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- Duas metodologias de ensino em educação a distância onlinePublication . Gaspar, IvoneNo princípio subjacente da indispensabilidade de identificar e aplicar modelos pedagógicos para o ensino e no questionamento do ensino-aprendizagem na modalidade de educação a distância – regime online, procura-se, com este artigo, mostrar a relevância de duas metodologias ao serviço deste regime. Após uma introdução que pretende justificar o artigo dentro da temática da revista, desenvolve-se o conteúdo seguindo três pontos. O primeiro ponto tem por função contextualizar o tema de modo a evidenciar condições que dêem visibilidade às Metodologias seleccionadas. O segundo ponto identifica, caracterizando, as Metodologias em estudo e que se designam por “resolução de problemas” e “foco organizador”. Nele se clarificam, quanto à aplicação de uma ou outra metodologia, alguns dos objectivos de aprendizagem pretendidos, na relação com a tipologia das estratégias a implementar e a natureza das actividades a desenvolver. No terceiro ponto, procura-se traçar uma linha condutora entre as Metodologias analisadas e a educação em regime online.
- Conteúdo curricular: inovação com as tecnologias?Publication . Santos, José Rui; Gaspar, Maria IvoneApesar da vulgaridade com que nos discursos académicos e nos debates escolares se afirma que a utilização das novas tecnologias em sala de aula contribui para a inovação da prática educativa, a realidade demonstra a clara inexpressividade que esta afirmação tem nas práticas educativas reais das nossas escolas. Na verdade, a existência e a mera disponibilização das tecnologias na sala de aula, por si só, não trarão nada de novo à finalidade da Educação. A mudança poderá sentir-se, a partir de aspetos inovadores nos conteúdos, nos processos ou nos meios e materiais se convocada e provocada pela tecnologia. Ao centralizar a Educação no currículo, este terá de ser perspetivado em diferentes dimensões, das quais se destaca apenas uma, na presente comunicação: a que se refere aos conteúdos, analisados quanto à sua composição e organização. Na sociedade do conhecimento, duas questões têm-se tornado cada vez mais pertinentes no que respeita aos conteúdos curriculares. Uma diz respeito à diversidade e quantidade dos saberes a integrar (ou a compor) o plano de estudos em oferta e a outra prende-se com o modo como se devem organizar esses saberes. Por outras palavras, importa definir o quê a ensinar e a aprender e qual a configuração e relação que deverão ser atribuídas a esse o quê (isto é, aos conteúdos). As tecnologias da informação e comunicação poderão ter aqui, um papel determinante pois poderão permitir a aplicação de estratégias que decompõem e integram saberes criando novidade na interligação, na interação e projetando a pulverização que será uma característica enriquecedora na projeção de pontos que, ao serem ligados, assentam numa matriz de «rede». Admite-se que com as TIC reforça-se a dimensão do currículo em análise com as características da abertura e da flexibilidade e é possível trazer a «cultura digital» à escola.
- O contributo da supervisão para o desenvolvimento profissional do docente online: reflexões teóricasPublication . Henriques, Susana; Gaspar, Ivone; Massano, LúciaThe assumption of pedagogical supervision as a critical reflexivity both focused on environmental and inner reality, highlighting its retrospection and prediction potential, is the starting point of the investigation. Today’s network society, deeply immersed in technological paradigms and so engaged in new ways of approaching school systems and its agents, both influences and models the supervision concept as a tool for development and innovation within schools. As part of a broader study on Supervision: models and processes, this article is focused on a theoretical reflective approach on the conceptual implementation of pedagogical supervision, in virtual teaching-learning environments in higher education institutions. The data analysis has provided some relevant key-elements referring the teacher’ role as a social agent, whose action is both grounded on decision-making and problemsolving processes; also based on a contextualized and dynamic knowledge, as part of a reflective practice in collaborative communities, sharing multifaceted experience, thus leading to other professional teacher development dimensions and to other active teaching expressions in higher education online systems. A theoretical framework will allow identifying supervision practices in online higher education environments, focused on teachers as innovative defining agents in supervision.
