Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
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- A música popular e tradicional calipolense no ensino-aprendizagem da educação musical no 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Abalroado, Fausto José Vermelho; Marques, Maria do Céu; Martins, AmílcarMotivar e/ou facilitar o ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico, assume-se como uma tarefa cada vez mais sensível e desafiante, tendo em conta as influências, os contextos e vivências quotidianas das crianças e jovens. Numa primeira instância há que definir, delimitar, enquadrar e recolher o património musical popular e tradicional local, em termos de inclusão no processo ensino-aprendizagem ao nível da co-relação e articulação com os conteúdos programáticos, e finalmente a experimentação do repertório na perspetiva de melhores resultados a nível de interesse, participação e facilitação das aprendizagens. No recurso a uma abordagem de natureza qualitativa pretendemos analisar a informação de uma forma indutiva, numa interação natural com os sujeitos e procurando compreendê-los a partir dos seus quadros de referência. A implementação do estudo consubstanciou-se à turma C do 6º ano da Escola EB 2 D. João IV de Vila Viçosa, traduzindo-se numa investigação-ação quanto ao propósito. No enquadramento curricular alvo deste estudo, pretendemos evidenciar a função preponderante das expressões no desenvolvimento harmónico do indivíduo e no seu equilíbrio, traduzidas em atividades que promovam a cooperação, a integração, a própria formação de carácter e a vivência dos valores artísticos, alicerçados por princípios de orientação pedagógica e didática. Neste âmbito, destacamos a aproximação ao Modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (1993; 2005)enquanto base metodológica e inspiradora. É na função atrás referida que o Agente deve ter em consideração o Meio envolvente do aluno (Sujeito) destinatário dos conteúdos/atividades a desenvolver (Objeto), nas múltiplas relações de Ensino, Aprendizagem e Didática. Como principais efeitos do estudo, enfatizamos a conveniência em compreender e atuar nos contextos sócio-culturais através das expressões artísticas, na reflexão e articulação de saberes, e na inserção efetiva de repertório local na experimentação musical no processo ensino-aprendizagem, enquanto visão estratégica motivadora e facilitadora do conhecimento.
- A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idadePublication . Sousa, Jenny Gil; Martins, Amílcar; Lopes, Maria de São PedroO presente trabalho de investigação incidiu no estudo da formação de duas estudantes finalistas da licenciatura em Animação Cultural da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, num contexto específico – o estágio. Assumindo a importância que possui a vivência de experiências reais em meios sociais concretos ao longo da formação, este estudo teve como questão norteadora: Quais as competências que são desenvolvidas por um Animador Cultural no semestre de estágio, enquanto contexto de um processo de investigação-ação? Decorrente da situação de estágio das estudantes que envolvia a construção e implementação de um projeto de investigação-ação numa instituição da 3ª Idade – Academia Cultural e Social da Maceira – tentou-se ainda responder à seguinte questão: Quais os contributos dos projetos de Animação Cultural, utilizando as Linguagens Artísticas, na aproximação da família ao idoso institucionalizado? Este estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação das duas estudantes e perceber em que medida o estágio curricular contribui para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e profissional. As principais linhas de força que nortearam este estudo vinculam-se às quatro principais ações destacadas no quadro teórico-conceptual deste projeto: o conceito de Animação e perfil do Animador; as relações existentes entre a Aprendizagem ao Longo da Vida e a 3ª Idade; o papel da Arte na intervenção e a Supervisão/Formação Profissional como conceitos aglutinadores e alimentadores. O trabalho empírico assenta numa metodologia de análise qualitativa, num estudo de caso sobre uma investigação-ação. Um estudo de caso por parte da investigadora, concomitantemente supervisora de estágio, sobre a conceção, implementação e avaliação do projeto de estágio com contornos de investigação-ação da autoria das estudantes. Os resultados obtidos revelam como a realização de um projeto de estágio, com características de investigação-ação, despoleta um processo de aquisição de competências inovadoras e reflexivas. Evidenciam também que as linguagens artísticas, quando abordadas através de projetos de criação conjunta, abrem caminho à aproximação do idoso com a família.
- Um olhar sobre o meu perfil na orientação de práticas em expressão dramática : um estudo de investigação-ação na Escola Superior de Educação de ViseuPublication . Cavadas, Leandro Ricardo Nogueira; Martins, Amílcar; Mendonça, Jorge Fraga deEsta dissertação que agora se apresenta tem como tema principal o estudo do meu próprio perfil como docente na área de Expressão Dramática. Parte de uma questão investigativa inicial que procura encontrar os elementos que possam caracterizar a especificidade do meu agir dentro desta área artística. Assim, foi definido um trajeto que quer responder à questão: ‘Qual o meu perfil de professor de Expressão Dramática?’, abrindo, consequentemente, um espaço de reflexão sobre a minha própria prática profissional. Foi estabelecido um constructo teórico que define a Expressão Dramática como uma prática que procura a expressão e comunicação do sujeito, e onde é estabelecido o ponto de partida para a criação de uma base conceptual sobre as características de um professor de Expressão Dramática. No que ao trabalho empírico diz respeito, foi delineada uma Investigação-Ação que se insere dentro do paradigma qualitativo em simultaneidade com o método exploratório, fazendo-se recorrer de instrumentos que permitiram registar os dados que contribuíram para a resposta à pergunta inicial. Um dos recursos usados foi a construção de um portefólio pessoal que acompanhou e que descreveu todo o processo desenvolvido. O mesmo é editado em volume próprio que acompanha esta dissertação. Este processo foi desenvolvido num período de quatro meses e teve como pano de fundo o curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação de Viseu. Após o processo, foi possível coligir dados advindos das várias fontes que permitiram a realização de uma síntese sobre as características mais marcantes dentro do meu perfil enquanto orientador de práticas em Expressão Dramática.
- O cinema como instrumento de construção do conhecimento : aplicação de trevo teórico : um estudo de caso na Escola Artística Soares dos ReisPublication . Palma, Ana da; Martins, Amílcar; Ribeiro, José da SilvaEste estudo, ancorado nas imagens cinematográficas e nas palavras, procura aliar de forma coerente as urgências de propostas educativas adequadas à contemporaneidade. Procura um caminho para uma abordagem teórica e prática favorecendo uma educação pela arte baseada em dois princípios orientadores, que se encontram definidos no corpo deste trabalho, como sendo: o dialogismo e a literacia cidadã. Com base nestes dois princípios procurou-se evidenciar alguns instrumentos estratégicos para a construção do conhecimento por meio do cinema. Juntando a teoria à prática, a experiência desenvolveu-se no contexto da Escola Artística Soares dos Reis, em três áreas curriculares dos 12º anos dos cursos de Produção Artística e Comunicação Audiovisual, recorrendo ao filme, Rashomon de Akira Kurosawa, como um exemplo para testar uma proposta teórica e definir os respectivos instrumentos para a construção do conhecimento.
- Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadaniaPublication . Frade, Paula Maria Ferreira dos Santos; Ferreira, Manuela Malheiro; Martins, AmílcarEste trabalho de investigação assenta no desenvolvimento de unidades de trabalho na disciplina de Educação Visual e Tecnológica do segundo ciclo do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim cujo projeto educativo tem como tema “Unidos na construção de uma escola para todos”. Tem como objetivo principal promover e perceber “Quais os contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania dos alunos”. As principais linhas de força que rasgaram os caminhos desta pesquisa vinculam-se a quatro conceitos que se destacam no seu quadro teórico-conceptual: a escola inclusiva e a educação para a cidadania como prioridades na educação; a disciplina de Educação Visual e Tecnológica como espaço curricular privilegiado no contributo para essa mesma escola inclusiva; a Educação Visual e Tecnológica como impulso globalizador do desenvolvimento do aluno e da sua cidadania. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da disciplina de EVT numa estrutura metodológica baseada na Mandala de Amílcar Martins (2009), “A Magia da Expressão Plástica” e numa metodologia de análise qualitativa tendo como estrutura organizativa o modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (1993, 2005). Esta investigação é um Estudo de Caso realizado na Escola Básica do segundo e terceiro ciclos de Fazendas de Almeirim. Quanto ao propósito este estudo é uma investigação-acção. Recorreu-se à observação direta participante em sala de aula através da exploração e desenvolvimento de diversas unidades de trabalho com três turmas do quinto e uma turma do sexto ano. Para a recolha de dados recorremos também à análise documental. Esta investigação foi também construída, analisada e interpretada, a partir de diários de bordo, trabalhos dos alunos, imagens videográficas e fotográficas e inquéritos aplicados com o intuito exploratório. Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e participação atingidas, bem como do impacto transformador desta investigação-acção enquanto via promotora e facilitadora da inclusão e, portanto, da educação para a sensibilidade e, consequentemente, para a cidadania de todos os alunos intervenientes.
- Teatro universitário : a experiência do TUT (Teatro da Universidade Técnica de Lisboa)Publication . Fonseca, Júlio Martín da; Martins, Amílcar; Vasques, EugéniaEste estudo de caso sobre o percurso de 30 anos do grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa, pretendeu reflectir e avaliar o contributo que o teatro universitário pode dar para o desenvolvimento pessoal, cultural, artístico e científico de docentes e discentes, permitindo uma melhor integração dos aspectos racionais e emocionais e potenciando as capacidades de interacção e de comunicação dos universitários, entre eles e com a sociedade em que vivemos.
- Expressão musical em atividades de enriquecimento curricular : estudo exploratório no Centro Escolar de Nossa Senhora do PópuloPublication . Machado, Maria João Calapez de Albuquerque Veloso; Martins, AmílcarA criação das Atividades de Enriquecimento Curricular de Música (AECM), em 2006, proporcionou condições para que um elevado número de escolas públicas do 1º ciclo oferecessem atividades neste âmbito. Este estudo circunscreveu-se ao Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo, concelho de Caldas da Rainha, durante o seu primeiro ano de funcionamento, em 2009. Ele aborda uma experiência no âmbito das AECM. Baseado numa ação-investigação de caráter exploratório o estudo pretende contribuir para uma maior compreensão sobre as estratégias de melhoria do ensino da música no 1º ciclo, partindo de práticas pedagógicas interligadas com os projetos escola e com o processo de inclusão dos alunos a uma nova realidade escolar. Eis a questão que orientou a nossa pesquisa: - Quais são os contributos da música no 1º ciclo, no que diz respeito ao enriquecimento das práticas pedagógicas, aos projetos de escola e à integração dos alunos ao seu novo espaço no Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo? O estudo está dividido em dois níveis, atendendo ao facto de sermos também coordenadora das AECM. O primeiro nível traduz-se no envolvimento dos professores das AECM na prática do ensino/aprendizagem da música. Num segundo nível pretendemos identificar como um projeto de expressão musical pode ter um papel inclusivo e integrador num espaço escolar novo. O trabalho empírico em que foi delineada a investigação-ação assenta numa metodologia qualitativa com características de uma abordagem exploratória. Na recolha de dados usados salientamos a análise de documentos, entrevistas, a observação e os diários de bordo da investigadora, bem como os das professoras participantes nesta pesquisa sobre as AECM. O cruzamento sobre a análise dos dados das várias fontes permitiu-nos elaborar uma síntese que evidenciou as caraterísticas sobre a participação e a relevância do projeto. Ele promoveu o enriquecimento pessoal das crianças, através da fruição artística e musical, ao mesmo tempo que foi indutor do aprofundamento dos processos relacionais entre todos os agentes e sujeitos participantes na experiência. As AECM revelaram-se igualmente como um dispositivo de socialização, interagindo com o trabalho escolar e promovendo as relações de cooperação dentro da escola, o que resultou como uma mais valia para a comunidade escolar.
