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A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade
dc.contributor.advisor | Martins, Amílcar | |
dc.contributor.advisor | Lopes, Maria de São Pedro | |
dc.contributor.author | Sousa, Jenny Gil | |
dc.date.accessioned | 2012-04-17T10:54:14Z | |
dc.date.available | 2012-04-17T10:54:14Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação incidiu no estudo da formação de duas estudantes finalistas da licenciatura em Animação Cultural da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, num contexto específico – o estágio. Assumindo a importância que possui a vivência de experiências reais em meios sociais concretos ao longo da formação, este estudo teve como questão norteadora: Quais as competências que são desenvolvidas por um Animador Cultural no semestre de estágio, enquanto contexto de um processo de investigação-ação? Decorrente da situação de estágio das estudantes que envolvia a construção e implementação de um projeto de investigação-ação numa instituição da 3ª Idade – Academia Cultural e Social da Maceira – tentou-se ainda responder à seguinte questão: Quais os contributos dos projetos de Animação Cultural, utilizando as Linguagens Artísticas, na aproximação da família ao idoso institucionalizado? Este estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação das duas estudantes e perceber em que medida o estágio curricular contribui para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e profissional. As principais linhas de força que nortearam este estudo vinculam-se às quatro principais ações destacadas no quadro teórico-conceptual deste projeto: o conceito de Animação e perfil do Animador; as relações existentes entre a Aprendizagem ao Longo da Vida e a 3ª Idade; o papel da Arte na intervenção e a Supervisão/Formação Profissional como conceitos aglutinadores e alimentadores. O trabalho empírico assenta numa metodologia de análise qualitativa, num estudo de caso sobre uma investigação-ação. Um estudo de caso por parte da investigadora, concomitantemente supervisora de estágio, sobre a conceção, implementação e avaliação do projeto de estágio com contornos de investigação-ação da autoria das estudantes. Os resultados obtidos revelam como a realização de um projeto de estágio, com características de investigação-ação, despoleta um processo de aquisição de competências inovadoras e reflexivas. Evidenciam também que as linguagens artísticas, quando abordadas através de projetos de criação conjunta, abrem caminho à aproximação do idoso com a família. | por |
dc.identifier.citation | Sousa, Jenny Gil - A formação do animador no contexto de estágio [Em linha] : estudo exploratório num lar da 3ª idade. Lisboa : [s.n.], 2010. 166 p. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2097 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Animação cultural | por |
dc.subject | Animador social | por |
dc.subject | Instituições | por |
dc.subject | Lar | por |
dc.subject | Pessoas idosas | por |
dc.subject | Estágios | por |
dc.subject | Supervisão | por |
dc.subject | Animation | por |
dc.subject | Seniors | por |
dc.subject | Lifelong learning | por |
dc.subject | Arts | por |
dc.subject | Supervision/training | por |
dc.title | A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
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