências nas quatro áreas da dimensão pedagógica do DigCompEdu integrando competências relacionadas, quer com os paradigmas da Educação Aberta e da Educação Digital em Rede, quer com a emergência da Inteligência Artificial Generativa em contexto educativo.
  • Juventudes em português: expressões juvenis de língua portuguesa
    Publication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira
    "Juventudes em Português: Expressões Juvenis de Língua Portuguesa” surge em um momento fundamental, em que as juventudes se tornam o epicentro de discussões e reflexões em diversos âmbitos sociais, políticos, culturais e acadêmicos. Entendemos a complexidade e a relevância desse período de transição e potencial, oferecendo-nos um panorama das múltiplas facetas das juventudes contemporâneas. Este livro vem para contribuir na compreensão dessas questões, representando um marco na produção científica sobre os estudos das juventudes, consolidando-se como um recurso fundamental para acadêmicos, pesquisadores e todos aqueles interessados em compreender e dialogar sobre o universo juvenil nos países de língua portuguesa. A condição juvenil engloba uma intrincada rede de significados que transcende não apenas a dimensão etária, mas também se estende aos domínios socioeconômicos, de gênero, étnicos, e a outras categorias demográficas relevantes. O exercício da pesquisa voltada às juventudes demanda a consideração dessas diversas facetas da vida social, delineando-se para além de estratos como classe, gênero, etnia, entre outros marcadores identitários. Ao conceber as juventudes como uma categoria social multifacetada, a presente obra almeja elucidar perspectivas variadas, a partir das expressões singulares de identidade e experiência das juventudes dos países de língua portuguesa. A leitura desta obra desvela, portanto, uma gama diversificada de perspectivas inexploradas e oportunidades de investigação para acadêmicos, estudiosos e todos aqueles que se interessam pelo estudo das juventudes.
  • Dicionário global das religiões no Brasil
    Publication . Meneses, Jonatas Silva; Franco, José Eduardo
    O Brasil é o que podemos designar como uma verdadeira esponja global do religioso. Tanto absorve facilmente, recria e metamorfoseia no seu contexto social e cultural o que vem de fora, dos diferentes cantos do globo, como gera e exporta novos movimentos, correntes, instituições religiosas e igrejas, seja, em maior número, no universo cristão, seja no quadro de outras experiências religiosas e de vivências espirituais. Quem viaja pelas cidades, vilas e aldeias brasileiras observa facilmente essa profusão criativa, como em nenhum outro país do mundo, de uma diversidade imensa de “oferta religiosa”. Este dinamismo criativo da experiência do religioso no Brasil está a modelar de modo complexo a sociedade brasileira dos dias de hoje. O seu conhecimento crítico é fundamental para a compreensão das suas imbricações e implicações, desde o universo da política até ao campo da economia e mesmo das relações internacionais. Esta obra dicionarial que aqui apresentamos é um contributo pioneiro, que esperamos ser relevante para a sistematização de conhecimento, em ordem a oferecer uma visão de conjunto sobre o estado atual da prolífera vida religiosa e espiritual no Brasil. Estamos profundamente agradecidos aos pesquisadores que contribuíram com os seus textos para a composição desta obra, que agora oferecemos como serviço de ciência e de cultura a quem aceitar por bem ler, estudar e aprofundar.
  • Direitos humanos em Portugal: história e utopia – Das origens à Época Contemporânea
    Publication . Jesus, Susana Mourato Alves
    A presente análise crítica apresentada, de âmbito diacrónico e em permanente diálogo com o contexto internacional, atravessa a época que preparou o reino de Portugal para a Contemporaneidade, numa transição fundamental entre o denominado Antigo Regime e a Era Constitucional. Pretende trazer à luz uma visão panorâmica e representativa, nomeadamente entre os sécs. XVIII e XIX, da emergência da ideia de direitos do homem em território nacional, expressão anterior dos direitos humanos afirmados a partir de meados do séc. XX no mundo ocidental e por todo o mundo globalizado. As tensões encontradas ao longo deste percurso, entre as teorias e as práticas, entre influxos e regressões, entre sintonias e debates, entre correntes de pensamento e concretizações políticas, entre o pensar e o viver os direitos humanos, parecem demonstrar que a busca por esse horizonte utópico que em última instância pretende defender planetariamente a eminente dignidade da pessoa humana continua a ser um campo fértil de pesquisa, não só pelas linhas de investigação e análise de fontes que continuam a merecer investigação aprofundada, mas também pelas questões e desafios que continuamente o presente tema nos dias de hoje levanta.
