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- Putting fishing communities on the map in ICES ecoregionsPublication . Kraan, Marloes; Himes-Cornell, Amber; Pedreschi, Debbi; Motova, Arina; Hamon, Katell; Pita, Cristina; Ballesteros, Marta; Barz, Fanny; Fonseca, Tereza; García-De-Vinuesa, Alfredo; Guitierrez, Angel; Jackson, Emmet; Lam, Mimi; Norman, Karma; Seixas, Sónia; Steins, NathalieThis paper highlights the importance of identifying fishing communities for fisheries and ecosystem-based management, which often focuses on fleets and ecological impacts rather than on the communities where fishers live and land their catches. Fishing communities are key to understanding the broader impacts and benefits of fishing, as they support many livelihoods in fleet and trade-related activities. Recognizing these communities, allows for better data collection, analysis, and informed policy-making. ICES WGSOCIAL developed a method to identify fishing communities across ICES ecoregions, first applied in the Celtic Seas and North Sea ecosystem o verviews. These o verviews describe ecosystems, identify human pressures, and assess their impact. Using fishing ports as proxies, our method links socio-economic indicators (e.g. landings value) to communities. We identify limitations to our methods and explore the complexities of defining a ‘fishing community’ due to its dynamic, multidimensional nature. We discuss next steps for improving our mapping approach and deepening our understanding of the social, cultural, and economic value of fishing, and why these matter for applied marine science in support of policy and management.
- Crónica Geral de Espanha de 1344Publication . Dias, Isabel de Barros; Andrade, Amélia Aguiar; Sousa, Bernardo Vasconcelos e; Fontes, João Luís; Oliveira, Luís FilipeCapítulo do Catálogo da exposição "José Mattoso. Fazer a História, repensar o Arquivo. Catálogo da Exposição. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 22 abril - 17 junho 2025" sobre a edição da Crónica de 1344 e os Professores Luís Filipe Lindley Cintra e José Mattoso.
- From voices to action: empowering participatory governance (Third Policy Brief)Publication . Alves, Fátima; Vidal, Diogo GuedesEste policy brief surge num momento crucial em que os discursos sobre participação cidadã proliferam, mas os dispositivos institucionais ainda resistem a integrar verdadeiramente as vozes plurais da sociedade nos processos de decisão. A análise desenvolvida nas Comissões Territoriais para o Co-Design (TCCDs) revela não apenas o enorme potencial da participação pública para enriquecer e legitimar as políticas no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, mas também os seus desafios estruturais: Persistem lacunas de representação, sobretudo de jovens, comunidades rurais e grupos marginalizados; A fadiga participativa desafia a sustentabilidade dos processos deliberativos; Falta vinculação institucional real dos resultados dos processos participativos às políticas públicas. Mas há também sinais fortes de esperança: A participação ativa aumenta a literacia política e ecológica dos cidadãos; Processos colaborativos despertam sentido de pertença, responsabilidade cívica e confiança mútua; Os modelos híbridos (digital/presencial) ampliam a acessibilidade e inclusão, desde que haja suporte adequado. As recomendações avançadas são claras: Compensar a participação com tempo, transporte ou apoio social; Reforçar os canais de comunicação contínua e transparente; Integrar resultados nas decisões desde o início, com envolvimento político real; Promover uma cultura de avaliação reflexiva e adaptativa. Para que a transição ecológica seja justa, precisa também de ser democrática e co-criada.
- Um olhar sobre o professor bibliotecário: perceção de uma comunidade de docentes sobre as competências do professor bibliotecárioPublication . Dias, Isabel Maria da Silva Rosas; Novo, AnaEsta dissertação investiga o nível de conhecimento que os docentes de uma comunidade educativa da zona norte de Portugal têm sobre as competências e funções atribuídas ao Professor Bibliotecário. A dissertação está organizada em duas partes principais. A primeira parte consiste numa revisão bibliográfica que explora o papel do Professor Bibliotecário, o funcionamento da Biblioteca Escolar e a importância da colaboração entre o PB e os docentes. A segunda parte apresenta o estudo empírico realizado, dividido em dois capítulos. Utilizando a metodologia de estudo de caso e uma abordagem quantitativa, os dados foram recolhidos através de um questionário, elaborado e distribuído via Google Forms. Os resultados indicam que os docentes desta comunidade educativa reconhecem o Professor Bibliotecário como um profissional com múltiplas competências, valorizando especialmente as suas funções tradicionais, como a Promoção da Leitura e a Gestão e Organização da Biblioteca Escolar. Contudo, os professores demonstram desconhecimento sobre os documentos orientadores que regulamentam a Biblioteca Escolar, apesar de estarem amplamente familiarizados com o Plano Nacional de Leitura. A dissertação conclui que, embora os docentes identifiquem várias funções do Professor Bibliotecário, ainda há lacunas no conhecimento sobre o perfil completo deste profissional. Para mitigar esta limitação, sugere-se que a formação académica dos futuros docentes inclua uma disciplina específica sobre a Biblioteca Escolar e o papel do Professor Bibliotecário. Esta abordagem formativa contribuiria para uma compreensão mais abrangente e integrada das funções do Professor Bibliotecário, promovendo práticas educativas mais colaborativas e informadas no contexto escolar.
- Barreiras no processo de internacionalização empresarial: uma análise multidimensional dos obstáculos enfrentados pelas empresas na expansão internacionalPublication . Jacquinet, MarcO processo de internacionalização empresarial constitui uma estratégia fundamental para o crescimento e sustentabilidade das organizações na economia globalizada contemporânea. Contudo, este processo é caracterizado por uma multiplicidade de barreiras que podem comprometer o sucesso da expansão internacional. Este artigo propõe uma análise sistemática das principais barreiras enfrentadas pelas empresas no processo de internacionalização, organizando-as em categorias distintas e examinando as suas implicações teóricas e práticas. Através de uma revisão abrangente da literatura académica, identifica-se que as barreiras à internacionalização podem ser categorizadas em internas, externas, culturais, financeiras, regulamentares e operacionais. A investigação evidencia que o sucesso da internacionalização depende crucialmente da capacidade das empresas para identificar, avaliar e superar estes obstáculos através de estratégias adaptativas e inovadoras.
- Conto, logo leio! As minhas memórias, as tuas histórias... : um projeto para o 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Sousa, Ana Raquel Tareco Ramos de Caimoto e; Bastos, GlóriaOs contos tradicionais e a tradição oral fazem parte do crescimento da criança, estimulando o seu imaginário e criatividade. Esta tradição ancestral, está intimamente ligada à construção do ser humano enquanto leitor. Através dessas narrativas, estimula-se e cria-se a curiosidade e a imaginação em torno do maravilhoso e do fantástico, que de certa forma irá influenciar o gosto da criança pela leitura, contribuindo para fazer dela uma leitora competente e assídua. Por outro lado, é através dos contos tradicionais que se podem trabalhar aspetos da construção do Eu da criança, permitindo assim que através da imaginação a criança se permita viver situações e experienciar sentimentos mesmo antes de passar por eles na realidade. Preparando, desta forma, a criança para a realidade e as suas diversas experiências. Com a ideia de que o conto tradicional, está a cair em desuso e com a consciência da sua importância, não só na infância, mas em qualquer idade, pretendeu-se criar um projeto que pudesse vir, de alguma forma, contrariar esta tendência. Assim, este projeto foi pensado como um contributo para manter a tradição oral e ainda dar a conhecer aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico uma forma diferente de contar histórias e de promover a animação de leitura, potenciando ainda uma nova forma de estar na biblioteca que não seja a mais tradicional, em que as crianças frequentam a biblioteca para ouvir histórias narradas com apoio do livro e para requisitar livros.
- Universidade intercultural dos povos: articulando saberes para vidas sustentáveis e justas: policy briefPublication . Alves, Fátima; Castro, Hermano AlbuquerqueAcaba de ser publicado o Policy Brief Universidade Intercultural dos Povos: Articulando Saberes para Vidas Sustentáveis e Justas Autoria: Fátima Alves do Societies and Environmental Sustainability Research Group do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Laboratório Associado Terra da Universidade de Coimbra e da sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal que resulta do pós-doutoramento da investigadora realizado na ENSP/FIOCRUZ no âmbito do Programa CAPES-PRINT. O documento assenta num processo participativo e intercultural, desenvolvido com povos originários e comunidades tradicionais em dois territórios: Brasil: Parque Nacional da Serra da Bocaina e Serra do Mar, com o Observatório dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis (OTSS/FIOCRUZ); Portugal: Serras da Gata e da Malcata, com base em Vilar Maior. Prevê-se que esta articulação se amplie a outros contextos nacionais e internacionais. Com base em epistemologias plurais e inspirada nas cosmologias do Buen Vivir e da saúde coletiva, a Universidade Intercultural dos Povos (UIP) propõe: Co-produzir conhecimento com comunidades e territórios como resposta às desigualdades em saúde e ambiente; Democratizar os saberes indígenas, tradicionais e locais no ensino superior; Valorizar a natureza como sujeito de cuidado, reciprocidade e pertença. O Policy Brief identifica desafios centrais para esta transformação: Barreiras à inclusão de saberes não-hegemónicos na academia e nas políticas públicas Falta de reconhecimento formal dos conhecimentos locais Sub-representação das comunidades nas decisões que afetam os seus modos de vida Por isso, avança com recomendações de política pública concretas: Apoio governamental à UIP como modelo de educação intercultural Legislação inclusiva para a proteção da sociobiodiversidade e dos direitos da natureza Investimento em inovação educativa Parcerias internacionais sólidas Reconhecimento dos saberes tradicionais e locais nas agendas de investigação e desenvolvimento sustentável Aceda ao documento completo através do link abaixo e junte-se à conversa sobre um futuro mais inclusivo e resiliente.
- Rituais verbais de indelicadeza em ambientes digitais com aplicação ao ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: contributos para a análise linguístico-discursiva da gestão interacional das identidades discursivasPublication . Antão, Marta; Almeida, Carla Aurélia deAs tecnologias digitais transformaram as interações verbais. A diminuição dos equilíbrios interacionais que ocorre nas redes sociais exige a reflexão sobre a indelicadeza linguística e a sua aplicação aos contextos de ensino e aprendizagem de uma língua. A presente investigação de base teórico-prática insere-se na área da Pragmática Sociocultural, com convergência de pressupostos teóricos da Sociolinguística Interacional e da Análise do Discurso. O papel da linguagem na configuração das dinâmicas sociais está na base da presente análise que apresenta duas fases. Primeiro, estudam-se os mecanismos linguístico-discursivos da indelicadeza linguística em interações verbais em Português Europeu, realizadas no género do comentário da rede social do Facebook, analisando-se a formação das identidades discursivas e a constituição do capital social dos participantes. Em segundo lugar, estuda-se o comportamento discursivo de estudantes de Português Língua Não Materna, tendo por base as produções linguísticas realizadas nos mesmos contextos digitais observados na primeira fase do estudo e considerando outros contextos com estratégias de indelicadeza linguística. Os resultados obtidos, tanto pela análise das produções de indelicadeza linguística nas redes sociais, como pela aplicação dessa análise a grupos de estudantes de português como língua não materna, comprovam a importância de uma abordagem educacional integrada. Tal abordagem deve combinar a aquisição e o desenvolvimento de uma competência digital com a promoção de uma reflexão crítica acerca da comunicação, considerando o impacto que o discurso violento pode exercer na construção de identidades discursivas e na diminuição do capital social das pessoas.
- Interculturalidades, saúde e alterações climáticas: revisão sistemática sobre estratégias de diálogo intercultural na saúde num clima em mudançaPublication . Ponte, Nidia; Alves, Fátima; Vidal, Diogo GuedesA apresentação centrou-se numa revisão sistemática da literatura sobre estratégias de diálogo intercultural nos cuidados de saúde, com especial atenção aos desafios colocados pelos impactos das alterações climáticas na saúde. O estudo destacou a necessidade de práticas culturalmente situadas, capazes de promover relações mais equitativas entre médicos de cuidados primários e utentes de diversas origens socioculturais, sobretudo em contextos marcados por riscos ambientais e desigualdades em saúde. Com base numa análise crítica da produção científica nacional e internacional, salientaram-se os contributos de abordagens baseadas na comunidade e de formações em competências culturais para profissionais de saúde. As conclusões apresentadas visam não apenas aprofundar o conhecimento sobre esta intersecção temática, mas também contribuir para a formulação de políticas públicas mais integrativas e resilientes.
- Metodologia participativa para o diálogo intercultural em saúde no contexto das alterações climáticasPublication . Ponte, Nidia; Alves, Fátima; Vidal, Diogo GuedesO E-poster intitulado "Metodologia Participativa para o Diálogo Intercultural em Saúde no Contexto das Alterações Climáticas", da autoria de Nídia Ponte*, Fátima Alves* e Diogo Guedes Vidal*, foi aceite e apresentado no Encontro Ciência 2025, que decorreu entre os dias 9 e 11 de julho, em formato híbrido, no Campus de Carcavelos da Universidade Nova de Lisboa. Este trabalho parte do reconhecimento de que as alterações climáticas intensificam desigualdades em saúde, afetando de forma desproporcionada grupos sociais vulneráveis. Em resposta a este desafio, é proposta uma abordagem metodológica participativa que visa o desenvolvimento de estratégias de diálogo intercultural entre profissionais de saúde dos cuidados primários e utentes de diferentes origens socioculturais. Enformado por uma metodologia mista, o estudo visa promover a resiliência comunitária e reforçar a justiça cognitiva. Os autores defendem que apenas através de metodologias sensíveis à diversidade cultural será possível contribuir para políticas públicas integrativas e sistemas de saúde mais preparados para responder aos impactos das alterações climáticas.
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