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- Aferição da qualidade no ensino superior : exemplos de boas práticasPublication . Grupo de Trabalho para a Qualidade no Ensino Superior GT2; Comissão Setorial para a Educação e Formação CS/11; Pontes, Alexandra; Pile, Marta
- Ciclo de conferências "O presente e o futuro na educação e elearning"Publication . Gabinete de Comunicação e Relações InterculturaisO ciclo de conferências que agora apresentamos nesta edição é a expressão e a voz do pensamento para a mudança e a inovação na educação digital. Os temas em debate ao longo deste ciclo de conferências organizado pelo Conselho Geral e a Reitoria da Universidade Aberta, com a maior participação dos conselheiros externos na moderação das conferências, foram organizados em domínios estruturantes para a reflexão e o planeamento da ação da universidade no âmbito da sua missão e desenvolvimento estratégico. Pensar a universidade e a sua missão é uma construção partilhada com a voz social, pois a universidade é o lugar para a criação do conhecimento e para a valorização da sociedade. No âmbito deste exercício de construção de uma voz partilhada entre a universidade e a comunidade foram realizados quatro momentos de debate intenso, plural nas ideias e sem reservas nas conceções, com a participação dos mais ilustres pensadores, aos quais apresento o maior agradecimento por terem aderido a esta iniciativa. A educação a distância é o futuro que temos de saber construir porque o conhecimento na sociedade digital é uma criação colaborativa, partilhada e em rede. Por esta razão a Universidade Aberta de Portugal tem como missão valorizar a criação de conhecimento em língua portuguesa para que esta seja uma língua de encontro e conhecimento na sociedade digital. Procurámos neste encontro da língua e cultura a valorização do conhecimento ao debater um conjunto de temas estruturantes para a afirmação da educação digital. O ciclo de conferências constituiu um lugar de debate sobre os seguintes temas: as políticas para a regulação da educação a distância e elearning; a inovação pedagógica na educação a distância; a educação na agenda dos media digitais; e as políticas da língua para a criação de conhecimento na sociedade digital. Foram momentos intensos de confronto para construir um pensamento inovador, o qual agora apresentamos para memória futura neste registo despido nos resumos dos debates.
- Diplomados em ciências do consumo alimentarPublication . Moura, Ana Pinto de; Caetano, Fernando J. P.; Seixas, SóniaO presente documento visa contribuir para uma melhor caracterização do estado e do movimento dos Diplomados do Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar (MCCA) da Universidade Aberta (à data de abril de 2019). Pretende igualmente ser um instrumento que facilite o contacto entre a comunidade de estudantes do MCCA, na expectativa de gerar intercâmbio e sinergias pessoais, profissionais e científicas.
- Doutoramento Honoris Causa : Guilherme d'Oliveira MartinsPublication . Universidade Aberta
- Doutoramento Honoris Causa: Maria Helena Nobre de Morais Querido SemedoPublication . Universidade Aberta
- Doutoramento Honoris Causa: Roberto Artur da Luz CarneiroPublication . Universidade Aberta
- Estudar na Universidade Aberta: perfis, experiências e percursos d@s licenciad@s (2011-2020)Publication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, SusanaA presente publicação sistematiza os resultados obtidos em sucessivas edições do questionário aos licenciados da Universidade Aberta, abrangendo: os perfis sociodemográficos; as motivações, condições de estudo e resultados académicos; o grau de satisfação e balanço de competências; os impactos da licenciatura na vida profissional; e, por fim, os percursos académicos e projetos de futuro após a licenciatura. A análise agregada das três edições do questionário, levadas a cabo em 2015, 2018 e 2020, permite assim abarcar amostras representativas dos licenciados na instituição entre 2011 e 2018, sendo possível constatar muitos aspetos comuns e que constituem marcas da instituição, assim como algumas variações entre áreas de estudo e evoluções ao longo da última década.
- Estudo sobre o Nível de Competências Digitais dos Docentes da CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRLPublication . Moreira, J. António; Lemos, Cátia; Valente, Sónia; Nunes, Catarina S.O reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade política e social no espaço europeu, e em particular em Portugal, que ganhou ainda maior relevância durante o último ano, fortemente marcado pelo desenvolvimento das tecnologias inteligentes criativas de Inteligência Artificial. Neste sentido Portugal tem lançado uma série de iniciativas, como o Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, 2020) e o “Skills for Pós-COVID Competências para o Futuro no Ensino Superior”, promovida pela Direção-Geral do Ensino Superior, que procuram reforçar essas competências. E foi no âmbito desta última iniciativa que a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL CESPU, decidiu realizar um estudo para, por um lado, avaliar as competências digitais dos seus professores, e, por outro, avaliar as necessidades de formação de cada uma das suas unidades orgânicas. Esta avaliação baseou-se num questionário desenvolvido pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), cuja componente principal se baseia numa ferramenta de autorreflexão -DigCompEdu CheckIn desenvolvida com base no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), que permitiu responder às finalidades solicitadas, especificamente, identificar: (i) níveis de proficiência e pontuações médias globais dos docentes, (ii) níveis de proficiência por áreas de competência digital, e (iii) níveis de proficiência por faixa etária, género, tempo de lecionação, tempo de utilização de tecnologias digitais e ambientes virtuais e unidade orgânica, sendo que este questionário foi traduzido e validado para a população portuguesa por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019).
- Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes da Universidade Aberta, PortugalPublication . Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.Assumindo que o reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade política e social no espaço europeu, que ganhou ainda maior relevância com o surgimento da inteligência artificial generativa, desenvolveu-se o presente estudo que visa avaliar o nível de competência digital dos professores da Universidade Aberta de Portugal, identificando as áreas de competência com maiores fragilidades e, a partir desse diagnóstico, apontar possíveis respostas formativas em função do nível alcançado.
- Formação e inclusão: educação de adultos e experiências para a empregabilidade: atas da conferência internacionalPublication . Bastos, Glória; Sequeira, Rosa Maria; Fombona, Javier
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