Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O texto proverbial em língua Cinyungwe em Moçambique: uma análise na perspetiva semântico-pragmática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMELP_AissaNuro.pdf1.96 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho, com o tema O Texto proverbial em língua Cinyungwe, em Moçambique: Uma Análise na Perspetiva Semântico-Pragmática, tem como objetivo analisar pragmática e semanticamente os textos proverbiais do Povo Nyungwe, seu o papel social e cultura, para melhor entender a sua origem, o seu uso e as situações quotidianas em que são empregues. Para o estudo, partimos dos pressupostos de que as fraseologias proverbiais, embora sejam equilibradores sociais, são desconhecidas e não são incorporadas no processo pedagógico, assim como não se conhecem os contextos de seu uso. Através de entrevista à comunidade de vários postos administrativos de Marara, os dados mostraram que os provérbios são importantes para o equilíbrio social, na medida em que, através deles, são educados, criticados e moralizados os habitantes, crianças e adultos que se encontrarem em choque com os princípios culturais locais, assim como a escola não incorpora estes saberes no processo de ensino e aprendizagem, tal quanto, segundo os mesmo dados, estas fraseologias constituem um património cultural que precisa ser preservado. Nesta dissertação, sugerimos um mapeamento e incorporação do texto proverbial no sistema educativo, pois a partir do seu ensino e da sua interiorização, é possível não apenas interiorizar processos argumentativos, mas sobretudo conhecer o património cultural.
The present work, with the theme The proverbial text in Cinyungwe language, in Mozambique: An analysis in the semantic-pragmatic perspective aims to pragmatically and semantically analyze the proverbial texts of the Nyungwe People, the social role and culture, to better understand their origin, their use and the everyday situations in which they are used. For the study, we start from the assumption that proverbial phraseologies, although they are social balancers, are unknown and are not incorporated in education, as well as the contexts of their use are not known. Through interviews with the community of several administrative posts in Marara, data showed that proverbs are important for social balance, insofar as, through them, the inhabitants, children and adults who are in conflict with the rules are educated, criticized and moralized. local cultural principles, as well as the school does not incorporate this knowledge in the PEA, as, according to the same data, these phraseologies constitute a cultural heritage that needs to be preserved. n this dissertation, we suggest a mapping and incorporation of the proverbial text in the educational system, because from its teaching and its internalisation, it is possible not only to internalise argumentative processes, but above all to know the cultural heritage.

Description

Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, apresentada à Universidade Aberta

Keywords

Provérbios Dimensão simbólica e cultural Marara-Moçambique Proverbs Cultural simbols dimension

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue