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- Sociedade, inclusão digital e formação de professoresPublication . Francisco, Deise Juliana; Machado, Glaucio José CouriA partir de uma discussão sobre a sociedade atual, seus caminhos e sua constituição, o artigo apresenta o uso das novas tecnologias da comunicação e informação no campo da educação, apontando os caminhos pedagógicos e ideológicos no uso das mesmas. Enfatiza a proposta da inclusão digital, da educação a distância e a necessidade de acrescentar tais situações ou, pelo menos, discuti-las na formação de professores e na prática profissional.
- Definably compact abelian groupsPublication . Edmundo, Mário; Otero, MargaritaLet M be an o-minimal expansion of a real closed field. Let G be a definably compact definably connected abelian n-dimensional group definable in M. We show the following: the o-minimal fundamental group of G is isomorphic to ℤ^n; for each k>0, the k-torsion subgroup of G is isomorphic to (ℤ/kℤ)^n, and the o-minimal cohomology algebra over ℚ of G is isomorphic to the exterior algebra over ℚ with n generators of degree one.
- La dérive gestionnaire des formations modulairesPublication . Perrenoud, Philippe
- Training and qualifying distance learning tutorsPublication . Baume, David; Beck, Roger; Cox, Craham; Hills, LauraThe UK Open University (www.open.ac.uk) is a large distance teaching university with some 200,000 students. The courses offered by the University are planned and written for the most part by the one thousand or so full-time academic staff of the University, working in course teams. Students are supported by face-to-face and on-line tutorial sessions and by feedback on their work. This tutoring and feedback are undertaken by part-time tutors, called Associate Lecturers (ALs), of whom there are currently some 7500. The Open University (OU) has, throughout some 35 years of operation, placed great emphasis on the importance of these ALs. The University has always provided staff development and training to help them in their work. However, until recently, the University has not in any systematic or large-scale way enabled these tutors to gain a qualification in teaching in higher education. Over the last fifteen years there has been a growing movement in the UK for those who teach in higher education to gain a suitable teaching qualification. In 2006 it will become a requirement for those new to teaching in higher education to gain an appropriate higher education teaching qualification. This teaching qualification will sit alongside their doctorate or other qualification in the discipline that they teach. (Some parts of this trend are also seen in countries other than UK, although this paper will not provide an international review of this topic.) In these institutional and national contexts, this paper describes and analyses the development, operation and evaluation of the OU’s Associate Lecturer Development and Accreditation Pathway (ALDAP) initiative. ALDAP was developed through wide consultation across the University. It is delivered through a mixture of on-line and face-to-face education and support similar to that used by ALs in their teaching. The paper uses research data on the effectiveness of the initiative to date. It also draws broader conclusions about appropriate forms of training and accreditation for those who teach in higher education, by distance learning and also face to face.
- Instrumentos de apoio ao ensino online : guia do professor/tutor e guia do estudante onlinePublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa
- Guia do estudante onlinePublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa
- Competências em questão : contributo para a formação de professoresPublication . Gaspar, IvoneA palavra competência aparece, frequentemente, escrita em documentos de natureza variada e é usada, cada vez mais, no discurso oral, sugerindo um significado simples e linear. Umas vezes parece ser redutora no sentido da estruturação de qualquer perfil de formação e ou educação, outras vezes utiliza-se com cautela, procurando distingui-la de outros conceitos que partilha na construção dos mesmos perfis educativos e/ou formativos. Constata-se um sintoma na utilização da palavra competência que a projecta numa perspectiva dicotómica, quanto à caracterização do indivíduo, na oposição entre competente e incompetente. Entretanto, quando se apela à formação dos indivíduos tendo por finalidade o desenvolvimento de competências evidenciam-se as indefinições, multiplicam-se as discussões, crescem as indecisões, alastram as confusões e, por vezes, evidencia-se a ingenuidade (talvez, devido à simplificação de actos que não aguardaram o amadurecimento de atitudes) na geração das sinomias de conceitos; o problema torna-se, então, complexo. Com este artigo pretende-se desenvolver uma curta reflexão sobre o conceito de competência, questionando o seu significado, na procura do estabilizar; depois, confronta-se este conceito com o de conhecimento, transportando, por fim, a questão para os profissionais da docência – os professores. Deixa-se em aberto a discussão e reflexão sobre esta matéria, parecendo útil não se acrescentar qualquer excerto conclusivo. Assim, após uma curta introdução, organiza-se o texto em três pontos: (1) discussão em torno do conceito de competência, (2) confronto entre conhecimento e competência e (3) a competência na formação de professores.
- Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicosPublication . Mendes, António Quintas; Crato, RaquelSão ainda escassos os relatos de experiências de E-Formação quer por parte de Formadores, quer por parte de Formandos e tais relatos seriam certamente úteis a todos os que se iniciam neste novo mundo da Formação. Neste artigo procuramos dar conta de alguns dos princípios pedagógicos que têm orientado diversas edições de um curso de Formação de E-Formadores oferecido pela Universidade Aberta desde 2001. Destacam-se os princípios da Aprendizagem Experencial e Reflexiva aliada à Aprendizagem do Saber- -Fazer; a utilização de recursos online enquanto Ferramentas Cognitivas; a mobilização dos formandos em torno de Projectos situados, concretos, públicos e com um sentido de utilidade social; O Isomorfismo Pedagógico, a Flexibilidade e a Diversidade enquanto experiências pedagógicas relevantes para o futuro E-Formador.
- Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professoresPublication . Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, HelenaEste artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura.
- A etnomatemática e a formação de professoresPublication . Moreira, DarlindaA ideia de que a formação de professores deve incluir preparação no domínio da Etnomatemática, nomeadamente para que os professores possam investigar práticas matemáticas locais para, partindo delas, procurarem formas de construir o seu ensino, tem vindo a ser colocada na literatura da Educação Matemática (Gerdes, 1996; Monteiro, 2004). Depois de apresentar, de uma forma breve, o que é o Programa de Pesquisa em Etnomatemática e alguns dos seus resultados, este artigo expõe os principais contributos e argumentos avançados pela Etnomatemática para a reflexão no domínio da formação de professores de matemática.