Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.17 MB | Adobe PDF | |||
11.24 MB | Unknown | |||
12.84 MB | Unknown | |||
7 MB | Unknown | |||
4.34 MB | Unknown |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho de investigação incidiu no estudo da formação de duas estudantes finalistas da licenciatura em Animação Cultural da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, num contexto específico – o estágio. Assumindo a importância que possui a vivência de experiências reais em meios sociais concretos ao
longo da formação, este estudo teve como questão norteadora: Quais as competências que são desenvolvidas por um Animador Cultural no semestre de estágio, enquanto contexto de um processo de investigação-ação?
Decorrente da situação de estágio das estudantes que envolvia a construção e implementação de um projeto de investigação-ação numa instituição da 3ª Idade –
Academia Cultural e Social da Maceira – tentou-se ainda responder à seguinte questão:
Quais os contributos dos projetos de Animação Cultural, utilizando as Linguagens Artísticas, na aproximação da família ao idoso institucionalizado?
Este estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação das duas estudantes e perceber em que medida o estágio curricular contribui para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e profissional.
As principais linhas de força que nortearam este estudo vinculam-se às quatro principais ações destacadas no quadro teórico-conceptual deste projeto: o conceito de Animação e perfil do Animador; as relações existentes entre a Aprendizagem ao Longo da Vida e a 3ª Idade; o papel da Arte na intervenção e a Supervisão/Formação Profissional como conceitos aglutinadores e alimentadores.
O trabalho empírico assenta numa metodologia de análise qualitativa, num estudo de caso sobre uma investigação-ação. Um estudo de caso por parte da investigadora, concomitantemente supervisora de estágio, sobre a conceção, implementação e avaliação do projeto de estágio com contornos de investigação-ação da autoria das estudantes.
Os resultados obtidos revelam como a realização de um projeto de estágio, com características de investigação-ação, despoleta um processo de aquisição de competências inovadoras e reflexivas. Evidenciam também que as linguagens artísticas, quando abordadas através de projetos de criação conjunta, abrem caminho à aproximação
do idoso com a família.
Description
Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
Keywords
Formação Animação cultural Animador social Instituições Lar Pessoas idosas Estágios Supervisão Animation Seniors Lifelong learning Arts Supervision/training
Citation
Sousa, Jenny Gil - A formação do animador no contexto de estágio [Em linha] : estudo exploratório num lar da 3ª idade. Lisboa : [s.n.], 2010. 166 p.