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- Grupos de pesquisa online na formação de professores-pesquisadores: produzindo conhecimento na ciberculturaPublication . Santos, Rosemary; Santos, Edméa; Couto Junior, Dilton RibeiroGrupos de Pesquisas vinculados a programas de pós-graduação são ambiências formativas singulares e singularizantes para a formação de pesquisadores, principalmente no campo da Educação. Estudar junto, conviver e partilhar saberes no contexto de uma pesquisa institucional, participar de orientações coletivas, mobilizar multiletramentos científicos e organizar a difusão científica das pesquisas são apenas algumas das atividades cotidianas dos grupos de pesquisa. Com a advento da cibercultura, grupos de pesquisa vem atuando online , subvertendo limites e constrangimentos dos encontros face to face . Este artigo é fruto de uma pesquisa- formação na cibercultura que através do dispositivo da conversa online , buscou compreender como se instituem grupos de pesquisa online e como estes engendram suas dinâmicas curriculares. O campo de pesquisa aconteceu no contexto de um importante programa de uma universidade pública no Rio de Janeiro, Brasil. Os praticantes da pesquisa foram professores e estudantes que atuavam online com seus grupos de pesquisa. O repertório teórico-metodológico do estudo procurou bricolar a abordagem multirreferencial com as pesquisas com os cotidianos na cibercultura. O estudo constatou que os atos de ensinar e toda criação curricular passam necessariamente pela preocupação com a formação como experiência social, política, acadêmica e afetiva.
- A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na ciberculturaPublication . Chagas, Alexandre Meneses; Linhares, Ronaldo NunesA temática deste texto aborda as possibilidades pedagógicas da utilização da curadoria de conteúdos digitais na pesquisa-formação na cibercultura, enquanto dispositivo metodológico. Parte do pressuposto de que a curadoria de conteúdo digital se mostra um potente dispositivo de pesquisa na cibercultura, tornando os pesquisadores preparados para uma construção colaborativa e coletiva de práticas. Tem como objetivo sugerir um dispositivo com inspiração na abordagem plural- multirreferencial para uso na pesquisa-formação na cibercultura. Optou-se por realizar uma revisão crítica de modelos de curadoria de conteúdo, para ser possível propor um modelo específico a ser utilizado na pesquisa-formação na cibercultura. Como resultado, percebe-se o potencial da curadoria de conteúdo digital, ao propiciar ao pesquisador um dispositivo flexível no aprendizado de novos conceitos ao se fazer pesquisa.
- Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagemPublication . Bassani, Patrícia Scherer; Magnus, Emanuele BioloEste trabalho aborda o processo de autoria no contexto educativo, sob a perspectiva da curadoria, articulado aos estudos sobre ambientes pessoais de aprendizagem (do inglês, Personal Learning Environment – PLE), a partir do uso de diferentes interfaces digitais. Exercitar a prática curatorial no contexto educativo envolve o desenvolvimento de atividades em que o sujeito, aluno e/ou professor, se coloca no papel de autor do seu percurso de aprendizagem, que envolve a seleção de conteúdos, a articulação entre os diferentes materiais selecionados, a produção de novos artefatos, seja por meio da criação e/ou recombinação de artefatos já existentes. Este estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, apresenta uma proposta de curadoria no contexto educativo a partir de três etapas complementares e inter-relacionadas: curadoria preliminar, significativa e consolidada. Apresentamos o processo de curadoria no contexto de duas dinâmicas formativas desenvolvidas no ensino superior em diferentes contextos: a) formação inicial de professores em Licenciatura em Letras; b) projeto de pesquisa de tendências comportamentais na área de Moda e Design. Resultados apontam que uma abordagem pedagógica baseada na curadoria de conteúdo digital sob a perspectiva do PLE pode contribuir para fomentar processos de autoria e de colaboração.
- Uma placa de xisto reaproveitada da Lapa do Fumo (Sesimbra)Publication . Cardoso, João Luís; Vilaça, RaquelApresenta-se o estudo de uma placa de xisto recolhida na Lapa do Fumo correspondente ao reaproveitamento de um exemplar de maiores dimensões ocasional ou intencionalmente fracturado. São discutidas as diversas alternativas susceptíveis de justificarem o reaproveitamento deste tipo de objectos, os quais ocorrem na Estremadura e a sul do Tejo, tanto em contextos funerários como habitacionais entre o Neolítico Final (último quartel do 4.º milénio a.C.) e o Calcolítico Pleno/final (segunda metade do 3.º milénio a.C.).
