Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 64
Results Per Page
Sort Options
- A música popular e tradicional calipolense no ensino-aprendizagem da educação musical no 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Abalroado, Fausto José Vermelho; Marques, Maria do Céu; Martins, AmílcarMotivar e/ou facilitar o ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico, assume-se como uma tarefa cada vez mais sensível e desafiante, tendo em conta as influências, os contextos e vivências quotidianas das crianças e jovens. Numa primeira instância há que definir, delimitar, enquadrar e recolher o património musical popular e tradicional local, em termos de inclusão no processo ensino-aprendizagem ao nível da co-relação e articulação com os conteúdos programáticos, e finalmente a experimentação do repertório na perspetiva de melhores resultados a nível de interesse, participação e facilitação das aprendizagens. No recurso a uma abordagem de natureza qualitativa pretendemos analisar a informação de uma forma indutiva, numa interação natural com os sujeitos e procurando compreendê-los a partir dos seus quadros de referência. A implementação do estudo consubstanciou-se à turma C do 6º ano da Escola EB 2 D. João IV de Vila Viçosa, traduzindo-se numa investigação-ação quanto ao propósito. No enquadramento curricular alvo deste estudo, pretendemos evidenciar a função preponderante das expressões no desenvolvimento harmónico do indivíduo e no seu equilíbrio, traduzidas em atividades que promovam a cooperação, a integração, a própria formação de carácter e a vivência dos valores artísticos, alicerçados por princípios de orientação pedagógica e didática. Neste âmbito, destacamos a aproximação ao Modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (1993; 2005)enquanto base metodológica e inspiradora. É na função atrás referida que o Agente deve ter em consideração o Meio envolvente do aluno (Sujeito) destinatário dos conteúdos/atividades a desenvolver (Objeto), nas múltiplas relações de Ensino, Aprendizagem e Didática. Como principais efeitos do estudo, enfatizamos a conveniência em compreender e atuar nos contextos sócio-culturais através das expressões artísticas, na reflexão e articulação de saberes, e na inserção efetiva de repertório local na experimentação musical no processo ensino-aprendizagem, enquanto visão estratégica motivadora e facilitadora do conhecimento.
- A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idadePublication . Sousa, Jenny Gil; Martins, Amílcar; Lopes, Maria de São PedroO presente trabalho de investigação incidiu no estudo da formação de duas estudantes finalistas da licenciatura em Animação Cultural da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, num contexto específico – o estágio. Assumindo a importância que possui a vivência de experiências reais em meios sociais concretos ao longo da formação, este estudo teve como questão norteadora: Quais as competências que são desenvolvidas por um Animador Cultural no semestre de estágio, enquanto contexto de um processo de investigação-ação? Decorrente da situação de estágio das estudantes que envolvia a construção e implementação de um projeto de investigação-ação numa instituição da 3ª Idade – Academia Cultural e Social da Maceira – tentou-se ainda responder à seguinte questão: Quais os contributos dos projetos de Animação Cultural, utilizando as Linguagens Artísticas, na aproximação da família ao idoso institucionalizado? Este estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação das duas estudantes e perceber em que medida o estágio curricular contribui para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e profissional. As principais linhas de força que nortearam este estudo vinculam-se às quatro principais ações destacadas no quadro teórico-conceptual deste projeto: o conceito de Animação e perfil do Animador; as relações existentes entre a Aprendizagem ao Longo da Vida e a 3ª Idade; o papel da Arte na intervenção e a Supervisão/Formação Profissional como conceitos aglutinadores e alimentadores. O trabalho empírico assenta numa metodologia de análise qualitativa, num estudo de caso sobre uma investigação-ação. Um estudo de caso por parte da investigadora, concomitantemente supervisora de estágio, sobre a conceção, implementação e avaliação do projeto de estágio com contornos de investigação-ação da autoria das estudantes. Os resultados obtidos revelam como a realização de um projeto de estágio, com características de investigação-ação, despoleta um processo de aquisição de competências inovadoras e reflexivas. Evidenciam também que as linguagens artísticas, quando abordadas através de projetos de criação conjunta, abrem caminho à aproximação do idoso com a família.
