Browsing by Issue Date, starting with "2021-05-28"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Mentora: uma ferramenta para aprender com o apoio de um mentorPublication . Rebordão, José Herculano Cordeiro Vaz Serra; Morgado, LinaEsta dissertação apresenta o desenvolvimento do projeto de protótipo da ferramenta Mentora, da ideia ao protótipo, uma nova ferramenta de mentoring desenvolvida para apoiar grupos de indivíduos em programas de mentoria nas organizações, sejam eles grupos de trabalho em empresas ou outro tipo de instituições, sejam grupos de investigação, ou simplesmente conjuntos de pessoas que necessitam de aumentar os seus conhecimentos em torno de um ou mais temas. No enquadramento teórico, começamos por apresentar o estado da arte das teorias e soluções técnicas de apoio à aprendizagem e capacitação com a utilização de mentoring. No capítulo dedicado ao desenvolvimento do projeto descrevemos a metodologia de desenvolvimento do protótipo Mentora, as suas principais características e funcionalidades. Apresentam-se também os resultados da sua implementação experimental e os próximos passos para o seu desenvolvimento e investigação.
- Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar SendimPublication . Preto, Sandra Paula Esteves; Marques, Maria do CéuGravar Territórios é uma investigação em Arte e Educação sobre duas ações de cinevideo implementadas em duas escolas, onde ANDAR e GRAVAR foram detonadores para nos aproximarmos do que nos rodeia: as pessoas e os lugares. Acontece num tempo em que comunicamos através de imagens em que se “fotografa para existir”, mas no qual nos afastamos de nós próprios, do outro e do que nos rodeia. Um tempo de urgência para que o Ser Humano tome consciência da sua condição. O trabalho de pesquisa efetuado teve por base a proposta de sair da escola e andar. Andar na rua, na paisagem, nos lugares e encontrar as pessoas… Aqui a transformação acontece na experiência, nos encontros e no caminho onde educador, artista e estudante, caminham lado a lado. Para apurar esta tomada de consciência, proponho, olhar com outros olhos, ouvir com outros ouvidos e Gravar. Gravar, implica olhar, escolher pontos de vista, medir, enquadrar, focar e neste tempo de experimentação acontecem descobertas. Neste processo produzimos um filme documental e um mapa videográfico. Esta produção adopta contextos de trabalho, próximos do cinema documental e onde a câmera se apresenta como mediadora no estabelecimento de novas relações (dentro e fora da escola). Aprendemos sobre filmes, experimentando e produzindo. No seu visionamento percebemos que o cinema nos aproxima, emocionamo-nos com as imagens, deslumbramo-nos com os lugares que ainda não tínhamos visto e identificamo-nos com as pessoas. Acontece algo “mágico”: inexplicável e tão característico do cinema. Enquanto Artista/Investigadora/Educadora, proponho refletir sobre dinâmicas onde cada um possa educar o seu olhar e sobre a necessidade de sair da escola para criar novos contextos de aprendizagem, num processo de liberdade criativa de todos.
- Aprendizagem ao Longo da Vida na UAb: desenvolvimento pessoal, capacitação e uma sociedade mais qualificadaPublication . Caetano, Fernando J. P.