- Provas de Agregação em Educação: lição, relatório e curriculumPublication . Gaspar, Ivone
- Supervisão: modelos e processosPublication . Gaspar, Ivone; Carlos, Ana; Lamy, Fernanda; Seabra, Filipa; Massano, Lúcia; Silva, Paula; Eira, Rui; Galante, Sandra; Henriques, Susana
- Sistemas educativos : princípios orientadoresPublication . Gaspar, Ivone“Duas razões de natureza diferente determinaram a escolha do título deste artigo “sistemas educativos - princípios orientadores”: o fracasso, constantemente apontado dos sistemas educativos e o envolvimento da homenageada no sistema educativo português, como um dos seus agentes. Pretende-se dar um pequeno contributo para a reflexão sobre uma área cuja importância social aumenta com a pertinência na afirmação de que a Sociedade espelha o Sistema Educativo que possui ou/e o Sistema Educativo é o primeiro responsável pelo figurino de Sociedade que o apresenta. Nesta perspectiva, decidiu-se fazer ressaltar apenas alguns dos indicadores considerados essenciais para a eficiência e a eficácia do Sistema Educativo. Assim, neste artigo discute-se o conceito de sistema educativo, indicam-se alguns princípios orientadores e um conjunto de variáveis estruturantes dos sistemas educativos; exemplificam-se tipologias de sistemas educativos e conclui-se com o sentido perspectivante do sistema educativo, na referência de que a(s) parte(s)pode(m) invalidar o todo.
- Supervision in continuous teacher trainingPublication . Carlos, Ana Paula; Cardoso, Sílvia; Galante, Sandra; Lamy, Fernanda; Silva, Paula; Gaspar, Ivone; Seabra, FilipaThe concept of Supervision is not new, however, in the XXI century, has been reframed and gained a more relevant status in Portugal, because it operates in a changing context of the exercise of the teaching profession, emerging associated with a new paradigm of teachers’ intervention and action. With regard, continuing education is assumed as a determining factor, and therefore the present study searched for i) evidence of implementation of supervising nature of supervision practices and iii) perceptions/opinions of those involved in the CFAEs, in order to establish the concept of supervision of its stakeholders. We followed a multiple case study design, selected and characterized five CFAEs geographically dispersed in the Portuguese mainland (North, Centre, Lisbon and South), we developed instruments for opinion collection, with a sample of directors, trainers and trainees with a mixed methodology: qualitative through interview with the directors of the CFAE’s and quantitative (the predominant approach) through a questionnaire applied to trainees and trainers (who do not accumulate those two functions in the period of analysis). Results of both the interviews and the questionnaires were presented by category. The relevance of pedagogical supervision in order to present a recognized and respected praxis is therefore assumed, with the purpose of making it essential to the efficient and effective balance of the Education and Training system(s) in Portugal.
- Lideranças e novas dinâmicas educacionaisPublication . Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Gaspar, IvoneEste livro apresenta um conjunto de estudos efetuados no âmbito de dissertações de mestrado na área da educação. Incidem sobre a realidade das escolas portuguesas, promovendo a reflexão aprofundada sobre os factos analisados e apresentando contributos de grande validade no âmbito da inovação e do aperfeiçoamento das práticas escolares. Os temas abordados relacionam-se com as questões da gestão educacional e liderança, inovação no ensino e tecnologias na educação.
- Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?Publication . Santos, José Rui; Gaspar, IvoneAs tecnologias de informação e comunicação, qual alquimia da modernidade, estão presentes de forma indelével e transversal a toda atividade humana, estranho seria pois que não estivessem na escola. A legislação portuguesa impõe aos educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário formação contínua cíclica como condição para progressão na carreira. Tal imposição, aliada à necessidade de formação em TIC, em particular sobre a plataforma Moodle, disponibilizada na quase totalidade das escolas portuguesas, e sentida pelos professores, faz com que proliferem as ações de formação sobre essa plataforma. Neste artigo, retratam-se os efeitos práticos de uma dessas ações, a partir da análise de dados recolhidos através de inquérito por questionário, onde as principais conclusões são a pouco significante relevância que os professores atribuem ao uso da Moodle enquanto plataforma de gestão de aprendizagem e que, com ou sem formação específica, a maioria apenas a usa para aceder à informação emanada das lideranças de topo e intermédias das escolas.
- Ensino a distância e ensino aberto: paradigmas e perspectivasPublication . Gaspar, Ivone
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