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Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers

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  • Plano estratégico da Universidade Aberta 2023-2027 : aprender na diferença : afirmar a identidade
    Publication . Universidade Aberta
    Nos termos dos Estatutos da Universidade, deve o Reitor apresentar ao Conselho Geral o seu Plano de Ação para o Quadriénio 2023-2027, o que agora se concretiza. Entende-se que este Plano deve estar intimamente articulado com o Programa de Ação aprovado pelo Conselho Geral, complementando-o e detalhando-o através de objetivos e metas estratégicas que serão posteriormente desdobrados em ações e iniciativas. O plano que aqui se apresenta tem por base o Programa de Ação intitulado Aprender na diferença | Afirmar a identidade, por mim apresentado e sufragado em Conselho Geral com 94% dos votos expressos. No programa de ação partimos da missão da UAb - formar, capacitar e contribuir para que populações adultas social ou geograficamente condicionadas tenham acesso ao conhecimento e uma educação de nível superior – para chegar a uma visão que se traduz numa instituição comprometida com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 (ODS), inovadora e aberta ao Mundo que: promove e se adapta à mudança, interna e externa; valoriza aprendizagens significativas; busca a excelência em tudo o que faz; é aglutinadora de vontades, empreendedora e comprometida com a defesa da língua e cultura portuguesas, em diálogo com outras línguas, povos e culturas; tem uma marca identitária forte, aberta a múltiplas áreas do conhecimento e a relações com instituições e pessoas diversas; O perfil institucional da UAb é um fator essencial ao seu bom desempenho. À medida que a educação a distância se torna cada vez mais relevante no cenário educacional global, é crucial considerar como as políticas públicas podem moldar o futuro da instituição.
  • Report case(s) Design. Report, by each partner, of their case(s) design (including ethics permission) and how it contributes to the total project
    Publication . Pažur, Monika; Jääskeläinen, Pauliina; Petzold, Julia; Cazgir, Kardelen; Spahn, Lea; Weber, Maria; Kozlovskis, Konstantins; Oganisjana, Karine; Lace, Natalja; Ozols, Rolands; Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Juliana; Abelha, Marta; Abrantes, Pedro; Woods, Philip; Mpamhanga, Karen; Culshaw, Suzanne; Reeves, Hanna
    The purpose of this deliverable is for all partners to share their case designs, ethics permissions, and explain their contributions to the overall project goal. The project aims to create an innovative, evidence-based aesthetic and embodied pedagogical Framework that impacts the practice of education for democracy and the associated Guides to pedagogical practice that support responsive, participatory pedagogies.1 For that, the six AECED partner countries use a Participatory Action Research (PAR) design through which they co-create, trial, and analyse a prototype pedagogical Framework and four associated Guides for elementary school, secondary school, higher education, and adult/professional education. In this deliverable, we present the case design for all 19 cases, covering a wide array of institutional trialing settings to ensure a differentiated and diverse set of data for reflecting on, analysing, evaluating, and re- designing the pedagogical Framework and the practice Guides. In alignment with the research aim and overarching research questions of the project, we have formulated specific research questions for all national partners, as outlined in the methodological Framework. These questions serve as guiding principles for the cross-case analysis, ensuring that each partner's research aligns with the overall objectives and contributes to a comprehensive understanding of the project's focal areas. In the following, we will give a short overview of the case design phase that also encompasses the approval of each country's ethics commission. Both aspects will then be portrayed in the appendix.
  • Report of methodological framework. Deliverable 4.1
    Publication . Spahn, Lea; Weber, Susan; Petzold, Julia; Neves, Claudia; Oganisjana, Karine; Ozols, Rolands; Pažur, Monika; Jääskeläinen, Pauliina
  • Narrativas da educação a distância em Portugal e no Brasil: meta-análise de sinopses de unidades curriculares da "Licenciatura em Educação" e da "Licenciatura em Pedagogia"
    Publication . Souza, Sandoval Antunes de; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    Neste relatório dá-se sucintamente conta do trabalho de investigação realizado na Universidade Aberta, o qual foi acolhido pelo Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), unidade 4372/FCT, e Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), no âmbito do pós-doutoramento em Educação a Distância e Elearning, intitulado "Narrativas da Educação a Distância em Portugal e no Brasil: meta-análise de sinopses de unidades curricular da 'Licenciatura em Educação' e da 'Licenciatura em Pedagogia'".
  • Prototype guides – in English language and partner country language versions. Deliverable D3.2
    Publication . Neves, Claudia; Abelha, Marta; Almeida, Ana Patrícia; Abrantes, Pedro; Jääskeläinen, Pauliina; Culshaw, Suzanne; Cazgir, Kardelen; Oganisjana, Karine; Ozols, Roland; Pažur, Monika; Petzold, Julia; Spahn, Lea; Weber, Susan Marie; Aladrović, Katarina; Smith, Karen; Woods, Philip
  • Prototype framework, including its rationale, development and features – in English language and partner country language versions. Deliverable 3.1
    Publication . Neves, Claudia; Abelha, Marta; Almeida, Ana Patrícia; Abrantes, Pedro; Jääskeläinen, Pauliina; Culshaw, Suzanne; Cazgir, Kardelen; Oganisjana, Karine; Ozols, Roland; Pažur, Monika; Petzold, Julia; Smith, Karen; Spahn, Lea; Weber, Susanne Maria; Woods, Philip
  • Report of methodological framework. Deliverable 4.1
    Publication . Spahn, Lea; Weber, Susanne Maria; Petzold, Julia; Woods, Philip; Smith, Karen; Reeves, Hannah; Neves, Claudia; Oganisjana, Karine; Ozols, Rolands; Pažur, Monika; Jääskeläinen, Pauliina
  • Deliverable D2.1. Part 1: communication, dissemination, exploitation strategy (CDES). Part 2: communication activity report (CAR)
    Publication . Neves, Claudia; Culshaw, Suzanne; Woods, Philip; Reeves, Hannah; Smith, Karen; Ozols, Rolands; Petzold, Julia; Vola, Joonas; Aladrovic, Katarina
  • Boost 4 Career: programa a distância de promoção da empregabilidade de estudantes do ensino superior
    Publication . Monteiro, Sílvia; Seabra, Filipa; Almeida, Leandro S.; Santos, Sandra; Silva, Ana Daniela; Sampaio, Célia
    O programa Boost for Career é um programa de intervenção a distância destinado à promoção dos recursos de carreira de estudantes do ensino superior. Registado no IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais - Direção de Serviços de Propriedade Intelectual), com o número: Registo de obra em co-autoria n.º 750/2023. Data de registo - 04/04/2023.
  • Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb
    Publication . Abrantes, Pedro; Carvalho, Alda; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Seabra, Filipa; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga
    O presente relatório apresenta os primeiros resultados da 4.ª edição do questionário aos licenciados da Universidade Aberta, aplicado em 2023 e referente à coorte que concluiu este grau de ensino entre 2019 e 2021. Todos os graduados de licenciaturas na instituição foram convidados a responder, num total de 1310 diplomados, distribuídos por 12 ofertas formativas, tendo-se obtido 490 respostas, o que corresponde a uma taxa de resposta de 35,9%. Relativamente ao perfil sociodemográfico, constatamos uma ligeira prevalência do sexo feminino (53%), que se acentua nas faixas etárias mais jovens, ainda que seja muito variável entre cursos. A idade desta população é muito heterogénea, embora exista alguma concentração numa fase intermédia da vida ativa, com ingresso na licenciatura na faixa dos 35-45 e conclusão entre os 40 e os 50 anos. A larga maioria residia em Portugal (93%), com alguma concentração na Área Metropolitana de Lisboa (38%), ainda que existam contingentes significativos em todas as regiões do território nacional. Entre os restantes (em parte, provenientes de Portugal), destacam-se a Suíça, o Reino Unido, o Luxemburgo e Angola como países de residência. Em termos educativos, 77% apresentavam o ensino secundário com habilitação literária, enquanto 12% possuíam já um título de ensino superior (maioritariamente de outra instituição). Uma proporção considerável (36%) já havia frequentado o ensino superior sem ter obtido qualquer grau.