Publication
Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior: o Projecto @prende.com
dc.contributor.author | Aires, Luísa | |
dc.contributor.author | Azevedo, José | |
dc.contributor.author | Gaspar, Ivone | |
dc.contributor.author | Teixeira, António | |
dc.date.accessioned | 2012-01-04T13:53:47Z | |
dc.date.available | 2012-01-04T13:53:47Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description.abstract | Este livro marca o termo de um ciclo de pesquisa desenvolvido por um grupo de investigadores que, em torno do projecto “@prende.com – Comunidades,Aprendizagem e Comunicação Online” (POCI/CED/59736/2004), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, explorou as dinâmicas de comunicação e relação interpessoal, os processos de aprendizagem e seus instrumentos mediadores, no contexto do ensino superior online e presencial. Assumindo-se o princípio de que a educação é uma construção cultural, no projecto “@prende.com”, foram privilegiados os seguintes objectivos: - Analisar dinâmicas identitárias e de aprendizagem em comunidades de aprendizagem online e presenciais e a sua relação com os modos de apropriação de conhecimento, no âmbito do Ensino Universitário Pós-Graduado; - Explorar estratégias e instrumentos de mediação de conhecimento, em contextos de aprendizagem online e presencial; - Desenvolver uma metodologia de análise das relações interpessoais, em âmbitos educativos. Os referenciais teóricos e metodológicos do "@prende.com" organizam-se numa matriz multidisciplinar integradora do pensamento de diferentes autores. O eixo teórico dominante emerge da teoria sociocultural, originalmente proposta por Vygotski (1986) e complementada pela abordagem dialógica da comunicação de Bakhtin (1995). A reinterpretação das obras destes autores levada a efeito por Wertsch (1993), Cole (1996), Ramírez (1995), De Pablos (1995), entre outros, impulsionou o desenvolvimento de um número relevante de investigações no campo educativo (Ramirez, 1995; De Pablos, 1995; De Pablos et al. 1999; Rebollo, 2005). Uma outra via do projecto inspira-se nas concepções de Castells (1996; 2001) e Lévy (1999) sobre sociedade-rede e digital. A complementaridade do pensamento destes autores proporcionou uma abordagem interpretativa dos processos de mediação das aprendizagens e dos percursos identitários dos estudantes no Ensino Superior.O estudo empírico realizado no âmbito do “@prende.com” privilegiou a Comunidade de Aprendizagem enquanto unidade de análise. A partir do estudo comparativo entre grupos de estudantes de Cursos de Mestrado, presenciais e online, exploram-se as dinâmicas comunicativas e relacionais que acompanham as aprendizagens nestes contextos, dando especial relevância às narrativas dos estudantes. A interpretação destas narrativas foi ampliada com a informação recolhida através da aplicação de instrumentos, como o College & University Classroom Environment Inventory – CUCEI (Fraser, 1986; Nair, 1999) e o Inventário de Identidade Psicossocial – (IIP) (Zavalloni, 1973; Zavalloni & Louis-Guerin, 1984; Lopes, 2001). A obra que o leitor tem em mãos apresenta documentos produzidos em diferentes etapas do projecto e organiza-se em duas partes. A primeira parte agrega as comunicações apresentadas nas “I Jornadas Online sobre Comunidades Virtuais de Aprendizagem” organizadas pela equipa de investigadores do “@prende.com” e promovidas na página web do projecto (www.aprende.com.pt). A segunda parte reflecte a evolução do estudo empírico realizado, incorporando três estudos interdependentes e suportados por metodologias diferenciadas. Gostaríamos, ainda, de realçar uma outra vertente que, embora não conste da presente publicação, merece destaque pelo impacto que teve no desenvolvimento do “@prende.com”: a newsletter disponível no site do projecto http://www.aprende.com.pt/gca/?id=156. Nesta newsletter adquirem especial relevância as entrevistas realizadas, por e-mail, a investigadores com um longo percurso universitário que partilham, em espaço aberto, as suas reflexões sobre os desafios que o e-learning coloca à Universidade, aos seus Estudantes e Professores. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia. “@prende.com – Comunidades, Aprendizagem e Comunicação Online (POCI/CED/59736/2004) | por |
dc.identifier.citation | Aires, Luísa, coord. et al. - Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2007. 221p. ISBN 978-972-674-406-2 | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-406-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2027 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Universidade Aberta | por |
dc.subject | Comunidades virtuais de aprendizagem | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Comunicação online | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Relações interpessoais | por |
dc.title | Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior: o Projecto @prende.com | por |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 221 | por |
oaire.citation.startPage | 1 | por |
person.familyName | Aires | |
person.familyName | Gaspar | |
person.familyName | Teixeira | |
person.givenName | Luísa | |
person.givenName | Maria Ivone | |
person.givenName | António | |
person.identifier.ciencia-id | F612-FFC3-1A2B | |
person.identifier.ciencia-id | 7810-ACD0-18B2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5649-276X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0688-8085 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1339-6548 | |
person.identifier.rid | AAJ-7408-2020 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56578173600 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | book | por |
relation.isAuthorOfPublication | 6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b | |
relation.isAuthorOfPublication | aa9efdc7-fc37-43f6-b716-691c6eb16f07 | |
relation.isAuthorOfPublication | e6474cc5-0c39-4eb5-ba27-a3f19964333f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Identidades no Ensino Superior.pdf
- Size:
- 1.04 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: