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- O plurilinguismo e as competências interculturais no sistema educativo francês : será a França um modelo a seguir?Publication . Sousa, Margarida de Jesus M. Alves de; Sequeira, Rosa MariaEsta investigação surge dada a nossa motivação profissional, como docente do Ensino Português no Estrangeiro - EPE, em França, na modalidade Ensino Internacional de Língua Estrangeira - EILE, e visa desenvolver uma reflexão sobre o modo como têm sido tratadas as questões do plurilinguismo e da intercultura pelo sistema educativo Francês. França é um país multicultural onde coabitam várias culturas, ouvem-se falar vários idiomas, e existem infraestruturas que contemplam todas essas culturas. A nível educacional é um país que continua a demonstrar uma aparente harmonia intercultural nas escolas, com a implementação de políticas linguísticas que continuam a fomentar e a valorizar o plurilinguismo, mesmo após os ataques terroristas que se iniciaram em 2015. Neste sentido, esta investigação parte, também, da necessidade de verificarmos se existem práticas implementadas quanto ao desenvolvimento das competências interculturais (CI) e à promoção do plurilinguismo no ensino em França, uma vez que entendemos que a escola, enquanto instituição responsável por formar cidadãos aptos a interagir num mundo cada vez mais globalizado, deverá implementar projetos e desenvolver práticas pedagógicas que fomentem tais competências. Tendo em conta a problemática em estudo, o nosso trabalho de campo, incide na análise de um corpus constituído em primeiro lugar pelos projetos observados e pela observação realizada na formação dos docentes dos cursos EILE e Ensino de Língua e cultura de Origem (ELCO), e em segundo lugar pelos inquéritos por questionário recolhidos face à formação destes docentes e à sua opinião em geral face à temática. Este estudo pretende contribuir para uma maior valorização da importância do desenvolvimento das CI no ensino das línguas assim como contribuir para uma maior consciencialização face à promoção do plurilinguismo nas sociedades em geral, nomeadamente através da implementação de projetos e parcerias com outros organismos que deem uma imagem positiva e moderna do ensino mostrando as vantagens de aprender várias línguas.