Browsing by Issue Date, starting with "2019-01"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Supervisão: modelos e processosPublication . Gaspar, Ivone; Carlos, Ana; Lamy, Fernanda; Seabra, Filipa; Massano, Lúcia; Silva, Paula; Eira, Rui; Galante, Sandra; Henriques, Susana
- O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativoPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base o “quadro de interação” (Goffman, 1987) presente em salas de aula virtuais num curso de mestrado da Universidade Aberta, analisaremos de que modo, no discurso em contexto educacional, são desenvolvidas estratégias discursivas de consolidação da relação interlocutiva. Demonstraremos que, nestes ambientes de aprendizagem, os interlocutores, com o desenho de e-atividades, põem no centro da aprendizagem o debate fundamentado no conhecimento explícito e construído através do discurso. Analisaremos, pois, a gestão da vez de elocução dos participantes e a realização de estratégias discursivas específicas que visam efeitos não só relacionais, mas também efeitos argumentativos. Estas estratégias discursivas visam a acomodação intersubjetiva e a gestão da emoção em contexto de aprendizagem online.
- How and where to find NPS users: a comparison of methods in a cross national survey amongst three groups of current users of new psychoactive substances in EuropePublication . Korf, Dirk; Benschop, Annemieke; Werse, Bernd; Kamphausen, Gerrit; Felvinczi, Katalin; Dąbrowska, Katarzyna; Henriques, Susana; Nabben, Tom; Wieczorek, Łukasz; Bujalski, Michal; Kalo, Zsusza; Hearne, Evelyn; Van Hout, Marie ClaireUse of new psychoactive substances (NPS) across Europe remains a public health challenge. The study describes potentials and limitations of methods in a transnational survey of recent marginalised, nightlife and online community NPS users in Germany, Hungary, Ireland, the Netherlands, Poland and Portugal (n = 3023). In terms of demographic profile, drug use history and type of NPS, different methods reached different segments of the NPS-using population. Last year use of different NPS varied across countries and groups. Respondents used NPS in a variety of settings, with public spaces most common in the marginalised group. The study suggests that prevalence rates can reveal a picture of the NPS market that significantly deviates from what law enforcement seizures indicate. Outreach in nightlife settings and peer education are recommended to inform users about health risks and to improve access to drug services and care.
- Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexãoPublication . Nunes, Catarina S.A estatística é encarada como um desafio dentro de cursos fora da área da matemática. Este aspecto ganha particular relevância num ambiente de ensino-aprendizagem a distância e eLearning, onde existe um risco acrescido de que os aspectos teóricos se sobreponham aos práticos. Neste artigo é explorada a estrutura de uma unidade curricular de estatística, inserida num curso de informática. A estrutura da unidade curricular e respectivas metodologias de aprendizagem, são apresentadas paralelamente com uma reflexão sobre o impacto no percurso de aprendizagem do estudante. A especificidade da estatística é explorada num ambiente virtual recorrendo a ferramentas audiovisuais e incentivando o processo construtivo de aprendizagem. A interacção dos estudantes ao longo do semestre é analisada, sendo aparente que a participação diminui com o decorrer do tempo. Os recursos audiovisuais são uma clara mais-valia para os estudantes, tal como a presença constante do docente. Neste contexto é de especial importância a integração de diferentes metodologias no processo pedagógico. Sendo necessário continuar com a incorporação de cenários mais relevantes para a área profissional dos estudantes. O objectivo é caminhar no sentido do ensino-aprendizagem no contexto da própria experiência do estudante.
- Entre a tradição e a modernidade: a narrativa histórica na obra de Jorge ColaçoPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Verão, Teresa CanhotoParticipação neste encontro - a comemoração dos 150 anos do nascimento do pintor Jorge Rey Colaço e felicitar a Câmara Municipal de Loures bem como o Museu de Cerâmica de Sacavém na organização desta iniciativa procurando, - a par dos diferentes projetos expositivos pensados e em curso ao longo deste ano - reunir um conjunto de intervenções que procuram apresentar as diferentes valências e dimensões da obra azulejar deste pintor, como sabemos uma personagem marcante e muito esclarecedora na conjuntura artística das primeiras décadas do século XX.
- Death, mourning and post-death rituals of elderly migrantsPublication . Bäckström, BárbaraThis study focuses on understanding the mourning process in the elderly and how this is linked to gender, ethnicity and social class, among Cape Verdean migrants in Portugal. Qualitative interviews were conducted with 20 older people living in the Lisbon Metropolitan area. We inquired about the existence of beliefs, superstitions, rituals and Cape Verdean traditions associated with death. The way individuals deal with death depends largely on individual trajectories of living in a group and in certain contexts. We found a cosmopolitan and an existential vision, corresponding to the elite group and popular group beliefs, attitudes and representations.
- O plurilinguismo e as competências interculturais no sistema educativo francês : será a França um modelo a seguir?Publication . Sousa, Margarida de Jesus M. Alves de; Sequeira, Rosa MariaEsta investigação surge dada a nossa motivação profissional, como docente do Ensino Português no Estrangeiro - EPE, em França, na modalidade Ensino Internacional de Língua Estrangeira - EILE, e visa desenvolver uma reflexão sobre o modo como têm sido tratadas as questões do plurilinguismo e da intercultura pelo sistema educativo Francês. França é um país multicultural onde coabitam várias culturas, ouvem-se falar vários idiomas, e existem infraestruturas que contemplam todas essas culturas. A nível educacional é um país que continua a demonstrar uma aparente harmonia intercultural nas escolas, com a implementação de políticas linguísticas que continuam a fomentar e a valorizar o plurilinguismo, mesmo após os ataques terroristas que se iniciaram em 2015. Neste sentido, esta investigação parte, também, da necessidade de verificarmos se existem práticas implementadas quanto ao desenvolvimento das competências interculturais (CI) e à promoção do plurilinguismo no ensino em França, uma vez que entendemos que a escola, enquanto instituição responsável por formar cidadãos aptos a interagir num mundo cada vez mais globalizado, deverá implementar projetos e desenvolver práticas pedagógicas que fomentem tais competências. Tendo em conta a problemática em estudo, o nosso trabalho de campo, incide na análise de um corpus constituído em primeiro lugar pelos projetos observados e pela observação realizada na formação dos docentes dos cursos EILE e Ensino de Língua e cultura de Origem (ELCO), e em segundo lugar pelos inquéritos por questionário recolhidos face à formação destes docentes e à sua opinião em geral face à temática. Este estudo pretende contribuir para uma maior valorização da importância do desenvolvimento das CI no ensino das línguas assim como contribuir para uma maior consciencialização face à promoção do plurilinguismo nas sociedades em geral, nomeadamente através da implementação de projetos e parcerias com outros organismos que deem uma imagem positiva e moderna do ensino mostrando as vantagens de aprender várias línguas.
- Diálogos de além-mar : contributo para um estudo das figuras da ficção nos romances Vidas secas e Uma abelha na chuvaPublication . Gonçalves, Rejane Queiroz; Padeira, Ana Rita SoveralA presente dissertação consiste num estudo teórico-analítico sobre a personagem, enquanto importante categoria narrativa, nos romances Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Uma abelha na chuva, de Carlos de Oliveira. O tema escolhido inscreve-se no diálogo mantido entre as literaturas brasileira e portuguesa nas décadas de 30-40 do século passado. Esta perspetiva comparada é sobejamente enriquecedora para o universo literário dos países de língua portuguesa, estabelecendo pontes que avivam os laços entre povos que partilham uma vivência e uma história em comum. Este estreitamento de laços entre ambas as literaturas ocorreu graças à publicação recorrente, na época, de autores brasileiros em Portugal. O romance social brasileiro de 30 revelou grandes nomes da literatura brasileira como Rachel de Queiroz, Jorge Amado, José Lins do Rego, Érico Veríssimo e o maior romancista desse período: Graciliano Ramos. Este seleto grupo tinha na problemática da terra uma temática privilegiada e um forte e engajado compromisso com as questões sociais. A visão comprometida da literatura, em sintonia com a estética do marxismo e do materialismo histórico e dialético, chegou às terras lusitanas através das páginas das revistas ligadas às manifestações teóricas e doutrinárias do neorrealismo português. No primeiro capítulo, esboçamos um breve mas imprescindível apontamento sobre o romance social brasileiro de 30, os seus principais autores – especialmente aqueles que influenciaram os escritores portugueses na década posterior, destacando-se Graciliano Ramos e os romances Caetés, São Bernardo e Angústia. O segundo capítulo é dedicado a uma sucinta abordagem contextualizadora do neorrealismo português, ressaltando o diálogo estabelecido com os escritores de além-mar. Destacam-se a figura de Carlos de Oliveira, o maior dos escritores neorrealistas, e os seus romances Casa na duna, Alcateia, Pequenos burgueses e Finisterra – paisagem e povoamento.O terceiro capítulo é a coluna vertebral do presente trabalho, pois apresenta uma leitura pessoal dos romances que constituem o seu corpus principal, Vidas secas e Uma abelha na chuva, bem como uma minuciosa análise das suas personagens. O quarto e último capítulo ocupa-se das adaptações cinematográficas dos romances supracitados, cujas longas-metragens são, ainda hoje, consideradas marcos importantes tanto do cinema brasileiro e como do seu homólogo português. Os filmes Vidas secas de ii Nelson Pereira dos Santos e “A Abelha” de Fernando Lopes traduzem-se em releituras valiosas e pessoais feitas por esses dois grandes expoentes do cinema novo de língua portuguesa de ambos os lados do Atlântico: Brasil e Portugal. A metodologia escolhida centra-se na perspetiva comparada e no confronto dos textos narrativos, identificando semelhanças e diferenças, tanto na forma, como no conteúdo, sendo que o ponto de partida foi o estudo aprofundado das fontes primárias, secundárias e teóricas de que a bibliografia, sobretudo a passiva, listada no fim do trabalho, é um exemplo que se pretendeu que fosse coerente e elucidativo do percurso de investigação empreendido.
