Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-19"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Perceções sobre biodiversidade e conservação: a floresta Laurissilva da Ilha da Madeira e as culturas locaisPublication . Freitas, Teresa Maria Nóbrega; Alves, Fátima; Nicolau, Paula BacelarA biodiversidade enfrenta ameaças que perigam o equilíbrio e o fornecimento dos serviços dos ecossistemas, essenciais ao bem-estar das populações humanas. A criação de áreas protegidas visa a conservação da biodiversidade, procurando-se travar a sua perda. O conhecimento sobre as perceções leigas associadas tem-se mostrado insuficiente e cerne do insucesso das estratégias de redução da perda de biodiversidade, urgindo envolver as populações locais na gestão das áreas protegidas. Importa, assim, dar voz às suas conceções/perceções sobre biodiversidade, conservação e serviços dos ecossistemas, para que eventuais obstáculos à adoção de práticas ambientais sustentáveis sejam reconhecidos e considerados na sensibilização/educação, visando estratégias bem-sucedidas de conservação, participadas e enraizadas nas especificidades contextuais e visões locais. Este estudo pretende conhecer as “Perceções das populações locais sobre Biodiversidade e Conservação”, relativas à Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira, e evidenciar, desta forma, as culturas locais e identificar possíveis conflitos de interesse entre a conservação da floresta e o desenvolvimento socioeconómico das populações locais. Através da análise documental e revisão bibliográfica, intentou-se obter conhecimento científico fundamental sobre o referencial teórico, caracterização da Floresta Laurissilva, valor intrínseco da sua biodiversidade, seu estado de conservação e serviços de ecossistema. Visando a prossecução dos objetivos, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a participantes locais (das encostas Sul e Norte da ilha), identificados a partir de uma amostragem por conveniência, cujas informações recolhidas foram sujeitas à análise de conteúdo. Não obstante a limitação do estudo, dada a falta de representatividade estatística da amostra, foi possível obter dados relativos às perceções dos participantes, enraizados nos objetivos delineados, conhecendo os saberes e culturas locais que relacionam com a sua floresta classificada, assim como alguns conflitos e problemas associados, numa amostra diversificada geograficamente, etariamente, academicamente e profissionalmente.
- Guia para a IA generativa na educação e na pesquisaPublication . UNESCO; Miao, Fengchun; Holmes, Wayne; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Marques, Viviane CristinaAs ferramentas de IA generativa (IAGen) disponíveis ao público estão surgindo rapidamente, e o lançamento de versões iterativas supera a adaptação das estruturas regulamentares nacionais. A ausência de regulamentações nacionais sobre a IAGen na maioria dos países deixa desprotegida a privacidade dos dados dos usuários, e as instituições de ensino não estão preparadas para validar essas ferramentas. A primeira orientação global da UNESCO sobre a IAGen na educação tem como bjetivo apoiar os países na implementação de ações imediatas, no planejamento de políticas a longo prazo e no desenvolvimento de capacidades humanas para garantir uma visão centrada no ser humano dessas novas tecnologias. O Guia apresenta uma avaliação dos riscos potenciais que a IAGen pode representar para os valores humanos fundamentais, os quais promovem o agir humano, a inclusão, a equidade, a igualdade de gênero e as diversidades linguísticas e culturais, assim como as opiniões e expressões plurais. Propõe passos fundamentais para que as autoridades governamentais possam regular a utilização das ferramentas de IAGen, incluindo a obrigatoriedade de proteção da privacidade dos dados e a consideração de um limite de idade para a sua utilização. Descreve os requisitos a serem cumpridos pelos fornecedores de IAGen para o uso ético e eficaz na educação. O Guia enfatiza a necessidade de as instituições educacionais validarem os sistemas IAGen quanto à sua adequação ética e pedagógica para a educação. Convida a comunidade internacional a refletir sobre as suas implicações a longo prazo para o conhecimento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação. A publicação oferece recomendações concretas aos legisladores e às instituições de ensino sobre como o uso das ferramentas de IAGen pode ser orientado a proteger a agência humana e a beneficiar genuinamente os estudantes, os aprendizes e os pesquisadores.
- Contributos da pragmática intercultural para o estudo de práticas discursivas em ambientes multiculturais de aprendizagem do português língua não materna: estudo de casoPublication . Simão, Paula; Almeida, Carla Aurélia deEste estudo pretende ser uma reflexão sobre as expressões de delicadeza típicas da língua portuguesa e a forma como elas são percecionadas e adquiridas por parte dos falantes não nativos. Para além disso, teve também como objetivo compreender de que forma é que o distanciamento linguístico (a familiaridade/o estranhamento) pode influenciar a aprendizagem da língua, especificamente, no que diz respeito às formas de tratamento, aquisição de vocabulário influenciado pelos falsos amigos e questões de delicadeza. Com as informações retiradas deste estudo, pretendeu-se desenvolver uma reflexão sobre as estratégias a adotar por parte do professor como mediador destas diferenças ou semelhanças e como utilizar esta reflexão em benefício da aprendizagem em Português Língua Não-Materna (PLNM).
- Tesouraria previsional numa indústria de laticínios: uma abordagem com o Power BIPublication . Mota, Luís Filipe Pereira; Cavique, LuísNos últimos anos, o avanço tecnológico trouxe consigo um aumento exponencial no volume de dados disponíveis. Com esta mudança de paradigma, tornou-se fundamental para as empresas a recolha e análise de dados para uma tomada de decisão mais eficiente e eficaz. A análise de dados permite que as organizações tenham uma visão completa e atualizada do seu desempenho, identificando tendências, oportunidades e desafios, e alinhando as suas ações para maximizar os resultados e garantir uma vantagem competitiva. Os Key Performance Indicators e o Business Intelligence assumem um papel central, atuando como elementos fundamentais na avaliação do desempenho organizacional. Este estudo dedica-se ao desenvolvimento de um sistema de Business Intelligence através do Microsoft Power BI. Ao longo deste projeto foram exploradas as funcionalidades avançadas de visualização de dados desta ferramenta, incluindo o drill through, para análises mais detalhadas. O sistema irá integrar dados de várias fontes, permitindo uma análise completa da tesouraria previsional.