Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Uma experiência de docência online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
jpaz_2012.pdf1008.48 KBAdobe PDF Download

Authors

Advisor(s)

Abstract(s)

Nesta comunicação propomo-nos apresentar os processos pedagógicos e resultados da adaptação de um modelo pedagógico colaborativo na docência de uma Unidade Curricular (UC) online que, sendo comum a vários cursos, agregava várias turmas numa só turma virtual de grandes dimensões. Tendo em conta que o actual paradigma do elearning, após gerações em que se privilegiou a interação individual com os conteúdos e/ou professor, tem a sua mais-valia na promoção de uma comunidade virtual de aprendizagem assente nas interacções colaborativas online entre os estudantes, o problema que se levantava era como o fazer de modo frutífero numa turma de grandes dimensões. As estratégias utilizadas passaram pela utilização de pequenos grupos e pelo privilegiar das interacções entre estudantes face às interacções com o professor e os conteúdos, para o desenvolvimento da aprendizagem. Sobre este último ponto, apoiámo-nos no Teorema da Equivalência das Interacções (TEI) de Terry Anderson que afirma que níveis elevados (quantitativos e/ou qualitativos) de um tipo de interação podem compensar níveis menos elevados de outros, mantendo-se uma aprendizagem de qualidade. Como modelo de referência, tanto em termos de Instructional Design como de avaliação da UC, utilizámos o quadro teórico e metodológico da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry), desenvolvido por Randy Garrison, que promove um nível elevado de presença social, cognitiva e de ensino para a prossecução de um ensino-aprendizagem online de qualidade. Os resultados da aplicação do inquérito da Comunidade de Investigação aos estudante, mostraram um nível positivo de avaliação, tendo em conta a dimensão da turma e o contexto da de pouca experiência online dos estudantes, com as implicações que isso pode ter sobre as suas concepções do que caracteriza a docência online. Apesar da distribuição do ensino-aprendizagem na comunidade, verificámos que o workload docente se manteve, mesmo assim, a níveis elevados.

Description

Keywords

Comunidade de investigação Elearning Modelo colaboativo Teorema da equivalência das interacções Presença de ensino

Citation

Paz, J. (2012). Uma Experiência de Docência Online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativo, In: J. F. Matos et al. (Orgs). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação - Em Direção à Educação 2.0, pp. 3745-3762, Lisboa: Ed. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue