Centro de Estudos Globais | Livros / Books
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Recent Submissions
- Externato da Madalena: retratos de uma comunidade educativaPublication . Jorge, Sandro MiguelA presente publicação visa consagrar uma das mais proeminentes instituições do concelho da Madalena do Pico no último quartel do século XX: o Externato da Madalena. O estudo reúne compêndios biográficos da sua fundadora, a professora Cecília Amaral, bem como narrativas de antigos professores, alunos, colaboradores e dirigentes, destacando os diversos percursos de vida que se cruzaram neste estabelecimento de ensino. O Externato da Madalena foi o primeiro a albergar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico durante mais de duas décadas, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento educativo da região. Este trabalho justifica-se como um acervo de historiografia educativa e documental, resgatando memórias e refletindo sobre a influência do Externato da Madalena na formação de sucessivas gerações de madalenenses e picoenses. A sua atuação foi determinante para a promoção do desenvolvimento pessoal, independência e autodeterminação dos alunos, contribuindo significativamente para a transformação educativa, social e cultural desta micro comunidade açoriana rural e ultraperiférica. Este estudo investigativo baseia-se numa abordagem metodológica de natureza mista, combinando análise documental sequencial e entrevistas em profundidade. O seu objetivo principal é relatar a missão e o legado socioeducativo do Externato da Madalena, bem como contextualizar o fomento inicial da educação básica e secundária na região dentro da linha temporal histórica considerada.
- Referencial de qualidade socialmente referenciada para cursos superiores a distânciaPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; et all.; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Daniela da Costa Britto PereiraA Educação a Distância (EaD) tem sido objeto de crescente debate no meio acadêmico, especialmente no que diz respeito à sua qualidade e regulamentação. Este estudo, desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em EaD Brasil/Internacional, propõe um modelo de qualidade socialmente referenciada, baseado em dimensões e subdimensões que refletem as necessidades e realidades de diferentes contextos educacionais. Por meio de uma revisão bibliográfica e de uma abordagem metodológica qualitativa, foram identificados os principais elementos que impactam a qualidade da EaD, organizados em três níveis de análise: macro (políticas globais e nacionais), meso (gestão institucional) e micro (processos pedagógicos e didáticos). A pesquisa destaca a importância de considerar a diversidade cultural, socioeconômica e tecnológica na formulação de critérios de qualidade, distanciando-se de abordagens economicistas e promovendo a equidade e a inclusão na educação superior a distância. Os resultados deste marco referencial contribuem para a consolidação de indicadores socialmente referenciados, que podem servir como referência para a avaliação e aprimoramento da EaD em contextos transnacionais. Conclui-se que a qualidade na EaD não deve se limitar a métricas quantitativas, mas sim integrar dimensões qualitativas que reflitam a complexidade dos processos educacionais e seu impacto no desenvolvimento social.
- Currículo escolar: globalização e perspetivas globaisPublication . Luna, José Marcelo Freitas de; Sequeira, Rosa MariaEste volume reúne contribuições de professores e investigadores que incidem na ligação da educação com a globalização. De vários modos, as forças da globalização impõem novas práticas e desafios, desde o impacto da tecnologia na educação até questões relacionadas com a inclusão de grupos específicos e a comunicação em rede. Destas questões surgem desenvolvimentos teóricos com implicações no currículo escolar. O conjunto de textos deste livro é reflexo de uma atitude aberta a novas possibilidades e propõe ideias, conceitos e práticas que ajudam a um melhor conhecimento da dialética entre o local e o global na relação com os sistemas educativos.
- História global da literatura portuguesaPublication . Rita, Annabela; Leão, Isabel Ponce de; Franco, José Eduardo; Real, MiguelOs territórios da literatura configuram-se como espaços abertos, por excelência, de interconexões, de interinfluências, de intersecções, de cruzamentos, de interfecundações, quer de modelos, de géneros, de escolas e de disciplinas de saber, quer ainda de mundividências. Se a literatura é a "antropologia das antropologias", em que o ser humano se retrata na diversidade, complexidade e profundidade das suas aspirações e manifestações, o domínio da criação literária é o campo poroso pelo qual o mundo todo tem muitas vezes passado ou pelo qual pode vir a passar. A presente história global da literatura portuguesa não tem, pois, um escopo totalizante, mas possibilitante. Tem como fito primordial abrir caminhos novos para explorar uma imensidade de análises. Cem capítulos escritos por cem especialistas fazem nesta obra uma síntese abrangente da herança literária portuguesa na perspetiva do novo ideário da história global, aqui aplicado pela primeira vez à história da literatura portuguesa.
- Quadro de referência das competências pedagógico-digitais de professores. Pedagogical digcompedu reloadedPublication . Moreira, José António; Trindade, Sara Dias; Knuppel, Maria Aparecida Crissi; Serra, IlkaTendo em consideração os recentes desenvolvimentos relacionados com a emergência das tecnologias cognitivas de IA e das tecnologias imersivas, e da ausência na versão original do DigCompEdu de competências pedagógico-digitais relacionadas com a educação aberta e online, desenvolveu-se um quadro de referência (framework) e um questionário de autoavaliação de competências digitais docentes com uma maior amplitude de competências nas quatro áreas da dimensão pedagógica do DigCompEdu integrando competências relacionadas, quer com os paradigmas da Educação Aberta e da Educação Digital em Rede, quer com a emergência da Inteligência Artificial Generativa em contexto educativo.
- Juventudes em português: expressões juvenis de língua portuguesaPublication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira"Juventudes em Português: Expressões Juvenis de Língua Portuguesa” surge em um momento fundamental, em que as juventudes se tornam o epicentro de discussões e reflexões em diversos âmbitos sociais, políticos, culturais e acadêmicos. Entendemos a complexidade e a relevância desse período de transição e potencial, oferecendo-nos um panorama das múltiplas facetas das juventudes contemporâneas. Este livro vem para contribuir na compreensão dessas questões, representando um marco na produção científica sobre os estudos das juventudes, consolidando-se como um recurso fundamental para acadêmicos, pesquisadores e todos aqueles interessados em compreender e dialogar sobre o universo juvenil nos países de língua portuguesa. A condição juvenil engloba uma intrincada rede de significados que transcende não apenas a dimensão etária, mas também se estende aos domínios socioeconômicos, de gênero, étnicos, e a outras categorias demográficas relevantes. O exercício da pesquisa voltada às juventudes demanda a consideração dessas diversas facetas da vida social, delineando-se para além de estratos como classe, gênero, etnia, entre outros marcadores identitários. Ao conceber as juventudes como uma categoria social multifacetada, a presente obra almeja elucidar perspectivas variadas, a partir das expressões singulares de identidade e experiência das juventudes dos países de língua portuguesa. A leitura desta obra desvela, portanto, uma gama diversificada de perspectivas inexploradas e oportunidades de investigação para acadêmicos, estudiosos e todos aqueles que se interessam pelo estudo das juventudes.
- Dicionário global das religiões no BrasilPublication . Meneses, Jonatas Silva; Franco, José EduardoO Brasil é o que podemos designar como uma verdadeira esponja global do religioso. Tanto absorve facilmente, recria e metamorfoseia no seu contexto social e cultural o que vem de fora, dos diferentes cantos do globo, como gera e exporta novos movimentos, correntes, instituições religiosas e igrejas, seja, em maior número, no universo cristão, seja no quadro de outras experiências religiosas e de vivências espirituais. Quem viaja pelas cidades, vilas e aldeias brasileiras observa facilmente essa profusão criativa, como em nenhum outro país do mundo, de uma diversidade imensa de “oferta religiosa”. Este dinamismo criativo da experiência do religioso no Brasil está a modelar de modo complexo a sociedade brasileira dos dias de hoje. O seu conhecimento crítico é fundamental para a compreensão das suas imbricações e implicações, desde o universo da política até ao campo da economia e mesmo das relações internacionais. Esta obra dicionarial que aqui apresentamos é um contributo pioneiro, que esperamos ser relevante para a sistematização de conhecimento, em ordem a oferecer uma visão de conjunto sobre o estado atual da prolífera vida religiosa e espiritual no Brasil. Estamos profundamente agradecidos aos pesquisadores que contribuíram com os seus textos para a composição desta obra, que agora oferecemos como serviço de ciência e de cultura a quem aceitar por bem ler, estudar e aprofundar.
- Direitos humanos em Portugal: história e utopia – Das origens à Época ContemporâneaPublication . Jesus, Susana Mourato AlvesA presente análise crítica apresentada, de âmbito diacrónico e em permanente diálogo com o contexto internacional, atravessa a época que preparou o reino de Portugal para a Contemporaneidade, numa transição fundamental entre o denominado Antigo Regime e a Era Constitucional. Pretende trazer à luz uma visão panorâmica e representativa, nomeadamente entre os sécs. XVIII e XIX, da emergência da ideia de direitos do homem em território nacional, expressão anterior dos direitos humanos afirmados a partir de meados do séc. XX no mundo ocidental e por todo o mundo globalizado. As tensões encontradas ao longo deste percurso, entre as teorias e as práticas, entre influxos e regressões, entre sintonias e debates, entre correntes de pensamento e concretizações políticas, entre o pensar e o viver os direitos humanos, parecem demonstrar que a busca por esse horizonte utópico que em última instância pretende defender planetariamente a eminente dignidade da pessoa humana continua a ser um campo fértil de pesquisa, não só pelas linhas de investigação e análise de fontes que continuam a merecer investigação aprofundada, mas também pelas questões e desafios que continuamente o presente tema nos dias de hoje levanta.
- A população jovem e as infeções sexualmente transmissíveis: o papel da educação na transformação do comportamento juvenil frente à sífilisPublication . Vieira, Cristina Pereira; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de; Alves, Maria Valéria Pareja Credidio FreireQuando pensamos na ideia de jovens e de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), somos imediatamente remetidos para a complexidade associada aos conceitos jovens e sexualidade. Isto porque qualquer um destes dois conceitos não poderá ser pensado de forma singular e como uma unidade. Nomeadamente, porque estes conceitos não poderão ser circunscritos comcategorizações homogêneas e uniformes, ocultando, na sua essência, as construções sociais a que são sujeitos. A partir deste pressuposto, percebemos que as concepções de juventudes e sexualidades, aqui já pensadas num sentido plural, são produções e objetos de manipulação, o que as tornam, na sua gênese, subjetivas, estruturadas e estruturantes, a partir de um conjunto de valores e de práticas distintas, situadas em cada momento da história e nas sociedades, que partilham o mesmo tempo da história.
- Sexualities, gender and violence: a view from the Iberian PeninsulaPublication . Enguix, Begonya; Vieira, Cristina PereiraThe eleven essays and the introduction included in this collection offer an interdisciplinary reflection on the multifarious intersections of sexuality and gender-based norms in Southern Europe. They offer varied insights on the different negotiations of gender and sexuality and their connections to different forms of violence in the Iberian Peninsula. Empirically rich and theoretically challenging, the different chapters tackle topics such as the configuration of relationships, digital intimacies, sexual violence and harassment and sex education. The first part explores the current configurations of sexuality, gender and violence attending to traditional meanings and also to new debates on these issues. The second part explores current masculinities in relation to different forms of violence. This collection is essential reading for anyone who is interested in the relations between sex, gender and violence in the contemporary moment.