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- Ciência e divulgaçãoPublication . Universidade AbertaConversa com Carlos Fiolhais, físico da Universidade de Coimbra e distinguido com Grande Prémio Ciência Viva Montepio 2017.
- How are new sustainable development approaches responding to societal challenges?Publication . Ramos, Tomás B.; Caeiro, Sandra; Pires, Sara Moreno; Videira, Nuno
- O vaso campaniforme na revista NaturePublication . Universidade AbertaO Professor João Luís Cardoso, arqueólogo e professor catedrático da Universidade Aberta (UAb), na entrevista que deu a Iolanda Ferreira, descreve como fez parte uma equipa muito vasta e variada que assinou um artigo na revista Nature: The Beaker phenomenon and the genomic transformation of northwest Europe.
- Relatório de Atividades do Conselho Científico: 2017Publication . Alves, Carlos Duarte; Pimentel, Carmen; Fonseca, Sónia; Caetano, Fernando J. P.; Marcos, Adérito
- A história do fadoPublication . Universidade AbertaNa entrevista concedida à Universidade Aberta, o musicólogo, professor universitário e Diretor de Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, falou sobre a canção de Lisboa que é Património Imaterial da Humanidade, tendo referido que “o fado reflete a realidade de luz e sombra da comunidade que o criou”.
- Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: perfil académico dos estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade AbertaPublication . Seabra, FilipaO ensino superior a distância tem vindo a assumir um papel relevante, nomeadamente pelo papel que desempenha na sua democratização, sendo reconhecido, de modo crescente, como uma opção válida (Almeida, Marinho-Araújo, Amaral & Dias, 2012; Araújo, 2013). Uma das vantagens que comporta é possibilidade de atingir públicos não-convencionais do ensino superior – incluindo diversas minorias que tendem a estar sub-representadas neste nível de ensino (Marshall, 2016). No entanto, uma barreira ao papel democratizador desta modalidade de ensino prende-se com os níveis relativamente elevados de abandono que a têm caracterizado. Nesse sentido, o estudo da permanência dos estudantes no ensino superior a distância assumese como um elemento chave para o sucesso deste nível de ensino, procurando-se deslocar o foco da prevenção, para a promoção intencional dos fatores que podem levar os estudantes a permanecer (Araújo, 2013; Fiúza & Sarriera, 2013; Freitas, 2009). É nesse contexto que se situa o projeto PEESaD: Permanência dos Estudantes no Ensino Superior a Distância. Neste capítulo, apresenta-se brevemente o conceito de permanência no ensino superior, com destaque para a sua dimensão académica (Goulão, Seabra, Barros, Henriques & Cardoso, 2016)2 e apresentam-se resultados de um estudo piloto. Com base em dados obtidos recorrendo a um questionário online, apresenta-se uma caracterização em termos sociodemográficos e académicos de estudantes permanentes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta. Essa caracterização pretende orientar a reflexão institucional no sentido da promoção da permanência dos estudantes no ensino superior a distância. Os resultados evidenciam uma população não-convencional, composta essencialmente por adultos, trabalhadores e com responsabilidades familiares, com predomínio de estudantes mulheres. No entanto, o número de estudantes estrangeiros, (e)migrantes, e residentes em zonas menos servidas por ofertas presenciais ao nível do ensino superior não foi elevado, na amostra recolhida. Em termos académicos, constata-se a existência de longos hiatos entre a frequência de formação anterior e a frequência atual de uma licenciatura. O acesso no ensino superior dá-se sobretudo através de uma oferta direcionada especificamente para a população adulta (Maiores de 23) e a escolha da Universidade Aberta prende-se essencialmente com a flexibilidade temporal que o e-learning permite. Os estudantes permanentes não revelam percursos necessariamente lineares e correspondentes ao tempo previsto para conclusão da licenciatura. Por outro lado, o sucesso é relativamente elevado, assim como o sentimento de apoio por parte dos diversos intervenientes da comunidade académica. O curso é entendido como útil e propiciador de impactos ao nível profissional, e o seu nível de dificuldade é entendido como adequado. Uma área que merece ser alvo de uma intervenção intencional prende-se com o sentimento de pertença à universidade e integração académica, que supõe desafios específicos dadas as características dos estudantes.
- Emissão Nº 138Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiEntrevista com o físico Carlos Fiolhais, professor catedrático da Universidade de Coimbra e diretor do Rómulo - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva Montepio 2017. Fugas: Raquel Roque Gameiro. A vida e obra de Raquel Roque Gameiro, a propósito da Exposição “Mão Inteligente: Raquel Roque Gameiro (1889-1970) - Ilustração e Aguarela”, patente na Casa Roque Gameiro, Amadora, por Sandra Leandro, investigadora e professora da Universidade de Évora. Notícias: Alexandra Gago da Câmara, docente da Universidade Aberta (UAb), conversou com Victoria Soto Ada e Isabel Solís Alcudia, docentes da Universidade de Ensino a Distância de Madrid (UNED), sobre o curso MOOC “Património Ibérico classificado pela UNESCO. Estudos de caso: Évora e Toledo”, no âmbito da parceria entre a Universidade Aberta e a Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED); Conhecer a Aula Aberta. Finaliza com a rubrica “Agenda”.
- Alteração das estruturas familiaresPublication . Bäckström, BárbaraAs famílias portuguesas estão em mudança num país onde a natalidade diminuiu em 2017. O Diário de Notícias destacava numa notícia, a 10 de janeiro de 2018, que nasceram menos sete crianças por dia em 2017. No mesmo ano, a mortalidade foi superior aos nascimentos, havendo mais 24 mil mortes do que nascimentos, o maior saldo negativo desde 2000. A população portuguesa está a encolher, com uma taxa de natalidade de 4,8 por mil habitantes e um índice de fertilidade de 1,3. Os imigrantes poderiam ser parte da solução. Portugal precisa de mais imigrantes para não encolher e, se fechasse as portas à imigração, o País perderia 2,6 milhões de pessoas até 2060. Como afirma Maria Filomena Mendes, à Renascença, há uma redução da dimensão familiar, temos famílias com cada vez menos filhos. De acordo com a demógrafa, as famílias portuguesas não estão em crise mas sim em mudança, num país em que os níveis de fecundidade são afetados pelas condições económicas e pelo aumento da esperança média de vida. A precariedade laboral, a crise e o aumento da esperança média de vida são algumas das causas dessa diminuição do número de filhos.
- Planos de adaptação às alterações climáticas nos países situados na bacia do MediterrâneoPublication . Pedreiro, José Jerónimo; Azeiteiro, Ulisses; Caetano, Fernando J. P.Este trabalho insere-se na “Temática das Alterações Climáticas”, na sua dimensão da “Adaptação às Alterações Climáticas”, nos países situados a norte do Mediterrâneo (Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Malta, Chipre), é pertinente e engloba toda uma geografia com afinidades climáticas, socio-ambientais e socio-políticas que partilham o mar Mediterrâneo (oceanográficas e meteorológicas, assim como eco-climáticas). No presente trabalho são identificados os Planos Nacionais de Adaptação às Alterações Climáticas, sendo analisadas as estratégias de adaptação que são comuns aos países da União Europeia da bacia do mediterrâneo. Pretende-se analisar a forma como cada país estabeleceu os seus Planos em função da sua geografia, da agroecologia, do ambiente e dos desafios e questões sectoriais (biodiversidade, saúde, energia e sustentabilidade), entre outros, na procura e análise de padrões de adaptação e resposta.
- A perceção dos stakeholders sobre o desenvolvimento turístico : o caso da Ilha de São MiguelPublication . Moniz, Fabiana Cordeiro; Simão, JoãoO turismo na Região Autónoma dos Açores (RAA) e em especial na Ilha de São Miguel tem sofrido, nos últimos anos, um aumento muito significativo do setor e com este, o surgimento, inevitável, de impactos a nível económico, sociocultural e ambiental. Neste contexto, este estudo tem como principal objetivo avaliar e conhecer as perceções dos diferentes stakeholders, sobre o desenvolvimento turístico da região, verificando que impactos (positivos e negativos) são identificados para Ilha de São Miguel. Para além da identificação dos impactos percecionados, pretende-se a identificação, segundo o Modelo de Competitividade dos Destinos Turísticos desenvolvido por Ritchie e Crouch, dos principais motores impulsionadores/inibidores da competitividade do destino turístico de São Miguel. E por último, a caracterização do nível de envolvimento e de participação dos stakeholders locais, no processo de planeamento turístico da ilha de São Miguel. No enquadramento teórico são abordadas temáticas e subtemáticas relacionadas com o conceito de Turismo, com os Desafios ao Desenvolvimento Turístico em Espaços Insulares, Impactos Sociais, Económicos e Ambientais, Competitividade de destino turístico e Participação Pública de Stakeholders. Como metodologia, para alcance destes objetivos, optou-se por entrevista semidiretiva e análise de conteúdo (anexo II), a uma amostra de Stakeholders da ilha de São Miguel, Açores.
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