CIAC | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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- Aperfeiçoamento da formação de bombeiros através da realidade virtual: perspetivas sobre benefícios, desafios e integração tecnológicaPublication . Pinheiro, Bruno; Veiga, Pedro; Branco, PauloA utilização da realidade virtual (RV) na formação de bombeiros é uma inovação promissora, com o potencial de transformar métodos de treino tradicionais, ao permitir simulações de cenários de alto risco de forma controlada e segura. Este artigo explora os benefícios e os desafios da integração da RV em programas de formação, destacando as suas vantagens no desenvolvimento de competências práticas e na preparação para situações de emergência complexas. O realismo proporcionado pela RV facilita a imersão dos bombeiros em ambientes virtuais onde podem praticar manobras e tomada de decisões sem os riscos inerentes ao uso de fogo real, aumentando a segurança e permitindo a repetição de cenários sem custos adicionais significativos. Contudo, a aplicação da RV enfrenta desafios técnicos e de aceitação. Barreiras como o custo elevado de equipamentos, as dificuldades na criação de simulações completamente realistas, especialmente para replicar fatores como o calor e o fumo, e a resistência de alguns profissionais em adotar tecnologias novas são questões relevantes. Além disso, a necessidade de hardware especializado e a possível ocorrência de desconfortos físicos, como enjoos, indicam a importância de um período de adaptação. Ainda assim, estudos indicam que a RV pode oferecer benefícios significativos, como o feedback imediato e a possibilidade de personalização do treino para responder às necessidades individuais. A integração eficaz da RV requer uma abordagem colaborativa entre corporações de bombeiros e de quem desenvolve a tecnologia para adaptar a inovação às especificidades do treino de emergência. O potencial da RV para elevar o nível de preparação dos bombeiros de forma segura e eficiente aponta para uma aplicação crescente dessa tecnologia na área de segurança pública, destacando a importância de investigações futuras para otimizar o seu uso em cenários reais de emergência.
- Educação, cinema e redes sociais: um olhar a partir do Plano Nacional de CinemaPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelConsiderando a relação do cinema com a educação no contexto das redes sociais, o presente texto constitui-se como uma reflexão teórica em torno da tríade Educação/Cinema/Redes Sociais, no contexto de uma investigação doutoral em curso sobre a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema (PNC). A revolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede, em queas pessoas se vêem como cidadãos ativos, construtores de interações e conteúdos, e não apenas como consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros. O cinema, enquanto arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade, mas encontra agora novas possibilidades e caminhos para intervir, contando com públicos participativos, que, além de recetores, podem ser produtores de conteúdos audiovisuais no seu quotidiano. As novas formas de viver o cinema influenciam as atividades desenvolvidas pelo PNC e reforçam os seus objetivos educacionais. Este texto pretende ser um ponto de partida para o enquadramento teórico de uma investigação que visa compreender de que modo a referida iniciativa governamental tem feito uso das redes sociais digitais online , e contribuir para a consolidação do conhecimento científico sobre as áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais.
- O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciênciasPublication . Bidarra, José; Martins, OlímpioEste artigo examina dois casos de ambientes multimédia desenvolvidos no âmbito do projecto Ciência Viva, possuindo um carácter inovador como dispositivos educacionais orientados para sensibilizar públicos diversificados. O projecto designado por Carsoscópio é aqui analisado nas duas componentes multimédia que se designam por Geódromo e Climatógrafo, porém não se esgota na análise dos factores científicos e de desenvolvimento técnico inerentes aos dois casos referidos, investiga também outros aspectos-chave para o sucesso deste projecto, nomeadamente, o uso da imaginação como factor-chave de sucesso e a forte relação estabelecida entre a tecnologia e a pedagogia necessariamente associadas aos temas tratados (a Geologia, o Clima, a Biologia).
