Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-10"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O mundo virtual do Sr. NunoPublication . Alvarez Corral, José Ignácio; Cardoso, VitorFaz já alguns anos que estou interessado no mundo da realidade virtual e na reprodução de imagens gráficas nos contextos 2D e 3D. Trata-se de um âmbito de especial relevância e de múltiplas possibilidades artísticas, expressivas, comunicativas, didáticas e tecnológicas. Passar da prática manual à prática digital, apresenta inúmeros desafios, mas também muitas oportunidades de investigação e implementação dentro do universo do multimédia. São muitos os programas que podem possibilitar esta tarefa e traduzir um projeto nos seus dealbares numa realidade tangível com muitas arestas e opções de implementação. A partir do conceito de “Practice Based Research” a proposta deste trabalho final propõe a utilização de diferentes programas multimédia na composição de uma narrativa que seja atrativa e coerente, com uma componente didática implementada através dos contos e disponibilizada numa plataforma multiutilizador de fácil acesso. A componente digital partiria da componente gráfica original, submetida ao tratamento da imagem, da cor e da composição e estaria acompanhada por um suporte gráfico, o próprio conto, em papel. Há uma intencionalidade nesta proposta de trabalho, no sentido de investigar na narrativa dos contos e na sua aplicação aos diferentes suportes, tanto no âmbito da arte, seja digital ou não, da ilustração, e da própria natureza didática dos contos. Sendo assim, a própria montagem e fabricação deste artefacto digital, deverá ser o cronograma de investigação – ação, até chegar à conclusão do projeto final. Neste projeto, será usada como principal ferramenta informática a funcionalidade 2D do programa Unity 3D.
- Ação social no ensino superior português : práticas, estratégias e impactos socioeconómicosPublication . Pereira, Raquel Ferreira; Sardinha, Boguslawa Maria Barszczak; Albuquerque, RosanaA educação e o ensino superior, em particular, constituem elementos chave para o desenvolvimento pessoal e social. Daí a importância de um sistema de apoios sociais que permita a todos os cidadãos, independentemente da sua origem socioeconómica, ter a oportunidade de usufruir dos seus múltiplos benefícios. A ação social constitui, assim, um veículo prioritário de promoção da igualdade de oportunidades e da equidade no ensino superior, especialmente num momento em que as instituições de ensino superior enfrentam novos e complexos desafios, que requerem novas e inovadoras respostas. O presente trabalho de investigação teve como principal objetivo identificar, caracterizar e analisar a importância da ação social no ensino superior português e os seus impactos socioeconómicos. Pretendeu-se, assim, caracterizar e compreender o sistema de apoios sociais para estudantes oriundos de agregados familiares economicamente desfavorecidos e os mecanismos ao dispor das instituições de ensino superior, no sentido de se procurarem novas respostas e sugestões demelhoria das políticas sociais e educativas, que garantam a melhor ação social possível aos estudantes com reais necessidades de apoio. Sendo a ação social uma realidade complexa, com múltiplos intervenientes e interesses, desde os estudantes bolseiros e respetivas famílias, passando pelos serviços de ação social, instituições de ensino superior, até aos decisores de políticas sociais e educativas, partiuse para esta investigação com uma perspetiva holística, próxima do paradigma interpretativo. Omodelo de investigação privilegiou ométodo indutivo, numa tentativa de abrir portas a novas perspetivas sobre a temática, ainda que combinado com o método dedutivo, o que implicou a adoção de uma pesquisa científica mista, com utilização simultânea de metodologias quantitativas e qualitativas. Os resultados do estudo corroboram a importância decisiva dos apoios sociais, por permitirem o acesso e participação no ensino superior a estudantes de origens socioeconómicas e educativas desfavoráveis, a maioria dos quais, sem estes apoios, ficariam excluídos. Os estudantes demonstraram estar cientes da importância destes apoios e dos seus impactos socioeconómicos, ao permitirem a sua frequência e conclusão. Evidenciaram a perceção clara dos seus potenciais benefícios, individuais e sociais, não apenas financeiros, mas igualmente na formação de uma cidadania mais consciente e participativa. Aspetos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, coesa e sustentável. A análise efetuada permitiu identificar alguns aspetos em que o atual sistema de apoios poderia ser aperfeiçoado, daí que o estudo termine com um conjunto de recomendações e sugestões de melhoria dos apoios disponibilizados aos estudantes carenciados.