Browsing by Issue Date, starting with "2012-02-04"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conteúdo curricular: inovação com as tecnologias?Publication . Santos, José Rui; Gaspar, Maria IvoneApesar da vulgaridade com que nos discursos académicos e nos debates escolares se afirma que a utilização das novas tecnologias em sala de aula contribui para a inovação da prática educativa, a realidade demonstra a clara inexpressividade que esta afirmação tem nas práticas educativas reais das nossas escolas. Na verdade, a existência e a mera disponibilização das tecnologias na sala de aula, por si só, não trarão nada de novo à finalidade da Educação. A mudança poderá sentir-se, a partir de aspetos inovadores nos conteúdos, nos processos ou nos meios e materiais se convocada e provocada pela tecnologia. Ao centralizar a Educação no currículo, este terá de ser perspetivado em diferentes dimensões, das quais se destaca apenas uma, na presente comunicação: a que se refere aos conteúdos, analisados quanto à sua composição e organização. Na sociedade do conhecimento, duas questões têm-se tornado cada vez mais pertinentes no que respeita aos conteúdos curriculares. Uma diz respeito à diversidade e quantidade dos saberes a integrar (ou a compor) o plano de estudos em oferta e a outra prende-se com o modo como se devem organizar esses saberes. Por outras palavras, importa definir o quê a ensinar e a aprender e qual a configuração e relação que deverão ser atribuídas a esse o quê (isto é, aos conteúdos). As tecnologias da informação e comunicação poderão ter aqui, um papel determinante pois poderão permitir a aplicação de estratégias que decompõem e integram saberes criando novidade na interligação, na interação e projetando a pulverização que será uma característica enriquecedora na projeção de pontos que, ao serem ligados, assentam numa matriz de «rede». Admite-se que com as TIC reforça-se a dimensão do currículo em análise com as características da abertura e da flexibilidade e é possível trazer a «cultura digital» à escola.