Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
80.2 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
São ainda escassos os relatos de experiências de E-Formação quer por parte de
Formadores, quer por parte de Formandos e tais relatos seriam certamente úteis a todos os
que se iniciam neste novo mundo da Formação. Neste artigo procuramos dar conta de
alguns dos princípios pedagógicos que têm orientado diversas edições de um curso de
Formação de E-Formadores oferecido pela Universidade Aberta desde 2001. Destacam-se
os princípios da Aprendizagem Experencial e Reflexiva aliada à Aprendizagem do Saber-
-Fazer; a utilização de recursos online enquanto Ferramentas Cognitivas; a mobilização
dos formandos em torno de Projectos situados, concretos, públicos e com um sentido de
utilidade social; O Isomorfismo Pedagógico, a Flexibilidade e a Diversidade enquanto experiências pedagógicas relevantes para o futuro E-Formador.
Description
Keywords
Formação profissional Formação de formadores Universidade Aberta Sistemas on-line
Citation
Mendes, António Quintas; Crato, Raquel - Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". Nº 2 (Dez. 2004), p. 171-176
Publisher
Universidade Aberta