  • A população jovem e as infeções sexualmente transmissíveis: o papel da educação na transformação do comportamento juvenil frente à sífilis
    Publication . Vieira, Cristina Pereira; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de; Alves, Maria Valéria Pareja Credidio Freire
    Quando pensamos na ideia de jovens e de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), somos imediatamente remetidos para a complexidade associada aos conceitos jovens e sexualidade. Isto porque qualquer um destes dois conceitos não poderá ser pensado de forma singular e como uma unidade. Nomeadamente, porque estes conceitos não poderão ser circunscritos comcategorizações homogêneas e uniformes, ocultando, na sua essência, as construções sociais a que são sujeitos. A partir deste pressuposto, percebemos que as concepções de juventudes e sexualidades, aqui já pensadas num sentido plural, são produções e objetos de manipulação, o que as tornam, na sua gênese, subjetivas, estruturadas e estruturantes, a partir de um conjunto de valores e de práticas distintas, situadas em cada momento da história e nas sociedades, que partilham o mesmo tempo da história.
  • Sexualities, gender and violence: a view from the Iberian Peninsula
    Publication . Enguix, Begonya; Vieira, Cristina Pereira
    The eleven essays and the introduction included in this collection offer an interdisciplinary reflection on the multifarious intersections of sexuality and gender-based norms in Southern Europe. They offer varied insights on the different negotiations of gender and sexuality and their connections to different forms of violence in the Iberian Peninsula. Empirically rich and theoretically challenging, the different chapters tackle topics such as the configuration of relationships, digital intimacies, sexual violence and harassment and sex education. The first part explores the current configurations of sexuality, gender and violence attending to traditional meanings and also to new debates on these issues. The second part explores current masculinities in relation to different forms of violence. This collection is essential reading for anyone who is interested in the relations between sex, gender and violence in the contemporary moment.
  • Educação, cidadania e inclusão digital: práticas e desafios
    Publication . Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António
    A presente publicação reúne um conjunto de textos apresentados no X Encontro do Programa Circulação de Saberes. Na sequência desta iniciativa, organizada pela Delegação Regional do Porto, da Universidade Aberta (UAb), que decorreu no dia 14 de fevereiro de 2017, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, juntamos, uma vez mais, outras instituições parceiras – com destaque, nesta edição, para o Centro Local de Aprendizagem, da UAb, de Reguengos de Monsaraz, juntamente com o apoio do Município. Desta feita, e em conjunto, potenciamos momentos de reflexão e discussão num seminário sob a designação “Circulação de Saberes – Educação, Cidadania e Inclusão Digital. Práticas e Desafios”. Este espaço de debate tem já a tradição de chamar a si saberes das comunidades técnica e académica e por isso, foi chamando à participação um público heterogéneo: que incluiu professores, formadores, estudantes de educação e ciências sociais, agentes do desenvolvimento local e de uma maneira geral todas as pessoas interessadas pela temática da educação de adultos, cidadania e inclusão digital. Nesta iniciativa tivemos como objetivo analisar questões relacionadas com Educação, Cidadania e Inclusão Digital, levando à discussão práticas e desafios que se colocam à sociedade contemporânea, no sentido de se caminhar em prol da justiça social, respeitando a igualdade e os direitos universais – tudo isto, sem perder de vista o reconhecimento das diferenças e das necessidades individuais dos diversos grupos sociais...
  • eLearning no ensino superior
    Publication . Moreira, J. António; Vieira, Cristina Pereira
    Assim, o primeiro capítulo Negociação do sentido em ambientes virtuais de ensino/aprendizagem da autoria de Carla Almeida, abre este livro com a análise de exemplos práticos de trabalho em salas de aula virtuais de uma unidade curricular de Linguística do curso de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares da Universidade Aberta, tendo por base o conceito de "pistas de contextualização" da Sociolinguística Interacional. No segundo capítulo Práticas de ensino-aprendizagem em ciências do consumo alimentar de Ana Pinto Moura analisam-se as práticas de ensino aprendizagem que decorrem da dinâmica de uma unidade curricular ministrada em regime de eLearning, de um Mestrado em ciências do consumo alimentar, também da Universidade Aberta, avaliando as suas implicações em relação às expectativas dos estudantes bem como às estratégias adotadas na organização do ambiente virtual. Por sua vez, no terceiro capítulo intitulado Didática da estatística em educação a distância e eLearning, Catarina Nunes foca-se na dinâmica das metodologias de aprendizagem em ambiente virtual, tendo por base as diretrizes do modelo pedagógico da Universidade Aberta cujos princípios assentam na equidade, colaboração e interação. A estrutura da unidade curricular, e respetivas