Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Representações socioculturais oitocentistas : olhares de Júlio Dinis sobre o quotidiano português

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TD_MJesusPereira.pdf9.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho visa o estudo da sociedade portuguesa das décadas de cinquenta e sessenta do século XIX, através do olhar do escritor Júlio Dinis, uma vez que, na sua obra literária, do teatro e da poesia ao romance, passando pelo conto, nos deixou muitas páginas com retratos socioculturais, reveladores do mundo em que viveu e da sua forma de o encarar e de o sentir. O romancista nasceu no Porto, onde cresceu, estudou, escreveu e viu publicados alguns dos seus contos e romances em O Jornal do Porto, o jornal diário onde também encontramos os anseios e os problemas de homens e mulheres e a presença da mudança de mentalidades a que Júlio Dinis assistia e na qual desejou intervir ativamente, através da sua escrita. No Porto e algures, no reino, entre 1850 e 1870, numa aldeia ou freguesia, famílias e personagens dinisianas, com seus modos de viver e de pensar, poderiam trabalhar e conviver, constituindo o núcleo de uma sociedade em mudança - a mudança que tardava para colocar Portugal na rota da modernidade. Este estudo do romance de costumes de Júlio Dinis, é um contributo para o estudo da sociedade portuguesa em que viveu e escreveu e para a valorização do papel da literatura para o conhecimento e a compreensão da vida em sociedade. No campo da cultura portuguesa, este projeto apresenta-se como proposta de estudo e exploração da relação entre o escritor e a sua obra literária, com a vida intelectual e com o seu contexto político, social e cultural, que conseguimos identificar, reconhecer e questionar através de O Jornal do Porto, um dos diários portuenses.
This manuscript focuses on the study of the Portuguese 19th century society, with particular emphasis on the fifty and sixty decades, through the work of writer Júlio Dinis. Through his books, scripts, poetry, romance and fables, Dinis left a vast sociocultural archive, revealing his world and his perspectives. Born and raised in Porto, he often wrote for the O Jornal do Porto, a daily publication where it is also possible to find evidence of the struggles and mentalities of that time, as well as Dinis’ attempt to intervene through his writings. His characters, their way of thinking and behaving are the core of a changing society wishing to bring Portugal to the forefront of the modern world. These study of Dinis’ work is a contribute to a better understanding of Portuguese society and underlines the role of literature in the understanding of community life. This project attempts to explore the relationship between the author, his literary work and how the intellectual and political, the social and cultural backgrounds were interpreted and ascertained through study of contemporary Portuguese daily press, represented by O Jornal do Porto.

Description

Keywords

Dinis, Júlio, pseud. Representações socioculturais Liberalismo História de Portugal Sociedade portuguesa Literatura portuguesa Cultura portuguesa Liberalism Culture History Society Literature Júlio Dinis Portugal

Citation

Pereira, Maria de Jesus Antunes da Cruz - Representações socioculturais oitocentistas [Em linha]: olhares de Júlio Dinis sobre o quotidiano português. [S.l.]: [s.n.], 2017. 487 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue