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Recent Submissions
- Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes da Universidade Aberta, PortugalPublication . Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.Assumindo que o reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade política e social no espaço europeu, que ganhou ainda maior relevância com o surgimento da inteligência artificial generativa, desenvolveu-se o presente estudo que visa avaliar o nível de competência digital dos professores da Universidade Aberta de Portugal, identificando as áreas de competência com maiores fragilidades e, a partir desse diagnóstico, apontar possíveis respostas formativas em função do nível alcançado.
- Estudo sobre o Nível de Competências Digitais dos Docentes da CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRLPublication . Moreira, J. António; Nunes, Catarina; Lemos, Cátia; Valente, SóniaO reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade política e social no espaço europeu, e em particular em Portugal, que ganhou ainda maior relevância durante o último ano, fortemente marcado pelo desenvolvimento das tecnologias inteligentes criativas de Inteligência Artificial. Neste sentido Portugal tem lançado uma série de iniciativas, como o Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, 2020) e o “Skills for Pós-COVID Competências para o Futuro no Ensino Superior”, promovida pela Direção-Geral do Ensino Superior, que procuram reforçar essas competências. E foi no âmbito desta última iniciativa que a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL CESPU, decidiu realizar um estudo para, por um lado, avaliar as competências digitais dos seus professores, e, por outro, avaliar as necessidades de formação de cada uma das suas unidades orgânicas. Esta avaliação baseou-se num questionário desenvolvido pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), cuja componente principal se baseia numa ferramenta de autorreflexão -DigCompEdu CheckIn desenvolvida com base no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), que permitiu responder às finalidades solicitadas, especificamente, identificar: (i) níveis de proficiência e pontuações médias globais dos docentes, (ii) níveis de proficiência por áreas de competência digital, e (iii) níveis de proficiência por faixa etária, género, tempo de lecionação, tempo de utilização de tecnologias digitais e ambientes virtuais e unidade orgânica, sendo que este questionário foi traduzido e validado para a população portuguesa por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019).
- Estudar na Universidade Aberta: perfis, experiências e percursos d@s licenciad@s (2011-2020)Publication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, SusanaA presente publicação sistematiza os resultados obtidos em sucessivas edições do questionário aos licenciados da Universidade Aberta, abrangendo: os perfis sociodemográficos; as motivações, condições de estudo e resultados académicos; o grau de satisfação e balanço de competências; os impactos da licenciatura na vida profissional; e, por fim, os percursos académicos e projetos de futuro após a licenciatura. A análise agregada das três edições do questionário, levadas a cabo em 2015, 2018 e 2020, permite assim abarcar amostras representativas dos licenciados na instituição entre 2011 e 2018, sendo possível constatar muitos aspetos comuns e que constituem marcas da instituição, assim como algumas variações entre áreas de estudo e evoluções ao longo da última década.
- Relatório de Atividades do Conselho Científico: 2022Publication . Cardoso, João Luís; Negas, Mário Carrilho; Alves, Carlos Duarte; Fonseca, Sónia
- Relatório de Atividades do Conselho Científico: 2019Publication . Cardoso, João Luís; Costa, Fernando Pestana da; Alves, Carlos Duarte; Pimentel, Carmen; Fonseca, Sónia
- Relatório de Atividades do Conselho Científico: 2018Publication . Alves, Carlos Duarte; Pimentel, Carmen; Fonseca, Sónia; Caetano, Fernando J. P.; Marcos, Adérito
- Relatório de Atividades do Conselho Científico: 2017Publication . Alves, Carlos Duarte; Pimentel, Carmen; Fonseca, Sónia; Caetano, Fernando J. P.; Marcos, Adérito
- Relatório de Atividades do Conselho Científico: 2016Publication . Campos, Paula Cristina de; Marcos, Adérito
- Relatório de Atividades do Conselho Científico: 2021Publication . Cardoso, João Luís; Negas, Mário Carrilho; Alves, Carlos Duarte; Fonseca, Sónia
- Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativosPublication . Santos, José Rui; Henriques, SusanaNuma investigação as opções metodológicas tomam-se em função do seu objeto, dos seus objetivos e de muitos outros diferentes fatores, nem todos com o mesmo grau de importância para o investigador e para a própria investigação. Fatores como a extensão do estudo, o seu custo e o tempo disponível para a sua realização são, não raras vezes, determinantes nas opções tomadas. O inquérito por questionário é uma técnica de recolha de dados que pode ser a solução por excelência nessas alturas. Com um comportamento camaleónico, adaptável às diferentes metodologias, cujo nível de resultados não depende de si mesmo, mas, sim, da forma como é construído pelo investigador, o inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, tem como principal fator atrativo o facto de gastar o mesmo tempo seja qual for o tamanho da amostra. De carácter teórico e descritivo, baseado no estado da arte e nas impressões retiradas dos trabalhos investigativos dos seus autores, este trabalho, que não tem qualquer tipo de pretensões de exaustividade quer na descrição quer na reflexão efetuadas, tem como objetivo contribuir para uma sistematização dos aspetos ligados à conceção de um inquérito por questionário, especialmente orientado para o estudo de contextos educativos.
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