Repository logo
 
Publication

Uma experiência de docência online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativo

dc.contributor.authorPaz, João
dc.date.accessioned2020-08-07T12:18:26Z
dc.date.available2020-08-07T12:18:26Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNesta comunicação propomo-nos apresentar os processos pedagógicos e resultados da adaptação de um modelo pedagógico colaborativo na docência de uma Unidade Curricular (UC) online que, sendo comum a vários cursos, agregava várias turmas numa só turma virtual de grandes dimensões. Tendo em conta que o actual paradigma do elearning, após gerações em que se privilegiou a interação individual com os conteúdos e/ou professor, tem a sua mais-valia na promoção de uma comunidade virtual de aprendizagem assente nas interacções colaborativas online entre os estudantes, o problema que se levantava era como o fazer de modo frutífero numa turma de grandes dimensões. As estratégias utilizadas passaram pela utilização de pequenos grupos e pelo privilegiar das interacções entre estudantes face às interacções com o professor e os conteúdos, para o desenvolvimento da aprendizagem. Sobre este último ponto, apoiámo-nos no Teorema da Equivalência das Interacções (TEI) de Terry Anderson que afirma que níveis elevados (quantitativos e/ou qualitativos) de um tipo de interação podem compensar níveis menos elevados de outros, mantendo-se uma aprendizagem de qualidade. Como modelo de referência, tanto em termos de Instructional Design como de avaliação da UC, utilizámos o quadro teórico e metodológico da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry), desenvolvido por Randy Garrison, que promove um nível elevado de presença social, cognitiva e de ensino para a prossecução de um ensino-aprendizagem online de qualidade. Os resultados da aplicação do inquérito da Comunidade de Investigação aos estudante, mostraram um nível positivo de avaliação, tendo em conta a dimensão da turma e o contexto da de pouca experiência online dos estudantes, com as implicações que isso pode ter sobre as suas concepções do que caracteriza a docência online. Apesar da distribuição do ensino-aprendizagem na comunidade, verificámos que o workload docente se manteve, mesmo assim, a níveis elevados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPaz, J. (2012). Uma Experiência de Docência Online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativo, In: J. F. Matos et al. (Orgs). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação - Em Direção à Educação 2.0, pp. 3745-3762, Lisboa: Ed. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96999-8-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9938
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComunidade de investigaçãopt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectModelo colaboativopt_PT
dc.subjectTeorema da equivalência das interacçõespt_PT
dc.subjectPresença de ensinopt_PT
dc.titleUma experiência de docência online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage3762pt_PT
oaire.citation.startPage3745pt_PT
oaire.citation.titleAtas do II Congresso Internacional TIC e Educação - Em Direção à Educação 2.0pt_PT
person.familyNamePaz
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id6E1E-26E7-390A
person.identifier.orcid0000-0003-4061-1415
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6d43b4e9-d8bf-4c32-8834-a1561c8346d5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6d43b4e9-d8bf-4c32-8834-a1561c8346d5

Files