Publication
Uma experiência de docência online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativo
dc.contributor.author | Paz, João | |
dc.date.accessioned | 2020-08-07T12:18:26Z | |
dc.date.available | 2020-08-07T12:18:26Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Nesta comunicação propomo-nos apresentar os processos pedagógicos e resultados da adaptação de um modelo pedagógico colaborativo na docência de uma Unidade Curricular (UC) online que, sendo comum a vários cursos, agregava várias turmas numa só turma virtual de grandes dimensões. Tendo em conta que o actual paradigma do elearning, após gerações em que se privilegiou a interação individual com os conteúdos e/ou professor, tem a sua mais-valia na promoção de uma comunidade virtual de aprendizagem assente nas interacções colaborativas online entre os estudantes, o problema que se levantava era como o fazer de modo frutífero numa turma de grandes dimensões. As estratégias utilizadas passaram pela utilização de pequenos grupos e pelo privilegiar das interacções entre estudantes face às interacções com o professor e os conteúdos, para o desenvolvimento da aprendizagem. Sobre este último ponto, apoiámo-nos no Teorema da Equivalência das Interacções (TEI) de Terry Anderson que afirma que níveis elevados (quantitativos e/ou qualitativos) de um tipo de interação podem compensar níveis menos elevados de outros, mantendo-se uma aprendizagem de qualidade. Como modelo de referência, tanto em termos de Instructional Design como de avaliação da UC, utilizámos o quadro teórico e metodológico da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry), desenvolvido por Randy Garrison, que promove um nível elevado de presença social, cognitiva e de ensino para a prossecução de um ensino-aprendizagem online de qualidade. Os resultados da aplicação do inquérito da Comunidade de Investigação aos estudante, mostraram um nível positivo de avaliação, tendo em conta a dimensão da turma e o contexto da de pouca experiência online dos estudantes, com as implicações que isso pode ter sobre as suas concepções do que caracteriza a docência online. Apesar da distribuição do ensino-aprendizagem na comunidade, verificámos que o workload docente se manteve, mesmo assim, a níveis elevados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Paz, J. (2012). Uma Experiência de Docência Online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativo, In: J. F. Matos et al. (Orgs). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação - Em Direção à Educação 2.0, pp. 3745-3762, Lisboa: Ed. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96999-8-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9938 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Comunidade de investigação | pt_PT |
dc.subject | Elearning | pt_PT |
dc.subject | Modelo colaboativo | pt_PT |
dc.subject | Teorema da equivalência das interacções | pt_PT |
dc.subject | Presença de ensino | pt_PT |
dc.title | Uma experiência de docência online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativo | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 3762 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 3745 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação - Em Direção à Educação 2.0 | pt_PT |
person.familyName | Paz | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | 6E1E-26E7-390A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4061-1415 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6d43b4e9-d8bf-4c32-8834-a1561c8346d5 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6d43b4e9-d8bf-4c32-8834-a1561c8346d5 |