Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-11"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da PadiolaPublication . Neves, Idalina da Silva; Nicolau, Paula BacelarBiodiversidade ou diversidade biológica significa a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo terrestres, marinhos e de outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. É já científica e politicamente reconhecido que as comunidades humanas não só fazem parte desta rede de diversidade biológica como dependem dela para a sua sobrevivência. Pretendeu-se com este projeto dar a conhecer, sensibilizar e motivar para a importância da preservação da biodiversidade, à comunidade escolar do 8º ano do Agrupamento de escolas Diogo de Macedo, através de saídas de campo à Ribeira da Padiola, uma área situada em Olival - Vila Nova de Gaia. Esta ribeira integra a rede hidrográfica do rio Uíma, afluente da margem esquerda do rio Douro. As margens da ribeira são áreas da reserva agrícola nacional e reserva ecológica nacional com solos que apresentam uma elevada aptidão agrícola e florestal onde poderíamos encontrar alguns choupos, freixos, salgueiros e amieiros. Da nascente à Foz do Uima ainda se pode observar a lontra, e diversas outras espécies endémicas, protegidas ou ameaçadas. Para atingir os objetivos do projeto realizou-se uma saída de campo na ribeira com dois grupos de estudantes, um dos quais acompanhado por um caderno de campo, constituindo uma aplicação piloto do mesmo. Mediu-se os efeitos das saídas de campo e do caderno de campo na valorização da biodiversidade através de inquéritos aos estudantes, antes e após as saídas de campo. Os resultados indicam que após a saída de campo o nível de conhecimentos e motivação alcançados pelos estudantes acerca da biodiversidade foi superior nos estudantes que realizaram a saída de campo. A amostra que realizou a saída com caderno de campo demonstrou dificuldade de concentração quer para ler o caderno quer para escutar o que era dito, embora os resultados do inquérito realizado após a saída de campo revelem que o caderno de campo auxiliou os estudantes nalgumas questões dando-lhes um conhecimento mais abrangente.
- Immersive learning researchPublication . Morgado, Leonel; Allison, Colin; Beck, Dennis; Penicheiro, FilipeWelcome to the Journal of Universal Computer Science (J.UCS) special issue organized by the Immersive Learning Research Network (iLRN) following the 2017 iLRN conference. This issue includes eight papers on the focused topic "Immersive Learning Research", including extended versions of papers presented at iLRN 2017 and articles from the public call for papers.
- Património urbano e desenvolvimento sustentável : o caso da cidade de LeiriaPublication . Sousa, Micael da Silva e; João, Maria IsabelO presente trabalho pretende estudar o património urbano da cidade de Leiria, enquanto conjunto, e aferir se as recentes políticas, planos e programas de reabilitação, revitalização e conservação urbana contribuíram para o desenvolvimento urbano sustentável local. Começou por se definir os conceitos de património urbano, urbanismo e desenvolvimento sustentável. Procedeu-se também a uma recolha de dados historiográficos para construção de um resumo da história urbana da cidade. Construiu-se um modelo de sistema de informação geográfico (SIG) que permitiu fazer análises espaciais e estatísticas a várias escalas, especialmente das subsecções estatísticas entre 2001 e 2011, uma vez que este período temporal remete para o início de consideráveis investimentos públicos e privados na reabilitação e conservação urbana no centro da cidade. Foram vários os testes e necessidade de redefinir as áreas de estudo, tanto pela dificuldade em estabelecer os limites do centro da cidade estabilizada e onde o património cultural urbano desempenhasse um papel relevante, mas também porque importava perceber os efeitos comparativos das políticas de conservação urbana na envolvente urbana. A dificuldade em obter dados comparativos e a perceção de que as mudanças eram díspares no território urbano, e por vezes contrastantes, rua a rua, quarteirão a quarteirão, obrigou também à redefinição do modelo de análise, definindo-se várias zonas de estudo. Das análises obtidas desenhou-se um modelo simplificado, tendo em conta os dados disponíveis, estatísticos e outros indicadores recolhidos, para tentar aferir conclusões sobre os efeitos e mudanças nas várias zonas da cidade após os investimentos urbanos associados à salvaguarda e valorização do património urbano.