- A expressão plástica como atividade de enriquecimento curricular nas escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico da Região Autónoma da Madeira : (impactos de 11 anos de existência)Publication . Silva, Filipa Moreira; Ferreira, Manuela MalheiroO Gabinete Coordenador de Educação Artística, iniciado em 1980 a partir de um projeto de implementação da expressão musical e dramática no 1.º ciclo do ensino básico, é uma direção de serviços da Secretaria Regional de Educação e Cultura, Região Autónoma da Madeira, com trinta anos de trabalho no processo de implementação das artes no ensino geral. Em 1999, com o intuito de oferecer formação, orientar e coordenar os professores responsáveis pela expressão plástica, atividade de enriquecimento curricular desenvolvida nas Escolas a Tempo Inteiro da Região Autónoma da Madeira, foi implementada a Coordenação Regional de Expressão Plástica (CREP), responsável sobretudo pela formação dos professores generalistas que, por falta de professores especialistas, desenvolviam a área nas escolas. Num percurso de onze anos de evolução, com as suas mudanças, as suas estratégias e as suas iniciativas, a CREP trabalhou, sobretudo, no sentido de promover a valorização da área nas escolas e colocá-la no mesmo patamar de outras com mais relevância e antiguidade. Sentiu-se, hoje, a necessidade de olhar para trás, de refletir sobre o trabalho desenvolvido e obter uma visão personalizada e aberta desta coordenação, onde pudesse conhecer-se a perspetiva dos seus vários intervenientes, os principais visados da sua história. Pretendeu-se, sobretudo, questionar, avaliar e compreender que impactos esta atividade trouxe para os seus partícipes mais imediatos: os seus elementos internos, os professores que defendem a área no terreno, a comunidade educativa e os alunos, aqueles para quem todos os outros dirigem o seu trabalho árduo para que possam, daqui a alguns anos, ser cidadãos completos e, esperamos, abertos à arte. Metodologicamente, esta investigação incidiu o seu o estudo numa análise em profundidade de um objeto específico: a CREP, inserida no seu contexto institucional. Dentro desta perspectiva, o plano geral metodológico desta investigação incidiu num estudo de caso, pois coube à investigação descrever o objeto e compreendê-lo, recolhendo dados que o explicassem dentro do contexto onde este se insere e relacionando-os com outros já existentes. Pelas suas características, o seu propósito baseou-se numa metodologia avaliativa fundamentada no paradigma construtivista por se tratar de um sistema de interação social que possibilitou o confronto e a relação entre os testemunhos dos seus vários protagonistas, baseados na experiência obtida, desde os mais altos cargos até ao aluno que usufrui das atividades de expressão plástica. Esta dinâmica relacional entre os diversos intervenientes trouxe ao estudo diferentes visões, diferentes sugestões e os seus resultados foram possuidores de mais-valias para a melhoria das suas práticas e perspectiva mudanças na valorização da atividade. No final do estudo, onde foi feita uma avaliação do trabalho desenvolvido ao longo deste onze anos pela CREP, ficou reconhecida a importância da expressão plástica, como área curricular e de enriquecimento curricular, para o desenvolvimento das competências básicas da criança durante o 1.º ciclo do ensino básico e foram identificados os impactos desta área e da sua coordenação nos vários intervenientes da mesma (diretos e indiretos) e na comunidade em geral.