- O mundo virtual do Sr. NunoPublication . Alvarez Corral, José Ignácio; Cardoso, VitorFaz já alguns anos que estou interessado no mundo da realidade virtual e na reprodução de imagens gráficas nos contextos 2D e 3D. Trata-se de um âmbito de especial relevância e de múltiplas possibilidades artísticas, expressivas, comunicativas, didáticas e tecnológicas. Passar da prática manual à prática digital, apresenta inúmeros desafios, mas também muitas oportunidades de investigação e implementação dentro do universo do multimédia. São muitos os programas que podem possibilitar esta tarefa e traduzir um projeto nos seus dealbares numa realidade tangível com muitas arestas e opções de implementação. A partir do conceito de “Practice Based Research” a proposta deste trabalho final propõe a utilização de diferentes programas multimédia na composição de uma narrativa que seja atrativa e coerente, com uma componente didática implementada através dos contos e disponibilizada numa plataforma multiutilizador de fácil acesso. A componente digital partiria da componente gráfica original, submetida ao tratamento da imagem, da cor e da composição e estaria acompanhada por um suporte gráfico, o próprio conto, em papel. Há uma intencionalidade nesta proposta de trabalho, no sentido de investigar na narrativa dos contos e na sua aplicação aos diferentes suportes, tanto no âmbito da arte, seja digital ou não, da ilustração, e da própria natureza didática dos contos. Sendo assim, a própria montagem e fabricação deste artefacto digital, deverá ser o cronograma de investigação – ação, até chegar à conclusão do projeto final. Neste projeto, será usada como principal ferramenta informática a funcionalidade 2D do programa Unity 3D.
- Ação social no ensino superior português : práticas, estratégias e impactos socioeconómicosPublication . Pereira, Raquel Ferreira; Sardinha, Boguslawa Maria Barszczak; Albuquerque, RosanaA educação e o ensino superior, em particular, constituem elementos chave para o desenvolvimento pessoal e social. Daí a importância de um sistema de apoios sociais que permita a todos os cidadãos, independentemente da sua origem socioeconómica, ter a oportunidade de usufruir dos seus múltiplos benefícios. A ação social constitui, assim, um veículo prioritário de promoção da igualdade de oportunidades e da equidade no ensino superior, especialmente num momento em que as instituições de ensino superior enfrentam novos e complexos desafios, que requerem novas e inovadoras respostas. O presente trabalho de investigação teve como principal objetivo identificar, caracterizar e analisar a importância da ação social no ensino superior português e os seus impactos socioeconómicos. Pretendeu-se, assim, caracterizar e compreender o sistema de apoios sociais para estudantes oriundos de agregados familiares economicamente desfavorecidos e os mecanismos ao dispor das instituições de ensino superior, no sentido de se procurarem novas respostas e sugestões demelhoria das políticas sociais e educativas, que garantam a melhor ação social possível aos estudantes com reais necessidades de apoio. Sendo a ação social uma realidade complexa, com múltiplos intervenientes e interesses, desde os estudantes bolseiros e respetivas famílias, passando pelos serviços de ação social, instituições de ensino superior, até aos decisores de políticas sociais e educativas, partiuse para esta investigação com uma perspetiva holística, próxima do paradigma interpretativo. Omodelo de investigação privilegiou ométodo indutivo, numa tentativa de abrir portas a novas perspetivas sobre a temática, ainda que combinado com o método dedutivo, o que implicou a adoção de uma pesquisa científica mista, com utilização simultânea de metodologias quantitativas e qualitativas. Os resultados do estudo corroboram a importância decisiva dos apoios sociais, por permitirem o acesso e participação no ensino superior a estudantes de origens socioeconómicas e educativas desfavoráveis, a maioria dos quais, sem estes apoios, ficariam excluídos. Os estudantes demonstraram estar cientes da importância destes apoios e dos seus impactos socioeconómicos, ao permitirem a sua frequência e conclusão. Evidenciaram a perceção clara dos seus potenciais benefícios, individuais e sociais, não apenas financeiros, mas igualmente na formação de uma cidadania mais consciente e participativa. Aspetos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, coesa e sustentável. A análise efetuada permitiu identificar alguns aspetos em que o atual sistema de apoios poderia ser aperfeiçoado, daí que o estudo termine com um conjunto de recomendações e sugestões de melhoria dos apoios disponibilizados aos estudantes carenciados.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »