Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
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- ACTivARTE: um estudo sobre o envelhecimento activo através da arte teatralPublication . Sesinando, Vítor Bruno Freitas; Saldanha, ÂngelaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta. O projeto que lhe deu origem surgiu a partir da minha prática como professor voluntário na disciplina de Teatro na Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão (USMMA) O envelhecimento populacional é, inquestionavelmente, uma realidade do mundo contemporâneo. Assim sendo, a senioridade saudável e ativa deve ser uma preocupação de todos os agentes sociais. Este relatório de projeto visa, através da análise de um estudo de caso, investigar a relação entre o Teatro e o Envelhecimento Ativo/Criativo e compreender os benefícios da atividade teatral para a promoção do mesmo. Este estudo de caso incidiu no Grupo de Teatro Sénior da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão.
- Animação e promoção da leitura : em busca de formas de cont'artePublication . Abelha, Maria Adelaide Pinheiro; Martins, AmílcarO estudo exploratório em arte e educação apresentado, assenta num trabalho de investigação no âmbito mais específico da animação e promoção da leitura, que advém da busca do aprofundamento de uma experiência holística na função de mediadora da leitura com crianças. A questão central desta pesquisa é assim formulada: Como é que a autora deste estudo desenvolve as atividades de animação e promoção da leitura, em contextos diversificados, tanto a nível profissional como pessoal? São três os contextos de atuação: a Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira; a Fundação CEBI – Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca / Departamento de Emergência Social (CEBI-DES) que acolhe crianças em risco; e a Ajudaris-Instituição Particular de Solidariedade Social, no Porto. O objetivo principal deste estudo consiste na descrição de um corpus de atividades de animação e promoção da leitura, devidamente fundamentadas, concebidas, implementadas e avaliadas, segundo os conceitos propostos no binómio arte e educação por A. Martins (2002). Nesta investigação-ação realizada no período de março de 2012 a março de 2013, aplica-se uma metodologia qualitativa, baseada numa estratégia concertada de informação: diário de bordo; observação participante; auscultação das crianças através de diálogos e conversas centradas na retroação no final de cada atividade; registos fotográficos e videográficos; e trabalhos realizados pelas crianças. O cruzamento destes dados permitiu fazer a descrição das atividades desenvolvidas e a análise e interpretação sobre a experiência de mediação da leitura. Os principais resultados obtidos foram os seguintes: a constatação de um grau de manifesta adesão e envolvência das crianças nas atividades; a verificação da elevada satisfação das crianças nesses momentos; a criação de intensos diálogos e reflexões sobre as histórias contadas, estreitando assim a ligação entre mediadora-contos-crianças.
- "Os aprendizes do fingir" : estudo fenomenológico com incidência nos sujeitos da aprendizagemPublication . Rodrigues, Paulo Renato dos Santos; Martins, AmílcarO Nosso trabalho incidiu sobre o projeto “Os Aprendizes Do Fingir”, por considerarmos uma atividade importante no âmbito do teatro escolar no concelho de Vila Franca de Xira, ininterrupta, contribuindo para a formação de centenas de jovens, ao longo dos seus 19 anos de existência. Esta atividade é organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Conta com a participação ativa dos Núcleos de Teatro das Escolas EB 2, 3 Ciclo e Secundárias do Concelho de Vila Franca de Xira. Quisemos com esta investigação saber se os jovens, depois de contactarem com as expressões artísticas, nomeadamente o teatro, melhoram a sua autoestima, as suas relações interpessoais e saber sobretudo se esta experiência lhes proporcionou uma nova forma de olhar o mundo e os outros. Quanto às metodologias adotámos na nossa investigação os métodos quantitativos e os métodos qualitativos, fazendo uma pesquisa mista, onde realizámos um estudo fenomenológico com incidência nos sujeitos da pesquisa. Como instrumentos da pesquisa utilizámos inquéritos por questionário com perguntas fechadas e perguntas abertas, entrevistas com perguntas abertas e observação da atividade. Fizemos uma triangulação de dados com o objetivo de obter um estudo fiável. Pretendemos nesta investigação responder à questão central da pesquisa, saber qual o significado atribuído pelos jovens às vivências assimiladas na passagem pelos Núcleos de Teatro? Da análise dos resultados, concluímos ser o teatro de extrema importância para a vida dos jovens, mostrando estes, grande motivação e uma forte inclinação para a representação. A participação nos Núcleos de Teatro, permitiu que os jovens tivessem uma melhoria a nível escolar, sobretudo na disciplina de Português. A frequência do teatro levou-os a observar o mundo e os outros de outra forma e a desenvolver e aprofundar as suas relações interpessoais e intrapessoais.
- O apropriar-se da arte como uma forma de socializaçãoPublication . Teixeira, Janete Moura; Neves, Cláudia; Sousa, Maria do Socorro deEste estudo propôs tratar reflexões na educação sobre o apropriar-se da arte como estratégias de socialização de sujeitos contribuindo para inclusão e socialização de educandos da Educação Básica. É resultado de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. É interessante essa perspectiva metodológica por utilizar a pesquisa-ação como método, permitindo assim, ao pesquisador entender os fenômenos sobre a ótica dos participantes da situação estudada e a partir daí ter realizado as interpretações necessárias. O projeto foi realizado em duas Escolas Públicas Municipais- EMPNMPS Escola Municipal Professora Neuza Maria Pires da Silva e CEB – Centro Municipal de Educação Básica, nos municípios de Santo Estevão e Feira de Santana, no estado da Bahia, Brasil. Participaram deste estudo 18 alunos, com a realização de seis oficinas didáticas, na qual a arte foi o instrumento de interação. A pesquisa visou analisar possíveis mudanças comportamentais dos sujeitos após interação com expressões artísticas. Compreender que algumas competências são importantes para se relacionar com os outros e consigo mesmo, compreender e gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva, tendo a escola como um território promissor para a conquista desses objetivos. É fundamental que a escola possa trabalhar com os alunos competências que englobem os aspectos cognitivos e sócio emocionais de responsabilidade, colaboração, comunicação, criatividade, autocontrole, pensamento crítico, resolução de problemas e abertura ao outro. O Ministério da Educação, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais- (Pensa), enfatiza que a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. O interessante nessa reflexão é a possibilidade de relacionar-se com a arte de forma criadora partindo do pressuposto que conhecendo a arte de outras culturas, os alunos podem compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, que podem criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana e relacionando criativamente consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
- A aquisição da linguagem verbal numa experiência de educação pela arte : estudo de uma ação-investigação num jardim de infânciaPublication . Azevedo, Maria Antónia Lima de Oliveira; Martins, AmílcarEste projeto tem como principal objetivo observar e analisar as aquisições e aprendizagens (das crianças do pré-escolar) no domínio da linguagem verbal e os respetivos processos de desenvolvimento, numa perspetiva transversal às expressões artísticas. Assente numa abordagem qualitativa, esta ação-investigação incidiu sobre as práticas pedagógicas da educadora-investigadora, em busca de uma reflexão permanente e questionada. A estrutura do projeto baseou-se no Modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (2005), definindo-se os quatro polos (Sujeito, Agente, Objeto e Ambiente) adaptados ao contexto do estudo. O processo desenvolveu-se numa sequência de quatro fases – fundamentação; conceção; intervenção; retroação, reflexão e avaliação – de acordo com as orientações de Martins (2002). Os instrumentos de recolha de informação (observação participante, narrativas, vídeos, fotografias, audiogravações, comentários e trabalhos das crianças) permitiram observar e registar, de forma pormenorizada, o processo das experiências desenvolvidas. A narrativa como meio de análise e interpretação da informação permitiu um registo organizado, constituindo um documento de partilha, formação, autoformação e memória. A síntese da documentação exposta e a apresentação das experiências/vivências – no âmbito da linguagem verbal em articulação com as expressões artísticas – permitiram esclarecer os encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa sobre as aquisições e aprendizagens que as crianças podem alcançar no domínio da linguagem verbal, através de uma experiência de educação pela arte.
