Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
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Recent Submissions
- "Cultura popular a dançar: a sabedoria popular em movimento"Publication . Nunes, Carla Sofia; Saldanha, Ângela; Martins, AmílcarTomando como ponto de partida os provérbios populares (sendo estes deslumbramentos de infância da autora) e o seu potencial enquanto representantes da cultura popular e de um vasto universo imagético, foi criado e desenvolvido um trabalho de dança criativa com alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Neste trabalho evidencia-se a importância do desenvolvimento e consolidação de competências no 1.º ciclo e de como é possível à dança criativa, alicerçada nos provérbios populares, assumir um papel marcante. Através da abordagem a/r/tográfica, com excertos autobiográficos, cuidadosamente distribuídos, que acrescentam sentido e humanidade a este estudo de caso, foi possível revelar e relevar o papel da autora enquanto artista/investigadora e educadora. Nestas páginas, acompanhamos um processo de criação artística recheado de teoria e práticas pedagógicas que têm a capacidade de se moldar à mutabilidade das circunstâncias. Nele a autora habita os espaços limiares dos seus papéis e funções. Demonstra-se ainda a importância da ligação e complementaridade entre arte e educação para o desenvolvimento pleno da Criança do Hoje, o Nosso futuro do Amanhã.
- Literatura para crianças: panorâmica atual na Região Autónoma dos AçoresPublication . Medeiros, Flávia; Bastos, GlóriaA existência de uma Literatura Açoriana, com características e traços próprios, é tema de debate desde a primeira menção do termo em 1852. No entanto, nos vários séculos em que esta discussão já se prolonga, ainda não houve tentativa de explorar a Literatura Açoriana destinada ao público infantil. Esta dissertação parte, assim, do propósito de tentar averiguar a existência de uma Literatura Açoriana para Crianças, bem como a sua panorâmica atual na região. Os objetivos que nortearam este trabalho foram a análise do panorama atual da Literatura Açoriana para Crianças, para além da identificação do contributo das bibliotecas públicas e escolares para a promoção dessas obras. Para alcançar estes objetivos recorreu-se a uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), através da aplicação do método de levantamento, para obtenção de uma listagem das obras de Literatura Açoriana para Crianças publicadas entre os anos de 2000 e 2017, e sua posterior análise, e um método de recolha de dados por inquérito para uma análise do contributo das bibliotecas da região para a promoção da Literatura Açoriana para Crianças. A partir da análise dos resultados obtidos, é possível concluir que, neste momento, dado o ainda reduzido número de obras publicadas, será difícil considerar que existe uma Literatura Açoriana para Crianças, mas que a longo prazo esta poderá vir a estabelecer o seu lugar na Literatura Açoriana. O papel das bibliotecas neste panorama e o seu contributo para esta Literatura carece de uma consciencialização da importância destas obras e, consequentemente, de uma promoção eficaz das mesmas junto do público infantil.
- Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar SendimPublication . Preto, Sandra Paula Esteves; Marques, Maria do CéuGravar Territórios é uma investigação em Arte e Educação sobre duas ações de cinevideo implementadas em duas escolas, onde ANDAR e GRAVAR foram detonadores para nos aproximarmos do que nos rodeia: as pessoas e os lugares. Acontece num tempo em que comunicamos através de imagens em que se “fotografa para existir”, mas no qual nos afastamos de nós próprios, do outro e do que nos rodeia. Um tempo de urgência para que o Ser Humano tome consciência da sua condição. O trabalho de pesquisa efetuado teve por base a proposta de sair da escola e andar. Andar na rua, na paisagem, nos lugares e encontrar as pessoas… Aqui a transformação acontece na experiência, nos encontros e no caminho onde educador, artista e estudante, caminham lado a lado. Para apurar esta tomada de consciência, proponho, olhar com outros olhos, ouvir com outros ouvidos e Gravar. Gravar, implica olhar, escolher pontos de vista, medir, enquadrar, focar e neste tempo de experimentação acontecem descobertas. Neste processo produzimos um filme documental e um mapa videográfico. Esta produção adopta contextos de trabalho, próximos do cinema documental e onde a câmera se apresenta como mediadora no estabelecimento de novas relações (dentro e fora da escola). Aprendemos sobre filmes, experimentando e produzindo. No seu visionamento percebemos que o cinema nos aproxima, emocionamo-nos com as imagens, deslumbramo-nos com os lugares que ainda não tínhamos visto e identificamo-nos com as pessoas. Acontece algo “mágico”: inexplicável e tão característico do cinema. Enquanto Artista/Investigadora/Educadora, proponho refletir sobre dinâmicas onde cada um possa educar o seu olhar e sobre a necessidade de sair da escola para criar novos contextos de aprendizagem, num processo de liberdade criativa de todos.