- O apropriar-se da arte como uma forma de socializaçãoPublication . Teixeira, Janete Moura; Neves, Cláudia; Sousa, Maria do Socorro deEste estudo propôs tratar reflexões na educação sobre o apropriar-se da arte como estratégias de socialização de sujeitos contribuindo para inclusão e socialização de educandos da Educação Básica. É resultado de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. É interessante essa perspectiva metodológica por utilizar a pesquisa-ação como método, permitindo assim, ao pesquisador entender os fenômenos sobre a ótica dos participantes da situação estudada e a partir daí ter realizado as interpretações necessárias. O projeto foi realizado em duas Escolas Públicas Municipais- EMPNMPS Escola Municipal Professora Neuza Maria Pires da Silva e CEB – Centro Municipal de Educação Básica, nos municípios de Santo Estevão e Feira de Santana, no estado da Bahia, Brasil. Participaram deste estudo 18 alunos, com a realização de seis oficinas didáticas, na qual a arte foi o instrumento de interação. A pesquisa visou analisar possíveis mudanças comportamentais dos sujeitos após interação com expressões artísticas. Compreender que algumas competências são importantes para se relacionar com os outros e consigo mesmo, compreender e gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva, tendo a escola como um território promissor para a conquista desses objetivos. É fundamental que a escola possa trabalhar com os alunos competências que englobem os aspectos cognitivos e sócio emocionais de responsabilidade, colaboração, comunicação, criatividade, autocontrole, pensamento crítico, resolução de problemas e abertura ao outro. O Ministério da Educação, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais- (Pensa), enfatiza que a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. O interessante nessa reflexão é a possibilidade de relacionar-se com a arte de forma criadora partindo do pressuposto que conhecendo a arte de outras culturas, os alunos podem compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, que podem criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana e relacionando criativamente consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
- Amplificação do risco alimentar : estudo de caso no Jornal de Notícias impresso para o período 2000-2017Publication . Azevedo, Rosa Sofia Neves; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelTendo em conta que vivemos numa sociedade de risco e de informação, os média, nomeadamente a imprensa escrita, assume um papel crítico na disseminação da informação de risco, podendo amplificar ou atenuar o risco noticiado. Esta realidade é tanto mais marcante, na medida em que as reações do consumidor face ao risco, nomeadamente face ao risco alimentar, podem ser entendidas considerando as suas características psicológicas e sociais. Na realidade, os perigos alimentares também são abordados pelos média, sendo que durante uma crise alimentar, o consumidor sente uma ansiedade crescente fruto dos incidentes relacionados com a segurança alimentar. Esta investigação pretende avaliar o modo como o diário português Jornal de Notícias trata as notícias associadas ao risco alimentar, mais propriamente os títulos das suas capas que mencionem os perigos alimentares, para o período de 2000 a 2017. Para o efeito, analisaram-se os títulos das capas do Jornal de Notícias, considerando as seguintes variáveis: código; título; subtítulo; destaque; cores; recurso; origem do género alimentício; alimento; tipo de perigo; perigo; território envolvido. Das 335 capas analisadas, confirmou-se que os perigos alimentares tiveram cobertura nas capas do Jornal de Notícias, representando cerca de 5,1% das capas noticiadas durante o período em estudo, sendo que o tipo de perigo mais difundido foi o biológico, seguido do tipo de perigo estilo de vida. Individualmente, os perigos mais abordados foram a obesidade, a gripe das aves e a BSE. Verificou-se ainda que a BSE assumiu particular importância por ser o perigo que constituiu um maior número de manchetes. Por sua vez, não houve divulgação de qualquer tipo de perigo físico. Finalmente, a maioria das capas analisadas sobre perigos alimentares dizia respeito ao território português.