- Arte, educação e natureza, que complementaridade? : uma prática educativa em jardim de infânciaPublication . Silva, Sofia Isabel da Luz Machado da; Martins, AmílcarEsta dissertação centra-se no estudo da minha prática profissional de educadora de infância, enquanto reveladora de especificidades relativas ao cruzamento da educação holística, pela arte e pela terra. Esta prática pedagógica tem vindo a ser construída no âmbito do funcionamento da Casa Verdes Anos, uma escola situada em Monsanto, Lisboa. A Casa é rodeada pela floresta, ambiente que propicia e constrói as bases educativas que a sustentam. Com o objectivo principal de compreender, reflectir, partilhar e melhorar a minha prática formulei a seguinte questão de partida: De que modo eu construo a minha prática pedagógica, articulando educação pela arte e natureza numa vivência plena e holística da educação? Foi então estabelecido um quadro teórico que procurou o cruzamento entre três conceitos: a educação pela arte, a educação pela natureza e a educação holística. Esta convergência e complementaridade transdisciplinar emergem de uma visão global e alargada do ser humano, bem como de uma perspectiva ecológica e sustentável da educação. A viagem investigativa que tracei parte de uma investigação-acção desenvolvida através do método qualitativo. A partir de uma acção reflexiva sobre a prática pedagógica, integrando o recurso a instrumentos que permitiram a recolha e a posterior análise de dados, construí uma narrativa pedagógica. Este processo decorreu durante um ano lectivo com um grupo de 14 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos numa sala de jardim-de-infância da Casa Verdes Anos. Após o decorrer do estudo foi possível apontar uma série de especificidades que caracterizam a minha prática num cruzar necessário e possível com a fundamentação teórica apresentada. Foi também possível marcar uma posição e aprofundá-la no exercício reflectivo e activo que é educar.
- O associativismo cultural e o impacto na educação artística contemporânea em Portugal : o caso da Associação Cultural d'OrfeuPublication . Lima, Ana Catarina Amorim de; Teixeira, AntónioAs associações culturais, como coletividades que emancipam o papel do cidadão na criação e produção de atividades culturais, contribuindo para a dinamização das sociedades, podem ser um veículo de desenvolvimento da educação artística, ao nível do ensino não formal e informal, tendo como ponto de partida o contributo da participação ativa dos cidadãos, que buscam a promoção e dinamização de atividades de teor cultural e artístico. Sendo assim, a seleção do Associativismo Cultural para o estudo da evolução da educação artística é um caminho para a compreensão da dinâmica das coletividades e o seu impacto no desenvolvimento cultural e artístico, a nível local, regional e nacional. Neste estudo, foi selecionada a Associação Cultural d´Orfeu, como estudo de caso, pela sua longevidade como associação e pelo seu destaque a nível cultural e artístico da zona centro do país. Ao nível da metodologia optámos por uma metodologia mista, tanto numa abordagem qualitativa, ao nível da análise de conteúdo, como quantitativa, na análise de dados. As técnicas de recolha de dados consistiram em entrevistas a dirigentes associativos e colaboradores (metodologia qualitativa), inquéritos a sócios, colaboradores e participantes de associações culturais (metodologia quantitativa), registos para diário de campo (acontecimentos, atividades e formação artística), análise de espólio documental da Associação Cultural d´Orfeu e registo audiovisual e fotográfico. Com este estudo, espera-se compreender as dinâmicas que estão inerentes ao associativismo cultural ao nível da educação/formação artística e que impactos apresentam no desenvolvimento cultural, social e artístico da sociedade. Além disso, queremos verificar que estratégias são utilizadas pelas associações culturais para a diversificação da oferta cultural e para o incentivo da cidadania ativa.
