Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TPMAE_ManuelReis.pdf3.44 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O trabalho de investigação que aqui proponho é um estudo exploratório das atividades de ensino e aprendizagem de instrumento de sopro com os alunos do 8º ano da Escola Secundária Olavo Moniz na Ilha do Sal, Cabo Verde. A problemática e o objeto de estudo centram-se no desenvolvimento da Educação Artística com relevo para a Educação e Expressão Musical e a performance em contexto de aprendizagem. A metodologia teórico-conceitual e empírica da pesquisa desenvolve-se através de uma investigação-ação com a duração de seis meses, de fevereiro a junho de 2016. Porém, farei uma retroação das ações dedicadas aos conceitos básicos da música e teoria musical que antecede este período de pesquisa. A interpretação dos dados do Projeto É_SOM de ensino de música traz à tona o contributo da educação pela arte nas suas diferentes formas artísticas que mobilizam saberes para o desenvolvimento pessoal, linguístico, estético-artístico e cultural dos jovens músicos. Estou convencido da importância deste projeto, das aprendizagens significativas conseguidas e do que virá no futuro e que aqui partilho, mas, sobretudo, por perspetivar o Projeto É_SOM como um exemplo de boas práticas educativas, culturais e artísticas, inspirado nas orientações internacionais e no Programa da Educação Artística de Cabo Verde, que poderá de guia teórico-conceitual para a implementação de boas práticas educativas.
The research I propose here is an exploratory study of the teaching and learning activities of a wind instrument with the 8th year grade students of Olavo Moniz Secondary School in Sal Island, Cape Verde. The problematic and the object of study of this work are focused on the development of artistic education with emphasis on Education and Musical Expression and the performance in a learning context. The theoretical-conceptual and empirical methodology of the research is developed through an investigation action with a duration of six months. February to June 2016. However, I will do a retroaction of the actions dedicated to the basic concepts of music and music theory that precedes this period of research. The interpretation of data from the É_SOM Music Teaching Project brings to the fore the contribution of education through art in its different artistic forms that mobilized knowledge for the personal, linguistic, aesthetic-artistic and cultural development of young musicians. I am convinced of the importance of this project, of the significant learnings acquired and from what will happen in the future, which I share here. But, above all, for foresee the É_SOM project as an example of good educational, cultural and artistic practices, inspired on the International guidelines and from the Artistic Education program of Cape Verde that should also inspire other teachers and schools in Cape Verde.

Description

Keywords

Educação Arte Ensino da música É_SOM (projetos) Education Art Music teaching Project É_SOM

Pedagogical Context

Citation

Reis, Manuel da Encarnação Portugal dos - É_som [Em linha]: projeto de ensino de música : (instrumentos de sopro). [S.l.]: [s.n.], 2018. 133 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue