Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O texto proverbial em língua Cinyungwe em Moçambique: uma análise na perspetiva semântico-pragmáticaPublication . Nuro, Aissa; Seara, IsabelO presente trabalho, com o tema O Texto proverbial em língua Cinyungwe, em Moçambique: Uma Análise na Perspetiva Semântico-Pragmática, tem como objetivo analisar pragmática e semanticamente os textos proverbiais do Povo Nyungwe, seu o papel social e cultura, para melhor entender a sua origem, o seu uso e as situações quotidianas em que são empregues. Para o estudo, partimos dos pressupostos de que as fraseologias proverbiais, embora sejam equilibradores sociais, são desconhecidas e não são incorporadas no processo pedagógico, assim como não se conhecem os contextos de seu uso. Através de entrevista à comunidade de vários postos administrativos de Marara, os dados mostraram que os provérbios são importantes para o equilíbrio social, na medida em que, através deles, são educados, criticados e moralizados os habitantes, crianças e adultos que se encontrarem em choque com os princípios culturais locais, assim como a escola não incorpora estes saberes no processo de ensino e aprendizagem, tal quanto, segundo os mesmo dados, estas fraseologias constituem um património cultural que precisa ser preservado. Nesta dissertação, sugerimos um mapeamento e incorporação do texto proverbial no sistema educativo, pois a partir do seu ensino e da sua interiorização, é possível não apenas interiorizar processos argumentativos, mas sobretudo conhecer o património cultural.
- A Multi/Interculturalidade em contexto empresarial multinacional e global: desafios, estratégias e competênciasPublication . Pinheiro, José Carlos Martins; Ramos, NatáliaEsta dissertação analisa a relevância da multi/interculturalidade em contextos empresariais multinacionais, salientando os desafios, as preocupações, os obstáculos e as soluções, bem como apresentando estratégias para a gestão da diversidade cultural no local de trabalho, num cenário marcado pelo dinamismo do mundo contemporâneo. Com a globalização dos mercados e o aumento da interconetividade social e económica, torna-se essencial para as organizações compreender e gerir eficazmente as dife-renças culturais, promovendo as interações interculturais que potenciem o sucesso orga-nizacional. A investigação centrou-se nos desafios enfrentados pela EnergyNorthStar, adotando uma abordagem de métodos mistos (integrando técnicas quantitativas e qualitativas) para recolher e analisar dados sobre a inclusão, a formação transcultural, a consciência multicultural e as práticas de gestão da diversidade cultural. A pesquisa incluiu a aná-lise das Dimensões Culturais de Geert Hofstede e de Edward T. Hall, avaliando o impacto das barreiras de comunicação, das normas culturais divergentes e da experiência de equi-pas diversificadas. Os resultados evidenciam tanto os desafios como os benefícios da multi/interculturalidade. Entre os principais desafios destacam-se as barreiras culturais e de comunicação, enquanto os benefícios incluem soluções inovadoras e perspetivas enriquecedoras provenientes das diversas origens e experiências dos colaboradores. Com base nos dados apurados, propõem-se estratégias centradas na promoção da inteligência cultural (i.e. capacidade de interagir de uma forma eficiente em contextos culturais diversos, nomeadamente com pessoas de diferentes países, etnias, religiões, organizações ou até mesmo de áreas profissionais que têm valores, costumes e formas de comunicação distintos) e da competência intercultural (i.e. capacidade de interagir de forma eficaz e apropriada com pessoas de outras culturas), na implementação de políticas de diversidade e de inclusão e, ainda, no desenvolvimento de programas de formação intercultural, com o objetivo de criar ambientes laborais respeitadores, adaptáveis e eficazes, em conformidade com as exigências de um mercado globalizado.
- Humanising learning materials: bringing controversial content into EFL classroomPublication . Goncharova, Iuliia; Childs, Jeffrey ScottO paradigma do sistema educativo mundial tem vindo a mudar, da aquisição de conhecimentos teóricos para a ênfase na aprendizagem participativa e em questões da vida real. Segundo a abordagem humanista, o aluno é visto como a figura mais importante no processo de aprendizagem. O presente estudo defende que o currículo de EFL deveria incorporar conteúdos que ajudem a conectar mais eficazmente com o contexto de aprendizagem da vida real. É dada especial ênfase à humanização dos materiais de aprendizagem que trazem à tona a liberdade e a iniciativa dos alunos. A investigação demonstrou que faltam oportunidades para abordar questões controversas na sala de aula, pois os professores consideram-nas demasiado sensíveis e desafiantes de ensinar. Foi realizado um estudo transversal para compreender as crenças dos professores sobre estas questões. Uma vez que os manuais de EFL existentes nem sempre acompanham os tempos e desafios, examinaram-se algumas amostras representativas de materiais de aprendizagem russos e europeus, identificando-se os principais pontos fortes e diferenças. Foi desenvolvido um plano de aula incluindo tarefas cooperativas orientadas para objetivos e atividades de sensibilização intercultural com o objetivo de envolver os alunos mais ativamente. Verificou-se que a introdução de novas estratégias de ensino pode gerar tensões, não podendo, por isso, desconsiderar-se a cultura educativa local e a comunidade docente. A adoção de conteúdos controversos poderá exigir desenvolvimento adicional do professor e mudanças curriculares, incluindo o desenvolvimento de novas formas de pensar sobre como a linguagem funciona e novos objetivos que os alunos precisam de atingir.