metodologias de aprendizagem, é apresentada paralelamente com uma reflexão sobre o impacto no percurso de aprendizagem do estudante e as suas expectativas. No capítulo quarto, Seminário de investigação em eLearning. Caminhos de projetos, Lúcio Sousa e Cristina Pereira Vieira, tendo por base a unidade curricular Seminário de Investigação, lecionada em regime de eLearning, do Mestrado em Relações Interculturais (MRI) apresentam a metodologia de ensino-aprendizagem utilizada, que visa, sobretudo, direcionar os/as estudantes para a reflexão e o debate críticos aplicando-os a um projeto concreto de pesquisa, na expetativa de partilha da experiência no contexto académico. Por sua vez, no quinto capítulo, Competências de aprendizagem e tecnologias digitais, J. António Moreira e Sara Dias Trindade, refletem acerca do papel das tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de competências de aprendizagem nucleares para o estudante do século 21, como o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas, a colaboração ou a comunicação. O sexto capítulo, intitulado Facebook, educação a distância e envolvimento do estudante, de Inês Messias e Lina Morgado, aborda a relevância das redes sociais para o envolvimento do estudante em Ensino a Distância (EaD). Desenvolvido no âmbito de um doutoramento em educação neste texto são apresentados os resultados da interação ocorrida aquando da implementação do estudo, como os dados foram recolhidos e quais as ferramentas utilizadas para a monotorização das interações nesta rede. No sétimo capítulo, Desafios da educação a distância em instituições com cursos presenciais, Ana Ramos, aborda os desafios e dificuldades da implementação de um curso de ensino a distância no Instituto Politécnico de Castelo Branco, no âmbito de um protocolo de cooperação com a Universidade Aberta, considerando-se quatro domínios específicos - organizacional, pedagógico, recursos e académico - com base na experiência prática de implementação do curso. Adriana Bruno, no oitavo capítulo POMAR. Por uma prática da autonomia e da partilha, aborda a proposta de percursos formativos abertos, materializados no que denominou de POMAR (Percursos Online Múltiplos Abertos e Rizomáticos). Ao integrar os conceitos de Cultura Digital, Educação Aberta, Aprendizagem experiencial integradora, autonomia, mediação partilhada e redes rizomáticas, lapidados ao longo dos últimos dezasseis anos pela autora deste texto e pelo GRUPAR (Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede), propõe-se que sejam desenvolvidas, ao longo dos processos formativos com adultos, práticas de exercício da autonomia e da partilha como motes para as transformações socioculturais produzidas numa cultura digital que exigem ações de parcerias, colaboração e autorias por uma Educação convergente com os desafios do mundo contemporâneo. No nono capítulo, Docência na educação a distância: análise na perspetiva da gestão, Daniel Mill e Glauber Santiago, analisam a docência através da perceção dos gestores da Educação a Distância em instituições públicas de ensino superior. Este texto resulta da análise de quarenta e sete experiências de EaD e, como principais resultados, os autores concluem que a docência virtual tem representado um grande desafio para os gestores, seja pela centralidade da docência no processo de ensino-aprendizagem ou pelas suas particularidades no âmbito da EaD. Roselaine Ripa, no décimo capítulo, Análise de cursos de pedagogia da região sul da Universidade Aberta do Brasil apresenta os resultados parciais da pesquisa intitulada “Ser professor(a) na Educação a Distância: um estudo sobre o trabalho docente nos cursos de Pedagogia/UAB na Região Sul do Brasil”. Com o objetivo de fomentar a discussão sobre a constituição da identidade docente na modalidade a distância, foram realizadas análises documentais dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia de nove instituições de ensino superior públicas da Região Sul do Brasil que possuem protocolo com a Universidade Aberta do Brasil. Finalmente, Vani Kenski e Rosângela de Araújo Medeiros, no texto intitulado Estratégias inovadoras e vivências colaborativas e imersivas em pós-graduação Sugestão sobre como citar este livro: Moreira, J. & Vieira, C. (Eds.). (2017). eLearning no Ensino Superior. Coimbra: CINEP/IPC. apresentam as estratégias didáticas vivenciadas pelos estudantes – de diferentes cursos de Mestrado e Doutorado da Universidade de São Paulo – numa disciplina semipresencial, intitulada Design Didático Digital, oferecida no primeiro período letivo de 2016. O objetivo da disciplina foi o de atuar colaborativamente para realizar a prospeção teórica e metodológica de ações inovadoras para a produção didática de cursos online para o Ensino Superior. E nesse sentido, foram realizadas aulas presenciais e momentos de vivência intensiva em dois ambientes virtuais – Moodle e Edmodo - prolongados por ações no Twitter, WhatsApp, Google+ entre outros recursos digitais. Aqui fica, pois, o convite para uma leitura atenta dos onze capítulos que constituem esta obra, por parte daqueles que reconhecem a necessidade e a importância de implementar novos processos formativos, educativos, pedagógicos, administrativos ou organizativos nas instituições de Ensino Superior .