Repository logo
 
Publication

Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior: o Projecto @prende.com

dc.contributor.authorAires, Luísa
dc.contributor.authorAzevedo, José
dc.contributor.authorGaspar, Ivone
dc.contributor.authorTeixeira, António
dc.date.accessioned2012-01-04T13:53:47Z
dc.date.available2012-01-04T13:53:47Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractEste livro marca o termo de um ciclo de pesquisa desenvolvido por um grupo de investigadores que, em torno do projecto “@prende.com – Comunidades,Aprendizagem e Comunicação Online” (POCI/CED/59736/2004), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, explorou as dinâmicas de comunicação e relação interpessoal, os processos de aprendizagem e seus instrumentos mediadores, no contexto do ensino superior online e presencial. Assumindo-se o princípio de que a educação é uma construção cultural, no projecto “@prende.com”, foram privilegiados os seguintes objectivos: - Analisar dinâmicas identitárias e de aprendizagem em comunidades de aprendizagem online e presenciais e a sua relação com os modos de apropriação de conhecimento, no âmbito do Ensino Universitário Pós-Graduado; - Explorar estratégias e instrumentos de mediação de conhecimento, em contextos de aprendizagem online e presencial; - Desenvolver uma metodologia de análise das relações interpessoais, em âmbitos educativos. Os referenciais teóricos e metodológicos do "@prende.com" organizam-se numa matriz multidisciplinar integradora do pensamento de diferentes autores. O eixo teórico dominante emerge da teoria sociocultural, originalmente proposta por Vygotski (1986) e complementada pela abordagem dialógica da comunicação de Bakhtin (1995). A reinterpretação das obras destes autores levada a efeito por Wertsch (1993), Cole (1996), Ramírez (1995), De Pablos (1995), entre outros, impulsionou o desenvolvimento de um número relevante de investigações no campo educativo (Ramirez, 1995; De Pablos, 1995; De Pablos et al. 1999; Rebollo, 2005). Uma outra via do projecto inspira-se nas concepções de Castells (1996; 2001) e Lévy (1999) sobre sociedade-rede e digital. A complementaridade do pensamento destes autores proporcionou uma abordagem interpretativa dos processos de mediação das aprendizagens e dos percursos identitários dos estudantes no Ensino Superior.O estudo empírico realizado no âmbito do “@prende.com” privilegiou a Comunidade de Aprendizagem enquanto unidade de análise. A partir do estudo comparativo entre grupos de estudantes de Cursos de Mestrado, presenciais e online, exploram-se as dinâmicas comunicativas e relacionais que acompanham as aprendizagens nestes contextos, dando especial relevância às narrativas dos estudantes. A interpretação destas narrativas foi ampliada com a informação recolhida através da aplicação de instrumentos, como o College & University Classroom Environment Inventory – CUCEI (Fraser, 1986; Nair, 1999) e o Inventário de Identidade Psicossocial – (IIP) (Zavalloni, 1973; Zavalloni & Louis-Guerin, 1984; Lopes, 2001). A obra que o leitor tem em mãos apresenta documentos produzidos em diferentes etapas do projecto e organiza-se em duas partes. A primeira parte agrega as comunicações apresentadas nas “I Jornadas Online sobre Comunidades Virtuais de Aprendizagem” organizadas pela equipa de investigadores do “@prende.com” e promovidas na página web do projecto (www.aprende.com.pt). A segunda parte reflecte a evolução do estudo empírico realizado, incorporando três estudos interdependentes e suportados por metodologias diferenciadas. Gostaríamos, ainda, de realçar uma outra vertente que, embora não conste da presente publicação, merece destaque pelo impacto que teve no desenvolvimento do “@prende.com”: a newsletter disponível no site do projecto http://www.aprende.com.pt/gca/?id=156. Nesta newsletter adquirem especial relevância as entrevistas realizadas, por e-mail, a investigadores com um longo percurso universitário que partilham, em espaço aberto, as suas reflexões sobre os desafios que o e-learning coloca à Universidade, aos seus Estudantes e Professores.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia. “@prende.com – Comunidades, Aprendizagem e Comunicação Online (POCI/CED/59736/2004)por
dc.identifier.citationAires, Luísa, coord. et al. - Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2007. 221p. ISBN 978-972-674-406-2por
dc.identifier.isbn978-972-674-406-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2027
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.subjectComunidades virtuais de aprendizagempor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectComunicação onlinepor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.titleComunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior: o Projecto @prende.compor
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage221por
oaire.citation.startPage1por
person.familyNameAires
person.familyNameGaspar
person.familyNameTeixeira
person.givenNameLuísa
person.givenNameMaria Ivone
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-idF612-FFC3-1A2B
person.identifier.ciencia-id7810-ACD0-18B2
person.identifier.orcid0000-0001-5649-276X
person.identifier.orcid0000-0002-0688-8085
person.identifier.orcid0000-0002-1339-6548
person.identifier.ridAAJ-7408-2020
person.identifier.scopus-author-id56578173600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookpor
relation.isAuthorOfPublication6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b
relation.isAuthorOfPublicationaa9efdc7-fc37-43f6-b716-691c6eb16f07
relation.isAuthorOfPublicatione6474cc5-0c39-4eb5-ba27-a3f19964333f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Identidades no Ensino Superior.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: