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- Putting fishing communities on the map in ICES ecoregionsPublication . Kraan, Marloes; Himes-Cornell, Amber; Pedreschi, Debbi; Motova, Arina; Hamon, Katell; Pita, Cristina; Ballesteros, Marta; Barz, Fanny; Fonseca, Tereza; García-De-Vinuesa, Alfredo; Guitierrez, Angel; Jackson, Emmet; Lam, Mimi; Norman, Karma; Seixas, Sónia; Steins, NathalieThis paper highlights the importance of identifying fishing communities for fisheries and ecosystem-based management, which often focuses on fleets and ecological impacts rather than on the communities where fishers live and land their catches. Fishing communities are key to understanding the broader impacts and benefits of fishing, as they support many livelihoods in fleet and trade-related activities. Recognizing these communities, allows for better data collection, analysis, and informed policy-making. ICES WGSOCIAL developed a method to identify fishing communities across ICES ecoregions, first applied in the Celtic Seas and North Sea ecosystem o verviews. These o verviews describe ecosystems, identify human pressures, and assess their impact. Using fishing ports as proxies, our method links socio-economic indicators (e.g. landings value) to communities. We identify limitations to our methods and explore the complexities of defining a ‘fishing community’ due to its dynamic, multidimensional nature. We discuss next steps for improving our mapping approach and deepening our understanding of the social, cultural, and economic value of fishing, and why these matter for applied marine science in support of policy and management.
- Crónica Geral de Espanha de 1344Publication . Dias, Isabel de Barros; Andrade, Amélia Aguiar; Sousa, Bernardo Vasconcelos e; Fontes, João Luís; Oliveira, Luís FilipeCapítulo do Catálogo da exposição "José Mattoso. Fazer a História, repensar o Arquivo. Catálogo da Exposição. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 22 abril - 17 junho 2025" sobre a edição da Crónica de 1344 e os Professores Luís Filipe Lindley Cintra e José Mattoso.
- A integração da realidade virtual na educação: necessidades e desafiosPublication . Castelhano, Maria; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela; Coelho, AntónioÉ desafiante a implementação na educação da Realidade Virtual com recurso a headsets, que designo por Realidade Virtual Imersiva (iVR, immersive virtual reality), especialmente quanto à sua integração no currículo e práticas pedagógicas do ensino superior online. Entre os principais obstáculos estão a falta de orientações práticas e modelos pedagógicos claros, como modelos de design instrucional específicos. Os atualmente disponíveis são escassos e pouco descritivos: 1) o XR ABC Framework e o iVR Learning (M-iVR-L) Framework foram concebidos para o ensino superior online com iVR, destacando aspetos como segmentação das sessões para evitar sobrecarga cognitiva, exploração prévia da tecnologia e acompanhamento pedagógico; 2) modelos como o TESLA e o modelo Castronovo et al. Design Model (2019), mais genéricos, focam-se em criar objetivos direcionados ao público-alvo, elementos de avaliação, definição de recursos e propósitos com base em estruturas clássicas. Oferecem uma visão sistemática, mas pouco adaptada às especificidades da iVR. Para suprir essa ausência, seria pertinente utilizar um modelo de design instrucional que combine as particularidades da iVR dos primeiros modelos com os elementos tradicionais dos segundos modelos (Castelhano et al., 2023). A literatura reforça o potencial da tecnologia: há vasta oferta de ferramentas e ambientes iVR aplicáveis à educação em áreas como geografia, ciência, arte e entretenimento, mas sua aplicação exige fundamentos instrucionais sólidos. Tipologias comuns incluem Manipulação Interativa e Exploração, Interação Multimodal e Treino de Competências (Castelhano et al., 2024). Contudo, é imperativo desenvolver e validar modelos instrucionais específicos para iVR que aliem inovação tecnológica, cenários de aprendizagem e práticas educativas (Beck et al., 2020), delineadas para o currículo. Assim, torna-se fundamental avançar para a criação e validação de modelos instrucionais direcionados à iVR no ensino superior online, garantindo que o investimento na imersão se traduza num recurso integrado (Castelhano et al., 2023; Castelhano et al., 2024).
- Dificuldades na internacionalização das empresas: uma análise multidimensional dos obstáculos enfrentados no processo de expansão internacionalPublication . Jacquinet, MarcA internacionalização empresarial constitui um processo complexo e multifacetado que envolve a expansão das atividades de uma organização para além das fronteiras nacionais. Este fenómeno, intensificado pela globalização económica, apresenta desafios significativos que podem ser categorizados em três dimensões principais: fatores internos à empresa, fatores relacionados aos parceiros empresariais e fatores do ambiente nacional e internacional. O presente estudo examina criticamente estas dificuldades, fornecendo uma análise sistemática dos obstáculos que as organizações enfrentam durante o processo de internacionalização, fundamentada em literatura académica contemporânea e evidências empíricas.
- Sociologia da comunicação e da informação: fundamentos, teorias e contextosPublication . Viegas, Vanda; Vidal, Diogo Guedes
- Recognising and valuing the cultural significance of biodiversity in coastal marine territories through plural knowledges systems: advancing the mission of the intercultural University of the PeoplesPublication . Alves, Fátima; Vidal, Diogo Guedes; Rosa, Rosário; Freitas, Helena; Castro, HermanoContemporary societies are rich in social, cultural, epistemological, and biophysical diversity, occupying territories that call for recognition and a voice. This recognition is crucial for understanding the social, cultural, and political factors that drive environmental degradation and exacerbate climate change impacts. The Intercultural University of Peoples (IUP) is in the process of being established in Brazil to address this need, leading to the development of the action research project "Promoting the Cultural Value of Biodiversity and Sustainability in Coastal Marine Territories". This project emphasises the value of socio-biodiversity through local knowledges, especially that of traditional communities. Our goal is to develop tailored policies and programmes that support sustainability, health, and the rights of traditional communities, while aligning with IUP’s mission. A key part of our approach is fostering a participatory ethos in coastal communities to drive sociobiodiversity conservation and climate action. Through this initiative, we aim to contribute to sustainable development grounded in the values and knowledges of local populations and to further the mission of IUP.
- Do tangível ao figital: integração físico-digital e metodologia criativa na arte pós-digital contemporâneaPublication . Caldeira, Nelson; Veiga, Pedro Alves da; Cordeiro, JoaoEste estudo visa apresentar a articulação entre uma proposta de taxonomia figital com a metodologia a/r/cográfica, oferecendo assim um quadro metodológico integrado para analisar e orientar práticas artísticas híbridas contemporâneas. Nos últimos anos, a criação artística contemporânea tem sido marcada pela fusão entre o tangível e o virtual, fenómeno designado por “figital”. Este conceito descreve como elementos físicos e digitais se interligam, redefinindo processos de produção, fruição e interação com a arte. A taxonomia figital, ora apresentada, permite mapear novos territórios híbridos e avaliar detalhadamente a simbiose entre o plano material, incluindo os aparatos tecnológicos, e o plano virtual ou digital, resultante da execução de código ou reprodução de média digitais. Por sua vez, a metodologia a/r/cográfica estrutura o processo criativo em três eixos essenciais: estética (cognição, emoções e sensações despertadas pela obra), aptidão (competências técnicas e concetuais evidenciadas) e função (impacto sociocultural e comunicativo da obra). A obra Texel2048Loom, desenvolvida neste âmbito pelo primeiro autor deste estudo, permite ilustrar a abordagem aqui proposta. Este texto evidencia ainda a necessidade de ajustes adicionais, particularmente nas dimensões éticas, culturais e multissensoriais, oferecendo contribuições claras para futuras investigações e práticas na arte pós-digital.
- From voices to action: empowering participatory governance (Third Policy Brief)Publication . Alves, Fátima; Vidal, Diogo GuedesEste policy brief surge num momento crucial em que os discursos sobre participação cidadã proliferam, mas os dispositivos institucionais ainda resistem a integrar verdadeiramente as vozes plurais da sociedade nos processos de decisão. A análise desenvolvida nas Comissões Territoriais para o Co-Design (TCCDs) revela não apenas o enorme potencial da participação pública para enriquecer e legitimar as políticas no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, mas também os seus desafios estruturais: Persistem lacunas de representação, sobretudo de jovens, comunidades rurais e grupos marginalizados; A fadiga participativa desafia a sustentabilidade dos processos deliberativos; Falta vinculação institucional real dos resultados dos processos participativos às políticas públicas. Mas há também sinais fortes de esperança: A participação ativa aumenta a literacia política e ecológica dos cidadãos; Processos colaborativos despertam sentido de pertença, responsabilidade cívica e confiança mútua; Os modelos híbridos (digital/presencial) ampliam a acessibilidade e inclusão, desde que haja suporte adequado. As recomendações avançadas são claras: Compensar a participação com tempo, transporte ou apoio social; Reforçar os canais de comunicação contínua e transparente; Integrar resultados nas decisões desde o início, com envolvimento político real; Promover uma cultura de avaliação reflexiva e adaptativa. Para que a transição ecológica seja justa, precisa também de ser democrática e co-criada.
- Um olhar sobre o professor bibliotecário: perceção de uma comunidade de docentes sobre as competências do professor bibliotecárioPublication . Dias, Isabel Maria da Silva Rosas; Novo, AnaEsta dissertação investiga o nível de conhecimento que os docentes de uma comunidade educativa da zona norte de Portugal têm sobre as competências e funções atribuídas ao Professor Bibliotecário. A dissertação está organizada em duas partes principais. A primeira parte consiste numa revisão bibliográfica que explora o papel do Professor Bibliotecário, o funcionamento da Biblioteca Escolar e a importância da colaboração entre o PB e os docentes. A segunda parte apresenta o estudo empírico realizado, dividido em dois capítulos. Utilizando a metodologia de estudo de caso e uma abordagem quantitativa, os dados foram recolhidos através de um questionário, elaborado e distribuído via Google Forms. Os resultados indicam que os docentes desta comunidade educativa reconhecem o Professor Bibliotecário como um profissional com múltiplas competências, valorizando especialmente as suas funções tradicionais, como a Promoção da Leitura e a Gestão e Organização da Biblioteca Escolar. Contudo, os professores demonstram desconhecimento sobre os documentos orientadores que regulamentam a Biblioteca Escolar, apesar de estarem amplamente familiarizados com o Plano Nacional de Leitura. A dissertação conclui que, embora os docentes identifiquem várias funções do Professor Bibliotecário, ainda há lacunas no conhecimento sobre o perfil completo deste profissional. Para mitigar esta limitação, sugere-se que a formação académica dos futuros docentes inclua uma disciplina específica sobre a Biblioteca Escolar e o papel do Professor Bibliotecário. Esta abordagem formativa contribuiria para uma compreensão mais abrangente e integrada das funções do Professor Bibliotecário, promovendo práticas educativas mais colaborativas e informadas no contexto escolar.
- Barreiras no processo de internacionalização empresarial: uma análise multidimensional dos obstáculos enfrentados pelas empresas na expansão internacionalPublication . Jacquinet, MarcO processo de internacionalização empresarial constitui uma estratégia fundamental para o crescimento e sustentabilidade das organizações na economia globalizada contemporânea. Contudo, este processo é caracterizado por uma multiplicidade de barreiras que podem comprometer o sucesso da expansão internacional. Este artigo propõe uma análise sistemática das principais barreiras enfrentadas pelas empresas no processo de internacionalização, organizando-as em categorias distintas e examinando as suas implicações teóricas e práticas. Através de uma revisão abrangente da literatura académica, identifica-se que as barreiras à internacionalização podem ser categorizadas em internas, externas, culturais, financeiras, regulamentares e operacionais. A investigação evidencia que o sucesso da internacionalização depende crucialmente da capacidade das empresas para identificar, avaliar e superar estes obstáculos através de estratégias adaptativas e inovadoras.