- O cinema como instrumento de construção do conhecimento : aplicação de trevo teórico : um estudo de caso na Escola Artística Soares dos ReisPublication . Palma, Ana da; Martins, Amílcar; Ribeiro, José da SilvaEste estudo, ancorado nas imagens cinematográficas e nas palavras, procura aliar de forma coerente as urgências de propostas educativas adequadas à contemporaneidade. Procura um caminho para uma abordagem teórica e prática favorecendo uma educação pela arte baseada em dois princípios orientadores, que se encontram definidos no corpo deste trabalho, como sendo: o dialogismo e a literacia cidadã. Com base nestes dois princípios procurou-se evidenciar alguns instrumentos estratégicos para a construção do conhecimento por meio do cinema. Juntando a teoria à prática, a experiência desenvolveu-se no contexto da Escola Artística Soares dos Reis, em três áreas curriculares dos 12º anos dos cursos de Produção Artística e Comunicação Audiovisual, recorrendo ao filme, Rashomon de Akira Kurosawa, como um exemplo para testar uma proposta teórica e definir os respectivos instrumentos para a construção do conhecimento.
- Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadaniaPublication . Frade, Paula Maria Ferreira dos Santos; Ferreira, Manuela Malheiro; Martins, AmílcarEste trabalho de investigação assenta no desenvolvimento de unidades de trabalho na disciplina de Educação Visual e Tecnológica do segundo ciclo do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim cujo projeto educativo tem como tema “Unidos na construção de uma escola para todos”. Tem como objetivo principal promover e perceber “Quais os contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania dos alunos”. As principais linhas de força que rasgaram os caminhos desta pesquisa vinculam-se a quatro conceitos que se destacam no seu quadro teórico-conceptual: a escola inclusiva e a educação para a cidadania como prioridades na educação; a disciplina de Educação Visual e Tecnológica como espaço curricular privilegiado no contributo para essa mesma escola inclusiva; a Educação Visual e Tecnológica como impulso globalizador do desenvolvimento do aluno e da sua cidadania. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da disciplina de EVT numa estrutura metodológica baseada na Mandala de Amílcar Martins (2009), “A Magia da Expressão Plástica” e numa metodologia de análise qualitativa tendo como estrutura organizativa o modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (1993, 2005). Esta investigação é um Estudo de Caso realizado na Escola Básica do segundo e terceiro ciclos de Fazendas de Almeirim. Quanto ao propósito este estudo é uma investigação-acção. Recorreu-se à observação direta participante em sala de aula através da exploração e desenvolvimento de diversas unidades de trabalho com três turmas do quinto e uma turma do sexto ano. Para a recolha de dados recorremos também à análise documental. Esta investigação foi também construída, analisada e interpretada, a partir de diários de bordo, trabalhos dos alunos, imagens videográficas e fotográficas e inquéritos aplicados com o intuito exploratório. Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e participação atingidas, bem como do impacto transformador desta investigação-acção enquanto via promotora e facilitadora da inclusão e, portanto, da educação para a sensibilidade e, consequentemente, para a cidadania de todos os alunos intervenientes.
- A expressão dramática e o teatro como instrumentos de desenvolvimento pessoal, artístico e cultural : o projecto do Clube Teatreiros de Telheiras na E.B. 2+3 de TelheirasPublication . Ferreira, Ana Manuel Carvalho de Sousa; Martins, AmílcarPretendeu esta investigação averiguar os efeitos positivos que a prática de expressão dramática e teatro tiveram nos participantes do clube Teatreiros de Telheiras, promovendo o seu desenvolvimento pessoal, artístico e cultural. Desejamos também incentivar a integração desta disciplina, no ensino escolar e noutras instituições, como centros sociais. A investigação efectuada baseia-se nas experiências vividas ao longo das sessões do clube Teatreiros de Telheiras na escola E.B. 2+3 de Telheiras nº1, no qual participaram 13 alunos de idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. Durante o período de realização das sessões, compararam-se as diferenças nas atitudes das crianças, procurando influências da prática de expressão dramática e teatro no seu desenvolvimento pessoal, artístico e cultural. Com o intuito de contextualizar a investigação, começamos por traçar uma panorâmica das tendências contemporâneas em arte e educação, avançando depois para o jogo dramático e suas características, nomeadamente os benefícios que traz a nível do desenvolvimento pessoal, da gestão de conflitos, do efeito de catártico da arte descrito por Aristóteles e posteriormente desenvolvido por autores como Carr. Seguidamente, abordamos a relação entre a expressão dramática e a aprendizagem, surgindo-nos a actividade dramática como meio privilegiado de transmissão de conhecimentos. Na Segunda Parte da dissertação, identificamos as opções tomadas na metodologia empírica da pesquisa, avançando para a Terceira Parte, onde descrevemos a experiência do clube Teatreiros de Telheiras em três fases: concepção, implementação e retroacção/avaliação do projecto. Por último, nas Conclusões Finais, apresentamos os resultados do projecto deixando algumas recomendações baseadas nos dados obtidos.
