Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
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- Aprendizagem aberta e em rede em Design Educacional: meta-análise de referenciais no TEDE /UNIFESP e na WikipédiaPublication . Gamez, Luciano; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNeste relatório dá-se conta, sucintamente, do trabalho de investigação acolhido pela UID LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning e Departamento de Educação a Distância e Elearning (DEED) Universidade Aberta, ambas unidades daquela instituição de ensino superior, no âmbito do projeto de pós-doutoramento Aprendizagem aberta e em rede em Design Educacional: meta-análise de referenciais no TEDE /UNIFESP e na Wikipédia.
- Boost 4 Career: programa a distância de promoção da empregabilidade de estudantes do ensino superiorPublication . Monteiro, Sílvia; Seabra, Filipa; Almeida, Leandro S.; Santos, Sandra; Silva, Ana Daniela; Sampaio, CéliaO programa Boost for Career é um programa de intervenção a distância destinado à promoção dos recursos de carreira de estudantes do ensino superior. Registado no IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais - Direção de Serviços de Propriedade Intelectual), com o número: Registo de obra em co-autoria n.º 750/2023. Data de registo - 04/04/2023.
- Comunidades que cuidam: questionário a jovens. Açores, Portugal. RelatórioPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelNo âmbito do projeto de investigação Frontline Politeia - Take prevention science training to the substance use and crime prevention frontline, cofinanciado pela Comissão Europeia , o CTCYS foi aplicado paralelamente nos países que já tinham essa prática e nos países onde foram diagnosticadas carências de dados sistematizados de suporte à decisão e à intervenção preventiva. Portugal integra-se neste segundo grupo de países onde o questionário foi aplicado com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e apoiar a atuação nas comunidades selecionadas. O CTCYS foi originalmente concebido para ser aplicado a adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, permitindo, assim, a avaliação dos níveis de exposição aos fatores de risco e aos fatores de proteção em idades diferentes. Orientando, deste modo, as intervenções preventivas de modo adequado. Para aplicação do instrumento em Portugal, foi necessário realizar as etapas de tradução e adaptação do questionário. Começamos por realizar uma tradução especializada com adaptação cultural. Esta etapa foi validada através de um pré-teste cognitivo, que consistiu na validação por especialistas em focus group. Seguiu-se um pré-teste piloto do instrumento, validando também os procedimentos de aplicação em sala de aula. Daqui resultou a validação da confiabilidade do instrumento, da validade das escalas, bem como da adaptação cultural e de linguagem dos itens do questionário. No final de todo este processo, ficamos com a versão final para aplicação . Neste processo foi decidido aplicar o questionário online aos alunos a frequentar o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário. O questionário CTCYS foi aplicado na Região Autónoma dos Açores (RAA) aos alunos a frequentar entre o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário, no período compreendido entre março e maio de 2023. Daqui resultaram 1.218 respostas completas.
- Deliverable D2.1. Part 1: communication, dissemination, exploitation strategy (CDES). Part 2: communication activity report (CAR)Publication . Neves, Claudia; Culshaw, Suzanne; Woods, Philip; Reeves, Hannah; Smith, Karen; Ozols, Rolands; Petzold, Julia; Vola, Joonas; Aladrovic, Katarina
- Diplomados Licenciatura em Educação 2011 - 2015Publication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Seabra, Filipa
- Edição comemorativa dos 25 anos Forum Português de Administração Educacional: 1994-2019Publication . Viseu, Sofia; Neves, Claudia; Almeida, Patrícia; Cruz, Clara; Lopes, José Hipólito; Pires, CarlosCriado em 1994, o Forum Português de Administração Educacional perfaz no presente ano 25 anos de existência, tendo vindo a afirmar-se como uma importante plataforma de diálogo entre profissionais da administração educativa, professores e diretores de escolas e investigadores em Portugal. Graças à sua ação, foram concretizados inúmeros congressos e encontros com colegas de outras geografias, nomeadamente na Europa e no Brasil, proporcionando momentos de intercâmbio e a consolidação de redes de cooperação. Estas ações foram acompanhadas pela produção de uma linha editorial própria, com a publicação de atas, livros e de uma revista, que constituem um testemunho rico sobre o trabalho realizado sob os auspícios do Forum, mas também das mudanças e evoluções operadas na administração educacional nestas últimas duas décadas e meia. Como forma de assinalar este aniversário, entendemos mostrar a nossa gratidão por todos aqueles que deram o seu contributo para que o Forum se mantivesse ativo na prossecução da sua missão e dos seus propósitos. Entre eles, contam-se todos aqueles que desempenharam funções nos corpos sociais da nossa associação (ver em anexo a composição dos corpos sociais entre 1994 e 2019) e, muito em particular, os presidentes das sucessivas direções a quem pedimos para escreverem um pequeno testemunho da sua experiência e que aqui publicamos. Aproveitamos ainda esta ocasião para sublinhar o papel decisivo desempenhado por Luís Leandro Dinis para a nossa associação; fosse pelo seu desempenho nos corpos sociais, fosse pelo cumprimento de funções como professor requisitado ou fosse como associado, mostrou-se sempre disponível para, de forma rigorosa e generosa, contribuir para a consolidação do Forum. Para assinalar que a vida associativa é feita por um coletivo, de mulheres e de homens interessados pela administração educacional em Portugal, entendemos também congregar e publicar os artigos de opinião que, desde 2016, têm vindo a ser divulgados nas plataformas digitais do Forum.
- Experiências e trajetórias dos mestres e doutores da Universidade Aberta (2011- 2020)Publication . Abrantes, Pedro; Carvalho, Alda; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Seabra, Filipa; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, OlgaO presente relatório apresenta os primeiros resultados do inquérito aos mestres e doutorados da Universidade Aberta, com base no questionário aplicado entre março e abril de 2023, abrangendo os diplomados do 2.º e 3.º ciclos, entre 2011 e 2020. Foram obtidas 431 respostas, de um universo de 1375 graduados, o que corresponde a 31% dos mestres e 44% dos doutorados. Desta forma, o Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta alarga o seu campo de análise, até ao momento centrado nas experiências e trajetórias dos licenciados da instituição, acompanhando também a estratégia da instituição para ampliar e consolidar a sua oferta pedagógica ao nível dos mestrados e doutoramentos.
- Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinaresPublication . Trindade, Anícia; Santos, Dora Cristina; Costa, Etelberto Lopes da; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste documento tem como objetivo informar as instituições europeias, bem como os responsáveis e decisores políticos, relativamente às questões que se prendem com uma abordagem integrada e holística da aprendizagem ao longo da vida. Além disso, apresenta, de forma aprofundada, o contexto desta temática e partilha algumas recomendações sobre o modo como se podem implementar sistemas de aprendizagem ao longo da vida nos níveis local, regional e nacional. O documento visa igualmente reforçar a consciência relativamente aos principais assuntos em destaque e as práticas existentes, tendo em vista a tomada de decisões que se revelem necessárias ou a conclusão de projetos similares em curso. Neste sentido, o documento enquadra o contexto atual da aprendizagem na Europa, fornecendo alguns exemplos de desenvolvimentos recentes de serviços comunitários em educação.
- Key pedagogical and technological factors for effective blended learning designPublication . Bidarra, José; Rusman, EllenThis is a report by the expert pools of the EMPOWER programme established by EADTU to cover the latest trends and developments in new modes of teaching. New modes of teaching and learning create new opportunities for enhancing the quality of the learning experience in on campus programmes, reaching out to new target groups off campus and offering freely accessible courses nationally or worldwide through the internet. They enhance the quality, visibility and reputation of the institution.
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