- Design science research: pesquisa científica atrelada ao design de artefatosPublication . Pimentel, Mariano; Filippo, Denise; Santos, Thiago MarcondesNa Educação, desenvolvemos artefatos: aulas, recursos didáticos e práticas educacionais. É possível inter-relacionar o desenvolvimento de um artefato com a produção de conhecimento teórico, sendo Design Science Research (DSR) a abordagem que apresentamos neste texto para a realização de pesquisas científicas atreladas ao desenvolvimento de artefatos. Nessa abordagem, objetiva-se projetar uma realidade diferente, modificada por artefatos projetados para resolver problemas em determinados contextos, sendo o conhecimento científico resultado da investigação do uso do artefato numa determinada situação. A DSR é uma abordagem ainda em discussão; neste artigo apresentamos como temos nos apropriado de DSR. Em particular, apresentamos o Modelo-DSR em que sintetizamos as principais lições aprendidas por nosso grupo. Para exemplificar o uso do Modelo-DSR, apresentamos a pesquisa sobre os Tapetes Musicais Inteligentes. Consideramos que o Modelo-DSR tem ajudado a tornar as pesquisas de nosso grupo mais rigorosas em termos teórico-epistemológico-metodológico e, assim, mais relevantes em termos científicos. Apresentamos esse modelo por considera-lo um instrumento útil para apoiar outros pesquisadores que desejam pensar-fazer DSR.
- A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicosPublication . Oliveira, Isolina; Miranda, Branca; Barreira, Carlos Manuel FolgadoA construção de comunidades de aprendizagem profissional constitui uma tentativa de colocar as práticas dos professores no centro dos processos formativos. A formação dessas comunidades pode ser potenciada em ambientes virtuais de aprendizagem quando assentes no trabalho colaborativo e na reflexão sobre as práticas educativas. Neste pressuposto foi desenvolvida uma oficina de formação com professores de duas escolas/agrupamentos de escolas portuguesas com funções de coordenação e liderança pedagógica. Esta ação faz parte de um projeto em desenvolvimento desde 2017 que envolve a colaboração entre escolas e duas universidades visando a promoção do desenvolvimento profissional docente. Este artigo apresenta o processo de construção das comunidades virtuais de aprendizagem, analisa e discute os resultados obtidos através das narrativas e artefactos produzidos pelos participantes, das suas interações nos fóruns virtuais e dos relatórios reflexivos individuais realizados no final da ação. Os resultados evidenciam a construção de novos conhecimentos bem como o refazer de crenças e atitudes sobre o papel da supervisão pedagógica como estratégia para a inovação das escolas e no desenvolvimento profissional docente. Argumenta-se sobre a relevância dessas comunidades como um instrumento poderoso na formação de líderes e supervisores pedagógicos pela possibilidade de desenvolvimento de competências reflexivas, colaborativas, comunicacionais e de liderança.
- Como estruturar atividades para o ensino online: orientações para a prática síncrona e assíncronaPublication . Moreira, Darlinda; Barros, Daniela Melaré VieiraComo Estruturar Atividades Online: Orientações para a Prática Síncrona e Assíncrona, apresenta uma síntese dos principais elementos que organizam a prática do ensino online.
- O método cartográfico na/com a formação na ciberculturaPublication . Carvalho, Felipe da Silva Ponte de; Pocahy, FernandoO presente artigo problematiza a formação docente, a partir de experimentações cartográficas, sobretudo em nossa sociedade contemporânea marcada pelo digital em rede, denominada de cibercultura. Para isso, mergulhamos nas ideias de Deleuze, Guattari, Rolnik, Foucault entre outros e a partir dessas ideias, traçamos articulações cartográficas de metodologizações e movimentações ética-estética-políticas com os estudantes da disciplina de Educação do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Os principais efeitos desta experimentação no cotidiano da pesquisa, reafirmam que o método cartográfico é um método processual, analítico- crítico e que é produzido no ato de pesquisar com o outro e não sobre o outro; a formação de si enquanto cartógrafo ocorre em distintas e singulares formas de composição de territórios existenciais, produzidas com o mundo e no caminhar da pesquisa; cartografar é um gesto político, epistemológico, reflexivo e crítico, no qual conduz o/a pesquisador/a a tomadas de posição e análises aprofundadas da complexidade de seu tempo.
- Orientações práticas para a comunicação síncrona e assíncrona em contextos educativos digitaisPublication . Moreira, Darlinda; Barros, Daniela Melaré VieiraEsta apresentação visa a comunicação na Educação a distância, caraterizando o o espaço comunicativo online, síncrono e assíncrono, e os modos de comunicação, relacionando com a tecnologia disponível. São igualmente divulgadas oportunidades para comunicação e interação no espaço educativo digital.
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