- Projeto Mães des Volkes: um estudo exploratório de um signo ideológico específico em arte-educaçãoPublication . Range, Suelyn Melo; Martins, AmílcarO trabalho de investigação aqui apresentado sob o título Projeto “Mães des Volkes”: Um Estudo Exploratório de um Signo Ideológico Específico em Arte-Educação - foi criado no âmbito do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta e aborda a trajetória artística-pedagógica de mulheres imigrantes ao (re)significar pelas expressões artísticas. A problemática e o objeto de estudo estão centrados no desenvolvimento, organização, exploração e execução do (re)significar pelas Artes o signo (palavra) Migrationshintergrund, em contexto experimental de aprendizagem. A metodologia teórico-conceitual e empírica desta pesquisa desenvolveu-se através da investigação-ação articulada ao modelo de Relação Pedagógica proposto por Renald Legendre, apresentado por Amílcar Martins (MARTINS, 2002), que transcorreu em quatro fases: a fundamentação teórico-conceitual; a concepção; a implementação; a retroação e avaliação. O quadro teórico-conceitual focou em autores e conceitos pertinentes à diversidade e tolerância culturais, signo línguístico, racismo e educação pela arte que contribuiram à criação e execução do projeto. Os objetivos de aprendizagem foram realizados na confluência harmônica dos conceitos de expressão, criatividade, prazer e sensibilidade. Esta narrativa de Arte-Educação foi concebida, analisada e interpretada a partir de recursos gerados em diferentes fases do projeto, notadamente de imagens fotográficas e fílmicas, questionários, textos descritivos, slides contextualizadores, criações artísticas, entrevistas e jornais de bordo. A interpretação sobre os dados do Projeto “Mães des Volkes” revela o contributo da educação pela arte, associada à Abordagem Triangular como paradigma metodológico, na impulsão da condição de simples indivíduos imigrantes à condição de Sujeitos imigrantes conscientes e atuantes. Em adição, também realça a importância das expressões artísticas no processo de construção de conhecimento, aquisições de competências e habilidades fundamentais para o desenvolvimento pessoal, linguístico, estético-artístico e cultural.
- A oficina-atelier de criação artística multidisciplinarPublication . Figueiredo, Ana Lúcia Caetano de; Saldanha, ÂngelaO trabalho de projeto aqui apresentado expõe a criação e implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar, numa escola de ensino básico e secundário, num contexto de educação não formal. O estudo empírico está fundamentado globalmente na abordagem ao modelo de Relações Pedagógicas (RP) de Renald Legendre (2005), nas experiências de Bruno Munari (2015), Betty Edwards (2008) e Peter Jenny (2012). A problemática e o objeto de estudo da pesquisa centram-se na valorização das Artes Visuais, com relevo para a expressão plástica, em contextos de aprendizagem não formal de jovens numa escola dos ensinos básico e secundário. Desde o recrutamento de participantes, à disponibilização do espaço físico, foram várias as etapas percorridas num projeto que se considera em constante execução e foram, também, vários os constrangimentos sentidos ao longo do processo. A metodologia utilizada de análise qualitativa desenvolveu-se através de uma investigação-ação com implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar onde se pretendeu explorar técnicas e materiais para desenvolver a curiosidade, a criatividade, a flexibilidade, a originalidade e o espírito crítico através da superação de desafios artísticos que resultaram em produtos visuais com qualidade. A interpretação sobre os dados recolhidos através de questionários e observação direta evidenciou benefícios diversos que no seu todo contribuíram para promover o desenvolvimento integral de alunos de uma escola do terceiro ciclo e secundário.
- ACTivARTE: um estudo sobre o envelhecimento activo através da arte teatralPublication . Sesinando, Vítor Bruno Freitas; Saldanha, ÂngelaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta. O projeto que lhe deu origem surgiu a partir da minha prática como professor voluntário na disciplina de Teatro na Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão (USMMA) O envelhecimento populacional é, inquestionavelmente, uma realidade do mundo contemporâneo. Assim sendo, a senioridade saudável e ativa deve ser uma preocupação de todos os agentes sociais. Este relatório de projeto visa, através da análise de um estudo de caso, investigar a relação entre o Teatro e o Envelhecimento Ativo/Criativo e compreender os benefícios da atividade teatral para a promoção do mesmo. Este estudo de caso incidiu no Grupo de Teatro Sénior da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão.
- O corpo pluralPublication . Martins, Carla Sofia de Jesus; Saldanha, ÂngelaNa investigação O Corpo Plural pretende-se, a partir da base metodológica da A/r/tografia, refletir sobre a multiplicidade, a multidimensionalidade do que é ser simultaneamente artista, professor e investigador, refletindo igualmente sobre os interstícios, o entre, as aberturas onde se entrecruzam estes três “eus” que vivem num mesmo corpo. Assumem, por isso, grande importância os registos de caráter autobiográfico, produzidos com recurso às ferramentas da arte contemporânea, que traçam uma narrativa complementar à que se esboça no estudo sobre o objeto artístico Opus 3, espetáculo de cariz performático e itinerante, destinado à primeira infância, que é mote e está na origem desta investigação.
- É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)Publication . Reis, Manuel da Encarnação Portugal dos; Pais, Carlos CastilhoO trabalho de investigação que aqui proponho é um estudo exploratório das atividades de ensino e aprendizagem de instrumento de sopro com os alunos do 8º ano da Escola Secundária Olavo Moniz na Ilha do Sal, Cabo Verde. A problemática e o objeto de estudo centram-se no desenvolvimento da Educação Artística com relevo para a Educação e Expressão Musical e a performance em contexto de aprendizagem. A metodologia teórico-conceitual e empírica da pesquisa desenvolve-se através de uma investigação-ação com a duração de seis meses, de fevereiro a junho de 2016. Porém, farei uma retroação das ações dedicadas aos conceitos básicos da música e teoria musical que antecede este período de pesquisa. A interpretação dos dados do Projeto É_SOM de ensino de música traz à tona o contributo da educação pela arte nas suas diferentes formas artísticas que mobilizam saberes para o desenvolvimento pessoal, linguístico, estético-artístico e cultural dos jovens músicos. Estou convencido da importância deste projeto, das aprendizagens significativas conseguidas e do que virá no futuro e que aqui partilho, mas, sobretudo, por perspetivar o Projeto É_SOM como um exemplo de boas práticas educativas, culturais e artísticas, inspirado nas orientações internacionais e no Programa da Educação Artística de Cabo Verde, que poderá de guia teórico-conceitual para a implementação de boas práticas educativas.
- O ensino de português num politécnico espanhol: os contos como veículo de aprendizagemPublication . Alvarez Corral, José Ignácio; Marques, Maria do CéuA vida é uma fonte continua de aprendizagem e de adquisição de valores, de usos e costumes. Um língua é uma fonte de vida e que tem essa capacidade inata de atrair para si própria todas as características da vida. Num tempo e num lugar, pelo menos em Espanha, onde as línguas são utilizadas como meios de distinção entre as diferentes realidades e como instrumento de separação e de exclusão social, e com fins políticos, resulta urgente recuperar o sentido do verdadeiro valor da palavra língua, como elemento integrador e construtivo. A palavra ensinar é sempre uma palavra desafiante, onde têm entrada muitas sensibilidades. Ensinar uma língua é, portanto, um processo desafiador e delicado, em que os limiares entre as diferentes realidades do público alvo e a própria realidade da língua de ensino, deveriam ser subtilmente tratados. Neste Trabalho de Projeto propõe-se a utilização de um recurso literário e vital, como são os contos e as histórias. Com uma componente integradora, universal e abrangente, este trabalho de investigação procura refletir e questionar sobre o próprio conceito de língua e o seu papel no crescimento e evolução das sociedades, assim como a sua capacidade para ultrapassar limiares estabelecidos e fechados, tangíveis e intangíveis, e analisar as possibilidades de atingir objetivos de realização pessoal, social e humana. A língua e a sua aprendizagem deve ser um caminho de liberdade e conhecimento.
- O ensino da língua inglesa: motivação linguística pela artePublication . Nunes, Teresa Manuela Dias; Marques, Maria do CéuO presente trabalho de investigação subordinado ao tema O Ensino da Língua Inglesa- Motivação Linguística pela Arte, pretende analisar criticamente a importância do desenvolvimento de estratégias motivacionais ligadas à arte como um impulso necessário para a aprendizagem da língua inglesa. Após a definição da problemática e da sua relevância, pretendo numa primeira fase, de teor conceptual e fundamentação teórica, abordar a importância da motivação em toda a aprendizagem, a transversalidade das expressões artísticas e posteriormente a sua inclusão, por meio de metodologias pedagógicas de ensino da língua inglesa. Numa segunda fase, de teor mais empírico, aplicar todos os conceitos e estratégias (previamente perspetivados e elaborados) através do projeto English Days em diversas turmas de escolas privadas constituídas por alunos que frequentam o ensino secundário. Esta articulação e cruzamento de dados pretendem demonstrar a possibilidade de a arte ser um instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem personalizando o ensino, envolvendo, integrando e capacitando o ser humano de muitas habilidades e capacidades de forma a elevar o seu índice motivacional. Potenciar a criatividade na educação é imperativo, tornando cada aluno, um aluno participativo e agente ativo do seu próprio conhecimento revendo metodologias pedagógicas e artísticas de forma criativa e apelativa à sua emoção. Defendo que um contexto de aprendizagem apropriado de línguas estrangeiras potencia a motivação dos alunos, tal como o desenvolvimento de competências linguísticas e socioculturais essenciais para a formação dos mesmos.