- "Aulas invadidas" : uma estratégia operativa de intervenção pedagógica na área da expressão dramáticaPublication . Vargas, Catarina; Pais, Carlos CastilhoEste trabalho consiste na criação e implementação de uma Aula-Invadida. Uma aula invadida é um conceito por mim criado em que uma série de atores/performers invadem a sala (sempre com o conhecimento do professor) e desenvolvem um determinado assunto/conteúdo que está a ser mais difícil de compreender por aquela turma (indicado pelo professor). A problemática deste estudo centra-se na utilização da Expressão Dramática como veículo de transmissão de conhecimentos, mais concretamente, com a realização de um teatro sobre determinado conceito, em sala de aula. Após a fundamentação teórica, é explanada a criação e implementação de uma Aula-Invadida sobre um determinado assunto (Graus dos Adjetivos), numa turma do 4.º ano do 1.º ciclo. Através de entrevistas e questionários, avalia-se como esta aula invadida funcionou e se atingiu os seus objetivos. A análise dos dados permitiu verificar como a expressão dramática funciona enquanto instrumento de ensino. O uso da expressão dramática pelo professor titular pode ajudá-lo no processo ensino-aprendizagem, nomeadamente no ensino de conteúdos em que os alunos têm mais dificuldades.
- Avaliação dos efeitos da aplicação de diferentes práticas instrumentais nas aulas de educação musical alunos do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Teves, Carla Manuela de Oliveira; Ferreira, Manuela MalheiroEste estudo pretendeu investigar as diferenças existentes entre os efeitos da utilização de duas práticas instrumentais na aprendizagem musical de alunos em meio escolar. As práticas instrumentais são aqui denominadas convencional , a que é baseada na utilização de instrumentos Orff, e alternativa , a que tem por base a utilização de objetos como fonte sonora. Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo que consistiu na aplicação de duas práticas instrumentais diferenciadas a um grupo/turma de alunos. Efetuámos uma pesquisa do tipo investigação-ação numa turma de 28 alunos do 5º Ano de escolaridade, do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica 2,3 Prof.ª Diamantina Negrão em Albufeira, nas aulas curriculares de educação musical, durante um período experimental de cerca de seis meses, entre Setembro de 2011 e Março de 2012. Verificou-se mediante a utilização das técnicas de observação direta e de inquérito por questionário que a utilização da prática instrumental alternativa realizada com os denominados objetos sonoros, nas condições em que foi realizada, revelou vantagens em relação à prática dita convencional . Ao nível de alguns parâmetros do ensino na disciplina de educação musical,avaliados, podemos concluir que, pela participação num programa comparativo de duas práticas instrumentais, se verificaram as seguintes diferenças aquando da prática instrumental alternativa realizada com objetos sonoros: Uma melhoria da média da avaliação sumativa dos alunos; Uma melhor média dos alunos no domínio das atitudes e valores ; Uma melhoria da média da aprendizagem dos alunos nos parâmetros da Interpretação / Comunicação , da Criação / Experimentação , Perceção Sonora e Musical ; Um ligeiro abaixamento médio da aprendizagem dos alunos, no parâmetro de Culturas Musicais nos Contextos. Como conclusão, pode inferir-se que a prática instrumental alternativa , a primeira a ser introduzida, tenha, na verdade, causado um efeito mais positivo no conjunto das competências musicais e nos resultados escolares, mas que isto não está diretamente relacionado com o índice de agradabilidade que os alunos experimentaram que foi superior, aquando da prática instrumental convencional, atestado pelas opiniões expressas nos inquéritos aplicados a meio e no final da administração do programa aos alunos.
- O cinema como instrumento de construção do conhecimento : aplicação de trevo teórico : um estudo de caso na Escola Artística Soares dos ReisPublication . Palma, Ana da; Martins, Amílcar; Ribeiro, José da SilvaEste estudo, ancorado nas imagens cinematográficas e nas palavras, procura aliar de forma coerente as urgências de propostas educativas adequadas à contemporaneidade. Procura um caminho para uma abordagem teórica e prática favorecendo uma educação pela arte baseada em dois princípios orientadores, que se encontram definidos no corpo deste trabalho, como sendo: o dialogismo e a literacia cidadã. Com base nestes dois princípios procurou-se evidenciar alguns instrumentos estratégicos para a construção do conhecimento por meio do cinema. Juntando a teoria à prática, a experiência desenvolveu-se no contexto da Escola Artística Soares dos Reis, em três áreas curriculares dos 12º anos dos cursos de Produção Artística e Comunicação Audiovisual, recorrendo ao filme, Rashomon de Akira Kurosawa, como um exemplo para testar uma proposta teórica e definir os respectivos instrumentos para a construção do conhecimento.