Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- "Aulas invadidas" : uma estratégia operativa de intervenção pedagógica na área da expressão dramáticaPublication . Vargas, Catarina; Pais, Carlos CastilhoEste trabalho consiste na criação e implementação de uma Aula-Invadida. Uma aula invadida é um conceito por mim criado em que uma série de atores/performers invadem a sala (sempre com o conhecimento do professor) e desenvolvem um determinado assunto/conteúdo que está a ser mais difícil de compreender por aquela turma (indicado pelo professor). A problemática deste estudo centra-se na utilização da Expressão Dramática como veículo de transmissão de conhecimentos, mais concretamente, com a realização de um teatro sobre determinado conceito, em sala de aula. Após a fundamentação teórica, é explanada a criação e implementação de uma Aula-Invadida sobre um determinado assunto (Graus dos Adjetivos), numa turma do 4.º ano do 1.º ciclo. Através de entrevistas e questionários, avalia-se como esta aula invadida funcionou e se atingiu os seus objetivos. A análise dos dados permitiu verificar como a expressão dramática funciona enquanto instrumento de ensino. O uso da expressão dramática pelo professor titular pode ajudá-lo no processo ensino-aprendizagem, nomeadamente no ensino de conteúdos em que os alunos têm mais dificuldades.
- "Liberta-me" : um estudo sobre a educação artística num estabelecimento prisionalPublication . Ferreira, Célia Cristina da Silva; Saldanha, ÂngelaO trabalho de investigação apresentado pretende alertar para a importância da educação artística no crescimento do ser humano, neste caso em particular, no desenvolvimento da autorrepresentação e autoconhecimento de pessoas privadas da sua liberdade. É apresentado um estudo de caso, construído com métodos qualitativos inerentes à investigação-ação, no Estabelecimento Prisional de Guimarães, com a utilização de práticas próprias das artes visuais, de forma a potenciar a autoanálise e o autoconceito para uma reflexão e potenciamento humano. Uma investigação de construção conjunta, iniciada em 2012, colaborativa e participada por todos os seus agentes (investigadora e reclusos/estudantes), que ainda se encontra em ação. E que coloca questões vinculadas à Educação Artística Formal de Adultos (privados de liberdade), identidade e contemporaneidade, com exemplos de experiências concretizadas em contexto real.
- É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)Publication . Reis, Manuel da Encarnação Portugal dos; Pais, Carlos CastilhoO trabalho de investigação que aqui proponho é um estudo exploratório das atividades de ensino e aprendizagem de instrumento de sopro com os alunos do 8º ano da Escola Secundária Olavo Moniz na Ilha do Sal, Cabo Verde. A problemática e o objeto de estudo centram-se no desenvolvimento da Educação Artística com relevo para a Educação e Expressão Musical e a performance em contexto de aprendizagem. A metodologia teórico-conceitual e empírica da pesquisa desenvolve-se através de uma investigação-ação com a duração de seis meses, de fevereiro a junho de 2016. Porém, farei uma retroação das ações dedicadas aos conceitos básicos da música e teoria musical que antecede este período de pesquisa. A interpretação dos dados do Projeto É_SOM de ensino de música traz à tona o contributo da educação pela arte nas suas diferentes formas artísticas que mobilizam saberes para o desenvolvimento pessoal, linguístico, estético-artístico e cultural dos jovens músicos. Estou convencido da importância deste projeto, das aprendizagens significativas conseguidas e do que virá no futuro e que aqui partilho, mas, sobretudo, por perspetivar o Projeto É_SOM como um exemplo de boas práticas educativas, culturais e artísticas, inspirado nas orientações internacionais e no Programa da Educação Artística de Cabo Verde, que poderá de guia teórico-conceitual para a implementação de boas práticas educativas.