- Arte, educação e natureza, que complementaridade? : uma prática educativa em jardim de infânciaPublication . Silva, Sofia Isabel da Luz Machado da; Martins, AmílcarEsta dissertação centra-se no estudo da minha prática profissional de educadora de infância, enquanto reveladora de especificidades relativas ao cruzamento da educação holística, pela arte e pela terra. Esta prática pedagógica tem vindo a ser construída no âmbito do funcionamento da Casa Verdes Anos, uma escola situada em Monsanto, Lisboa. A Casa é rodeada pela floresta, ambiente que propicia e constrói as bases educativas que a sustentam. Com o objectivo principal de compreender, reflectir, partilhar e melhorar a minha prática formulei a seguinte questão de partida: De que modo eu construo a minha prática pedagógica, articulando educação pela arte e natureza numa vivência plena e holística da educação? Foi então estabelecido um quadro teórico que procurou o cruzamento entre três conceitos: a educação pela arte, a educação pela natureza e a educação holística. Esta convergência e complementaridade transdisciplinar emergem de uma visão global e alargada do ser humano, bem como de uma perspectiva ecológica e sustentável da educação. A viagem investigativa que tracei parte de uma investigação-acção desenvolvida através do método qualitativo. A partir de uma acção reflexiva sobre a prática pedagógica, integrando o recurso a instrumentos que permitiram a recolha e a posterior análise de dados, construí uma narrativa pedagógica. Este processo decorreu durante um ano lectivo com um grupo de 14 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos numa sala de jardim-de-infância da Casa Verdes Anos. Após o decorrer do estudo foi possível apontar uma série de especificidades que caracterizam a minha prática num cruzar necessário e possível com a fundamentação teórica apresentada. Foi também possível marcar uma posição e aprofundá-la no exercício reflectivo e activo que é educar.
- Teatro universitário : a experiência do TUT (Teatro da Universidade Técnica de Lisboa)Publication . Fonseca, Júlio Martín da; Martins, Amílcar; Vasques, EugéniaEste estudo de caso sobre o percurso de 30 anos do grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa, pretendeu reflectir e avaliar o contributo que o teatro universitário pode dar para o desenvolvimento pessoal, cultural, artístico e científico de docentes e discentes, permitindo uma melhor integração dos aspectos racionais e emocionais e potenciando as capacidades de interacção e de comunicação dos universitários, entre eles e com a sociedade em que vivemos.
- Avaliação dos efeitos da aplicação de diferentes práticas instrumentais nas aulas de educação musical alunos do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Teves, Carla Manuela de Oliveira; Ferreira, Manuela MalheiroEste estudo pretendeu investigar as diferenças existentes entre os efeitos da utilização de duas práticas instrumentais na aprendizagem musical de alunos em meio escolar. As práticas instrumentais são aqui denominadas convencional , a que é baseada na utilização de instrumentos Orff, e alternativa , a que tem por base a utilização de objetos como fonte sonora. Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo que consistiu na aplicação de duas práticas instrumentais diferenciadas a um grupo/turma de alunos. Efetuámos uma pesquisa do tipo investigação-ação numa turma de 28 alunos do 5º Ano de escolaridade, do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica 2,3 Prof.ª Diamantina Negrão em Albufeira, nas aulas curriculares de educação musical, durante um período experimental de cerca de seis meses, entre Setembro de 2011 e Março de 2012. Verificou-se mediante a utilização das técnicas de observação direta e de inquérito por questionário que a utilização da prática instrumental alternativa realizada com os denominados objetos sonoros, nas condições em que foi realizada, revelou vantagens em relação à prática dita convencional . Ao nível de alguns parâmetros do ensino na disciplina de educação musical,avaliados, podemos concluir que, pela participação num programa comparativo de duas práticas instrumentais, se verificaram as seguintes diferenças aquando da prática instrumental alternativa realizada com objetos sonoros: Uma melhoria da média da avaliação sumativa dos alunos; Uma melhor média dos alunos no domínio das atitudes e valores ; Uma melhoria da média da aprendizagem dos alunos nos parâmetros da Interpretação / Comunicação , da Criação / Experimentação , Perceção Sonora e Musical ; Um ligeiro abaixamento médio da aprendizagem dos alunos, no parâmetro de Culturas Musicais nos Contextos. Como conclusão, pode inferir-se que a prática instrumental alternativa , a primeira a ser introduzida, tenha, na verdade, causado um efeito mais positivo no conjunto das competências musicais e nos resultados escolares, mas que isto não está diretamente relacionado com o índice de agradabilidade que os alunos experimentaram que foi superior, aquando da prática instrumental convencional, atestado pelas opiniões expressas nos inquéritos aplicados a meio e no final da administração do programa aos alunos.
