Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

São ainda escassos os relatos de experiências de E-Formação quer por parte de Formadores, quer por parte de Formandos e tais relatos seriam certamente úteis a todos os que se iniciam neste novo mundo da Formação. Neste artigo procuramos dar conta de alguns dos princípios pedagógicos que têm orientado diversas edições de um curso de Formação de E-Formadores oferecido pela Universidade Aberta desde 2001. Destacam-se os princípios da Aprendizagem Experencial e Reflexiva aliada à Aprendizagem do Saber- -Fazer; a utilização de recursos online enquanto Ferramentas Cognitivas; a mobilização dos formandos em torno de Projectos situados, concretos, públicos e com um sentido de utilidade social; O Isomorfismo Pedagógico, a Flexibilidade e a Diversidade enquanto experiências pedagógicas relevantes para o futuro E-Formador.

Description

Keywords

Formação profissional Formação de formadores Universidade Aberta Sistemas on-line

Citation

Mendes, António Quintas; Crato, Raquel - Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". Nº 2 (Dez. 2004), p. 171-176

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue