Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
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- Plano estratégico da Universidade Aberta 2011|2015Publication . Dias, PauloApresenta-se no presente documento o plano estratégico relativo ao quadriénio de 2011-2015, para apreciação do Conselho Geral, no cumprimento das competências deste órgão e no disposto no artigo 2.º, 2 a) dos estatutos da UAb. Face à natureza do documento, a formulação do mesmo decorre substantivamente do plano de ação apresentado no âmbito da candidatura a Reitor da UAb, o qual foi sufragado pelo Conselho Geral aquando do recente processo eleitoral e assim constitui fundamentação para esta opção. Neste sentido, assume-se no presente texto como principal objetivo o compromisso, então apresentado no programa de ação, para a mudança e a inovação, para enfrentar os desafios presentes e liderar o processo de afirmação da Universidade Aberta como uma instituição de referência nacional e internacional. Para cada uma das áreas é enunciado o quadro de referência e análise que fundamenta a proposta de desenvolvimento estratégico, bem como o conjunto de medidas de concretização, contribuindo assim para o planeamento e sustentabilidade do percurso de intervenção e desenvolvimento estratégico a implementar no quadriénio em causa, percurso este que consideramos ser decisivo para a consolidação da atividade da UAb e do reconhecimento nacional e internacional como Universidade de Ensino a Distância e e-learning. Mais do que o planeamento de um percurso, entendemos que deverá apresentar-se como um conjunto de indicadores para a ação de construção coletiva do projeto de universidade virtual e da oferta formativa competitiva para a sociedade digital, baseada na qualidade e na investigação, na cooperação e interação com a sociedade, através da criação de redes e comunidades de partilha, aprendizagem e conhecimento, com particular valorização da internacionalização e da lusofonia. A afirmação da UAb como uma universidade virtual será tanto maior quanto melhor entendermos o potencial das redes para a aprendizagem e o conhecimento, principalmente, porque é na dimensão virtual que se desenvolvem as novas práticas de aprendizagem ao longo da vida que deverão orientar as abordagens e modelos para a pedagogia do e-learning.
- Plano estratégico 2015|2019Publication . Dias, PauloO Plano Estratégico para o quadriénio 2015-2019 constitui o documento orientador para o desenvolvimento da governança e ação da Universidade Aberta ao longo do período em referência. É um documento que emerge do disposto no Programa de Ação, em particular, nas questões estratégicas e nas linhas de ação e que agora se apresenta para apreciação do Conselho Geral, no cumprimento das competências deste órgão e no disposto no artigo 22.º, 2a ) dos estatutos da UAb. Face à natureza deste documento, nomeadamente como instrumento de operacionalização dos objetivos apresentados no Programa de Ação na Candidatura a Reitor da UAb, procedeu-se à sua organização em duas grandes áreas: Questões Estratégicas e Linhas de Ação. A primeira, compreende a contextualização do pensamento estratégico e a definição dos objetivos para a consolidação da missão e ação da UAb, nos planos nacional e internacional, e desenvolve-se nos objetivos orientadores que a seguir se enunciam: i) Consolidar a liderança na investigação e na educação a distância e em rede; ii) Promover a internacionalização da UAb; iii) Fomentar a criação de escala; iv) Reforçar a qualidade no ensino; v) Desenvolver a sustentabilidade; vi) Projetar o consórcio UAb e UC. Na segunda parte deste documento são formuladas as linhas de ação para a operacionalização dos objetivos e respetivas medidas de concretização, linhas de ação que entendo constituírem não só instrumentos para o planeamento estratégico a desenvolver ao longo do quadriénio como também meios para a monitorização dos níveis de realização esperados. Este é um plano de ação que tem como objetivo central consolidar a intervenção da Universidade Aberta nos planos nacional e internacional, dando continuidade aos processos de cooperação em curso e a estabelecer com outras instituições, em particular, no âmbito do consórcio entre a Universidade Aberta e a Universidade de Coimbra, e promover, igualmente, a qualidade nas práticas de educação a distância e em rede nos contextos emergentes da globalização cultural, científica e tecnológica. É um plano estratégico elaborado a partir da conceção de que a sustentabilidade da missão da Universidade Aberta encontra nos processos de inovação pedagógica os meios para a afirmação da atualidade da missão da instituição, o que tem de ser formalizado na liderança da investigação em educação a distância e em rede. A educação a distância e em rede constitui a especialização da Universidade Aberta e a marca de diferenciação desta em relação às restantes instituições da rede de ensino superior português, sendo, deste modo, a liderança na investigação não só um desafio mas sobretudo uma exigência para a qualidade e confiança social no ensino e aprendizagem em rede, enquanto meios para a criação de conhecimento e projeção da língua e culturas portuguesas.
- Report on Open Educational Resources (OERs) and Massive Open Online Courses (MOOCs)Publication . Teixeira, António; Neves, Claudia; Artime, Isabel; Santos, Ana Margarida; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, LinaThis report is developed under the project MOOC-Maker. This is a project funded by the European Commission Erasmus+ which has as main purpose to develop capabilities for the Construction of Management Capacities of MOOCs (Massive Open Online Courses) in Higher Education and conduct research about the initiatives developed. This report is the result of the research activity developed in the work package WPD1.12 of the project. The present report presents an exploration regarding the open educational resources and its relation with the MOOCs, including aspects related to its re-use and recognition of authorship. This information will allow us to present a current panorama as the basis of the actions to be taken in the project. With the development of this panorama the following report aims at contributing to the main objective of the project that is to “improve the quality and access to teaching-learning programs through the implementation of high quality MOOCs that address the development of competencies and knowledge that are required in today’s learners”.
- Key pedagogical and technological factors for effective blended learning designPublication . Bidarra, José; Rusman, EllenThis is a report by the expert pools of the EMPOWER programme established by EADTU to cover the latest trends and developments in new modes of teaching. New modes of teaching and learning create new opportunities for enhancing the quality of the learning experience in on campus programmes, reaching out to new target groups off campus and offering freely accessible courses nationally or worldwide through the internet. They enhance the quality, visibility and reputation of the institution.
- Diplomados Licenciatura em Educação 2011 - 2015Publication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Seabra, Filipa
- Matriz-técnico pedagógica para a Plataforma Nau: relatório finalPublication . Bastos, Glória; Rocio, Vitor; Cabral, Pedro Barbosa; Paz, João; Manuelito, HelenaEste relatório corresponde ao trabalho realizado pela Universidade Aberta no âmbito do contrato estabelecido com a FCT/FCCN para a elaboração de uma proposta de Matriz Técnico-Pedagógica inicial para a plataforma NAU, destinada a cursos online, massivos e abertos (MOOC). Segue a estrutura apresentada no caderno de encargos da entidade adjudicante.
- Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)Publication . Domingos, Fernandes; Neves, Claudia; Tinoca, Luís; Viseu, Sofia; Henriques, Susana
- Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015): sumário executivoPublication . Domingos, Fernandes; Neves, Claudia; Tinoca, Luís; Viseu, Sofia; Henriques, Susana
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