Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-25"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O ensino da língua inglesa: motivação linguística pela artePublication . Nunes, Teresa Manuela Dias; Marques, Maria do CéuO presente trabalho de investigação subordinado ao tema O Ensino da Língua Inglesa- Motivação Linguística pela Arte, pretende analisar criticamente a importância do desenvolvimento de estratégias motivacionais ligadas à arte como um impulso necessário para a aprendizagem da língua inglesa. Após a definição da problemática e da sua relevância, pretendo numa primeira fase, de teor conceptual e fundamentação teórica, abordar a importância da motivação em toda a aprendizagem, a transversalidade das expressões artísticas e posteriormente a sua inclusão, por meio de metodologias pedagógicas de ensino da língua inglesa. Numa segunda fase, de teor mais empírico, aplicar todos os conceitos e estratégias (previamente perspetivados e elaborados) através do projeto English Days em diversas turmas de escolas privadas constituídas por alunos que frequentam o ensino secundário. Esta articulação e cruzamento de dados pretendem demonstrar a possibilidade de a arte ser um instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem personalizando o ensino, envolvendo, integrando e capacitando o ser humano de muitas habilidades e capacidades de forma a elevar o seu índice motivacional. Potenciar a criatividade na educação é imperativo, tornando cada aluno, um aluno participativo e agente ativo do seu próprio conhecimento revendo metodologias pedagógicas e artísticas de forma criativa e apelativa à sua emoção. Defendo que um contexto de aprendizagem apropriado de línguas estrangeiras potencia a motivação dos alunos, tal como o desenvolvimento de competências linguísticas e socioculturais essenciais para a formação dos mesmos.
- Notas sobre a gestão do conhecimento (primeira parte)Publication . Jacquinet, MarcEsta unidade curricular visa dar os fundamentos da gestão do conhecimento nas organizações para além dos sistemas de informação. Uma abordagem crítica será também adotada no que diz respeito às noções de conhecimento, economia e gestão do conhecimento, sociedade do saber, economia da inovação e mudança organizacional para podermos construir os distintos elementos da gestão do conhecimento. Os temas estudados serão: as três gerações de gestão do conhecimento, da informação ao conhecimento, as redes de conhecimento, gestão da mudança e gestão do conhecimento, criatividade e aprendizagem, ferramentas de gestão do conhecimento, dimensão humana da gestão do conhecimento e complexidade e gestão do conhecimento. A matéria também incluirá uma parte de análise de casos.
- O ensino de português num politécnico espanhol: os contos como veículo de aprendizagemPublication . Alvarez Corral, José Ignácio; Marques, Maria do CéuA vida é uma fonte continua de aprendizagem e de adquisição de valores, de usos e costumes. Um língua é uma fonte de vida e que tem essa capacidade inata de atrair para si própria todas as características da vida. Num tempo e num lugar, pelo menos em Espanha, onde as línguas são utilizadas como meios de distinção entre as diferentes realidades e como instrumento de separação e de exclusão social, e com fins políticos, resulta urgente recuperar o sentido do verdadeiro valor da palavra língua, como elemento integrador e construtivo. A palavra ensinar é sempre uma palavra desafiante, onde têm entrada muitas sensibilidades. Ensinar uma língua é, portanto, um processo desafiador e delicado, em que os limiares entre as diferentes realidades do público alvo e a própria realidade da língua de ensino, deveriam ser subtilmente tratados. Neste Trabalho de Projeto propõe-se a utilização de um recurso literário e vital, como são os contos e as histórias. Com uma componente integradora, universal e abrangente, este trabalho de investigação procura refletir e questionar sobre o próprio conceito de língua e o seu papel no crescimento e evolução das sociedades, assim como a sua capacidade para ultrapassar limiares estabelecidos e fechados, tangíveis e intangíveis, e analisar as possibilidades de atingir objetivos de realização pessoal, social e humana. A língua e a sua aprendizagem deve ser um caminho de liberdade e conhecimento.
- Representações socioculturais oitocentistas : olhares de Júlio Dinis sobre o quotidiano portuguêsPublication . Pereira, Maria de Jesus Antunes da Cruz; Avelar, Ana PaulaO presente trabalho visa o estudo da sociedade portuguesa das décadas de cinquenta e sessenta do século XIX, através do olhar do escritor Júlio Dinis, uma vez que, na sua obra literária, do teatro e da poesia ao romance, passando pelo conto, nos deixou muitas páginas com retratos socioculturais, reveladores do mundo em que viveu e da sua forma de o encarar e de o sentir. O romancista nasceu no Porto, onde cresceu, estudou, escreveu e viu publicados alguns dos seus contos e romances em O Jornal do Porto, o jornal diário onde também encontramos os anseios e os problemas de homens e mulheres e a presença da mudança de mentalidades a que Júlio Dinis assistia e na qual desejou intervir ativamente, através da sua escrita. No Porto e algures, no reino, entre 1850 e 1870, numa aldeia ou freguesia, famílias e personagens dinisianas, com seus modos de viver e de pensar, poderiam trabalhar e conviver, constituindo o núcleo de uma sociedade em mudança - a mudança que tardava para colocar Portugal na rota da modernidade. Este estudo do romance de costumes de Júlio Dinis, é um contributo para o estudo da sociedade portuguesa em que viveu e escreveu e para a valorização do papel da literatura para o conhecimento e a compreensão da vida em sociedade. No campo da cultura portuguesa, este projeto apresenta-se como proposta de estudo e exploração da relação entre o escritor e a sua obra literária, com a vida intelectual e com o seu contexto político, social e cultural, que conseguimos identificar, reconhecer e questionar através de O Jornal do Porto, um dos diários portuenses.