- A expressão dramática e o teatro como instrumentos de desenvolvimento pessoal, artístico e cultural : o projecto do Clube Teatreiros de Telheiras na E.B. 2+3 de TelheirasPublication . Ferreira, Ana Manuel Carvalho de Sousa; Martins, AmílcarPretendeu esta investigação averiguar os efeitos positivos que a prática de expressão dramática e teatro tiveram nos participantes do clube Teatreiros de Telheiras, promovendo o seu desenvolvimento pessoal, artístico e cultural. Desejamos também incentivar a integração desta disciplina, no ensino escolar e noutras instituições, como centros sociais. A investigação efectuada baseia-se nas experiências vividas ao longo das sessões do clube Teatreiros de Telheiras na escola E.B. 2+3 de Telheiras nº1, no qual participaram 13 alunos de idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. Durante o período de realização das sessões, compararam-se as diferenças nas atitudes das crianças, procurando influências da prática de expressão dramática e teatro no seu desenvolvimento pessoal, artístico e cultural. Com o intuito de contextualizar a investigação, começamos por traçar uma panorâmica das tendências contemporâneas em arte e educação, avançando depois para o jogo dramático e suas características, nomeadamente os benefícios que traz a nível do desenvolvimento pessoal, da gestão de conflitos, do efeito de catártico da arte descrito por Aristóteles e posteriormente desenvolvido por autores como Carr. Seguidamente, abordamos a relação entre a expressão dramática e a aprendizagem, surgindo-nos a actividade dramática como meio privilegiado de transmissão de conhecimentos. Na Segunda Parte da dissertação, identificamos as opções tomadas na metodologia empírica da pesquisa, avançando para a Terceira Parte, onde descrevemos a experiência do clube Teatreiros de Telheiras em três fases: concepção, implementação e retroacção/avaliação do projecto. Por último, nas Conclusões Finais, apresentamos os resultados do projecto deixando algumas recomendações baseadas nos dados obtidos.
- A importância da educação artística no 1º Ciclo de Ensino Básico : conceção, implementação e avaliação do Projeto Tum-TumPublication . Reis, Cláudia Maria Santos; Vila Maior, DionísioNesta investigação pretende-se refletir sobre o contributo da música para a formação integral do indivíduo, compreender se a prática instrumental e o contacto com a música tradicional portuguesa possibilita o desenvolvimento artístico e cultural da criança, perceber o que levou à criação e implementação do Projeto Tum-Tum (PTT), verificar se o funcionamento do projeto está em conformidade com as orientações programáticas da música no 1º ciclo do ensino básico e avaliar e detetar eventuais carências ou incorreções que possam existir. Na primeira parte, pretendemos abordar os conceitos de educação artística, apresentando uma reflexão acerca da importância da mesma no desenvolvimento harmonioso e educacional do ser humano. Paralelamente, pretendemos dar especial atenção à Expressão e Educação Musical, percebendo o seu fundamental contributo para a construção de indivíduos bem formados, cívicos e cultos, incluindo o aprofundamento do currículo, de acordo com as orientações programáticas do ensino da música no 1º ciclo do ensino básico. Além disso, para que possamos avaliar o nosso objeto de estudo, pareceu-nos relevante compreender o conceito de avaliação, especialmente, ao nível da avaliação de projetos. No contexto da presente investigação, o estudo de caso é a abordagem metodológica de investigação adequada a esta questão. Deste modo, o estudo tem por base a observação e análise do projeto artístico desenvolvido na escola EBI da Horta, como exemplo de promoção, criação, desenvolvimento e crescimento cultural da população estudantil do 1º ciclo do ensino básico. Assim, serão participantes deste estudo, as duas docentes dinamizadoras do projeto e o coordenador do grupo disciplinar de Educação Musical da escola em estudo e todos os alunos que frequentam o projeto. No que concerne ao nível de tratamento de dados, iremos utilizar o método quantitativo, operacionalizado através de inquéritos por questionário com perguntas fechadas de escolha múltipla, e o método qualitativo, ao nível dos inquéritos cujas questões são de respostas abertas. Com este estudo prático, pretendemos provar que uma solução encontrada para colmatar as dificuldades acrescidas, nomeadamente, falta de tempo no horário para o ensino das artes, bem como a desproporcionalidade no tempo de ensino, é a criação e implementação de projetos artísticos, como atividades de complemento curricular.