- Média-Arte Digital (MAD) na educação para a cidadania: práticas educativas formais e informais no século XXIPublication . Jermias, Sílvia; Carvalho, Isabel Cristina; Soares, Ana Isabel; INVEPA Média-Arte Digital (MAD) preenche o quotidiano visual das crianças e jovens do século XXI. A diversidade de conteúdos digitais, plataformas de informação e comunicação têm vindo a ampliar, nas últimas duas décadas, a investigação na área da MAD, assim como a relação com os públicos mais jovens, nas práticas formais em sala de aula e nas práticas informais. Este artigo explora a triangulação educativa entre a intervenção cívica, a criação em MAD e a comunidade jovem - Currículo, Cultura e Comunidade. Em ambiente de sala de aula - Cidadania e Desenvolvimento - duas turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar a Escola Básica Vasco da Gama de Sines, são representativas desta articulação, através da qual se questiona se as suas criações multimédia lhes despertam a consciência e intenção artivista para o poder da MAD. Procura conhecer-se que temas interessam aos jovens e de que modo estes atuam na sociedade em que se inserem, dentro e fora da escola, artística, social, digital ou fisicamente. A metodologia utilizada assenta numa pedagogia interativa e participativa, de acordo com a qual os alunos em sala de aula não são entendidos apenas como seguidores, mas são vistos igualmente como criadores em MAD - videoarte. No contexto da Literacia para a Média-Arte Digital, entendemos ser importante ampliar a comunicação entre docentes e estudantes na promoção da criação artística, digital e cívica. A criação em videoarte nas práticas educativas revela potencial na comunicação massiva e, quando direcionada para causas sociais e ambientais, permite o envolvimento coletivo cívico e artístico dos mais jovens, dentro e fora da escola, bem como a sensibilização das comunidades para temas de pertinência atual. No final, o artigo apresenta a perceção, a consciência sobre a utilização cívica que os alunos fazem da MAD e a sua capacitação digital mobilizada para a Cidadania, mais participativa nas práticas formais em sala de aula. A escola estimula e permite a participação dos jovens e coloca-lhes desafios atuais sobre o mundo que os rodeia; contudo, nas práticas educativas informais, fora da escola, verifica-se que os jovens não cultivam hábitos de intervenção sociocultural com autonomia. É pouco percetível a intervenção e o desenvolvimento da sua capacitação digital em iniciativas sociais, culturais e artísticas na cidade onde nasceram e vivem.
- Método e registo: uma proposta de utilização da a/r/cografia e diários digitais de bordo para a investigação centrada em criação e prática artística em média-arte digitalPublication . Veiga, Pedro Alves daEste artigo propõe uma abordagem metodológica e prática de suporte ao desenvolvimento de processos artísticos e investigação criativa em média-arte digital que apoie a criação, recriação, documentação, comunicação e preservação dos artefactos. Para este efeito, este artigo toma como ponto de partida a a/r/cografia, uma proposta metodológica apresentada pelo seu autor como uma evolução da a/r/tografia, mais adequada à investigação e criação em média-arte digital. Ela é agora complementada pelo conceito de diário digital de bordo, sendo também este uma evolução do diário gráfico já utilizado nas artes visuais. Desta sinergia, resulta o potencial de não apenas investigar de forma sistemática os processos criativos e evolutivos subjacentes à criação de artefactos de média-arte digital, como também de proceder ao seu registo digital, iterativo e incremental, para memória e referência futura. Este registo tem como destinatários os próprios a/r/cógrafos, mas também o público que poderá aceder a um manancial de informação de contextualização e funcionamento do artefacto, contribuindo desta forma, também, para a própria curadoria. Ao propor a associação do método ao registo, cria-se um sistema adequado para modelar, prototipar, refletir, avaliar, exibir, apresentar, discutir e divulgar obras de média-arte digital, bem como para registar esses mesmos processos, a investigação e comunicação a eles associados e sobre eles desenvolvidos. Esta proposta visa, assim, contribuir para a criação de uma “literacia criativa” sobre a média-arte digital, produzindo conhecimento que possa revelar-se de utilidade na prática a/r/cográfica atual e futura, tanto pelos respectivos autores como por terceiros, aumentando ainda a compreensão das ligações interdisciplinares da média-arte digital aos seus contextos individuais, sociais, históricos, educacionais, políticos, económicos, tecnológicos e culturais.
- MY MONO NO AWARE : um passeio sonoro interativo para a promoção de autorreconhecimentoPublication . Mestre, Ricardo; d'Orey, Rui; Veiga, Pedro Alves daEste artigo apresenta o processo de conceção, implementação e teste, ainda que com um público limitado, de um artefacto audiovisual interativo. Inspirado nos conceitos de soundscape e soundwalk, o artefacto utiliza um método empírico de exploração de ambientes sonoros para a perceção e compreensão das práticas diárias humanas. Através da combinação da arte sonora, generativa e média-arte digital, este artefacto visa exemplificar um método de construção de representações sonoras individuais, testando, posteriormente, o grau de autorreconhecimento dos indivíduos retratados. Suportado numa abordagem metodológica qualitativa de cariz etnográfico e fenomenológico, o artefacto é desenvolvido segundo o método a/r/cográfico, constituindo o presente artigo uma concretização da etapa final daquele método.
- Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a literacia mediática e a inclusão digital?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNeste texto, propomos refletir sobre a literacia mediática e a inclusão digital no contexto do Plano Nacional de Cinema. O nosso objetivo é compreender se esta iniciativa pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento de tais desígnios, entre outras competências, digitais e sociais, que atualmente integram a ideia de cidadania plena. Os referenciais utilizados no presente estudo indicam que, cada vez mais, as tecnologias e a globalização do mundo proporcionam novos estilos de vida, com os media a afastarem-se dos tradicionais meios físicos e a convergirem para meios online, além de serem mediados por dispositivos eletrónicos, que se tornam quase como prolongamentos do corpo humano. Torna-se imprescindível uma preparação adequada do cidadão contemporâneo para (sobre)viver numa sociedade altamente mediatizada, que capacite todos para o acesso a novos meios de comunicação, para a compreensão e a avaliação crítica da informação, e para a criação de conteúdos. A Escola é responsável pelo acompanhamento desta evolução e pela preparação do indivíduo para novos desafios sociais e profissionais, logo, torna-se fundamental interligar a literacia mediática, o currículo e as atividades escolares. Verificamos que o Plano Nacional de Cinema permite concretizar um trabalho importante em prol da literacia mediática e da inclusão digital, apoiando escolas e professores na realização de atividades transdisciplinares, em que o Cinema surge como recurso mediático. É possível, pois, concluir que esta iniciativa governamental constitui uma ferramenta promotora da literacia mediática e da inclusão digital, contribuindo para o fortalecimento da cidadania digital e de uma sociedade da informação mais inclusiva.
- Prefácio. Média-Arte Digital: ampliando conceitosPublication . Veiga, Pedro Alves; Bidarra, José; Araújo, AntónioO conceito de média-arte digital é o resultado da evolução, não só de movimentos estéticos e artísticos ao longo dos últimos cem anos, mas também da constante evolução da tecnologia e da ciência, apresentando-se num estado de fluxo e transformação constantes. Com a crescente digitalização e síntese de texto, imagens, sons, animação e vídeo, o termo “média” entrou no léxico corrente para designar qualquer tipo de conteúdo sensorial e cognitivo, passível de reprodução através de meios digitais, no que veio a ser designado como convergência mediática.
- Videoarte: identidade de género e territóriona prática da cidadania digitalPublication . Jermias, Sílvia ; Soares, Ana Isabel; Carvalho, Isabel Cristina; Universidade da Madeira (UMa)Este artigo apresenta a relação entre a videoarte, enquanto recurso pedagógico em Média-Arte Digital, na prática de uma cidadania digital, em contexto formal e informal com os mais jovens. A identidade de género e território é apresentada conceptualmente como enquadramento sociocultural para a abordagem artística à videoarte da criação da autora, Somos Todos Mar. A análise da referida videoarte reflete a relação entre a mulher e a infância, a poesia e a calma do mar. Este choque de identidade retrata a relação com o mundo - o mar (industrializado). Enquanto caso de estudo, reflete sobre como a videoarte explora as fronteiras de territórios com a intervenção da mulher. A relação estabelecida com o mar transcende-o enquanto fronteira, produtor de oxigénio; ou seja, enquanto elemento que, cultural e historicamente, sustenta e constrói comunidades. Reforça-se a necessidade de uma transversalidade disciplinar na diversidade de áreas de estudo e nos projetos escolares artísticos, que abordem a igualdade de género, o território e o ambiente, com base no ecofeminismo. Somos Todos Mar contribuiu para a discussão e a reflexão a propósito do território e da relação com a figura feminina, impulsionando a participação cívica e criativa para uma cidadania mais crítica, justa e proativa.
- Visualização de informação de opiniões online sobre restaurantes: uso de técnicas orientadas à visualização de grafosPublication . Carvalho, Elizabeth; Chaves, Marcirio; Sacramento, NéliaThe scientific interest in the analysis of online reviews available on the Web 2.0 is growing. The results are usually massive and made available in tabular or textual format. As a result, the readability of information is reduced and consequently the human-machine interaction is compromised. Moreover, the area of Information Visualization (VI) can be a valuable help to remedy this deficiency, but has been little explored in this context. This article introduces a novel application of techniques of graph-oriented visualization from the data analysis of online reviews about restaurants. Special emphasis is given to the visual mapping of the main aspects mentioned (e.g., the quality of food or service) as well as the type of attitude expressed in the opinion (e.g., appreciation or judgment). Views are designed to support the decision-making process of restaurateurs, customers and prospective customers.