- Eventos culturais para a comunidade : a comunidade académica e as artes/actividades culturais : estudos de caso - Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Bento, Elisa Isabel; Henriques, SusanaA presente dissertação perspetiva uma reflexão sobre a Animação Cultural, na sua vertente socioeducativa, enquanto componente tributária para o desenvolvimento pleno e harmonioso da comunidade académica do ensino superior que inclui estudantes, docentes e funcionários não docentes. Esta problemática será analisada no âmbito do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). O presente estudo apresenta como principal objetivo compreender o comportamento da comunidade académica do IPL em relação às Atividades Culturais promovidas, procurando perceber em que medida se poderá estimular uma relação de maior proximidade entre conhecimento e cultura. A informação que serviu de base foi obtida junto dos agentes envolvidos nos eventos culturais, e sobre ela se fez incidir a análise SWOT, realizada a dois eventos bem sucedidos em termos de participação e dois em que a situação foi inversa. A importância da Animação Cultural, apoiada na ligação entre Cultura/Artes e Educação, revela-se também como técnica poderosa de marketing, potenciadora de dinamização de um vasto leque de atividades extra-curriculares presentes em diversos momentos da vida de uma comunidade académica, e ainda promotora de conhecimento, saber, investigação, socialização e participação ativa. As actividades culturais favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, participação e cooperação, conducentes a uma ampliação global e integral do indivíduo. Actuando no universo envolvente, promovem a aprendizagem, a expressão de sentimentos e ideias e a aquisição de valores culturais.
- Temporada artística do Gabinete Coordenador de Educação Artística : impactos de uma educação para a culturaPublication . Borges, João Pedro Gonçalves; Ferreira, Manuela MalheiroO Gabinete Coordenador de Educação Artística desenvolve e promove, entre outras, diversas práticas artísticas com jovens, nas áreas de Música, Teatro, Dança e Artes Plásticas. Fruto deste trabalho diversas formações artísticas, constituídas por alunos e professores, realizam frequentemente espetáculos um pouco por toda a região, sob forma de uma agenda cultural denominada Temporada Artística do GCEA cumprindo, em média, cerca de duzentos e cinquenta espetáculos anuais. Apostando fortemente numa oferta cultural descentralizada e direcionada a toda a população, este projeto extrapola o âmbito escolástico de uma educação para as artes, através da prática artística dos jovens que a integram incidindo, igualmente, o objeto pedagógico na formação do público. Esta prática redunda de dados indicadores com valores baixos, no que diz respeito a hábitos e práticas culturais na região, de onde emerge uma forte preocupação numa oferta artística de qualidade. Tomando como base este projeto educativo/cultural sustentado por objetivos bastante concretos, o objeto de investigação incidiu sobre os impactos da Temporada Artística do GCEA ao nível do paradigma cultural, justificando o termo paradigma enquanto focalização do estudo em alguns fatores/indicadores relevantes de mudança do padrão cultural da população, fruto da criação da marca distintiva anteriormente referenciada. De que forma este projeto está implícito na natureza das políticas educativo-culturais seguidas pelos diversos municípios da RAM que a ela se associam, qual o contributo dado para o desenvolvimento dos hábitos culturais e seu efeito num contexto de regeneração são as questões de investigação. Os resultados do estudo, obtidos através de uma abordagem metodológica mista, indicam que existe um enorme reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e pela qualidade do mesmo, sob o ponto de vista dos diversos atores deste processo. Concluiu-se igualmente que este é um projeto que tem contribuído para a formação e enriquecimento cultural da comunidade madeirense bem como para o desenvolvimento do turismo cultural da região.