MESTRADO | MSc DISSERTATIONS
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Browsing MESTRADO | MSc DISSERTATIONS by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
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- Alice no espaço: feminismo e ficção científica: uma leitura do conto “The Women Men Don’t See”, de James Tiptree Jr./Alice SheldonPublication . Prata, Maria de Jesus Cristina Joana de Sousa; Couto, Anabela Galhardo; Joaquim, TeresaEsta dissertação pretende dar a conhecer uma escritora não traduzida nem publicada entre nós, Alice Sheldon/ James Tiptree Jr., através da leitura do conto “The Women Men Don’t See”, de uma posição de leitura feminista. Inicia-se com uma contextualização do aparecimento da crítica literária feminista, nos anos setenta, seguida por uma breve definição e perspetiva histórica da ficção científica, o género literário em que o conto se insere. Num terceiro momento, apresenta-se um pequeno apontamento sobre a vida e a obra da autora, Alice Sheldon, que publicou sob o pseudónimo masculino James Tiptree, Jr. A dissertação termina com a leitura do conto, que permite abordar temas importantes para a crítica literária e para o feminismo, como sejam os do género e da identidade, e os da (in)visibilidade das mulheres escritoras e das mulheres em geral. Procurámos situar a escrita de James Tiptree, Jr. no seu tempo (anos sessenta e setenta do século XX) e no género literário da ficção científica, mas também procurámos mostrar a sua originalidade e a forma como algumas das suas posições antecipam ideias posteriormente avançadas por outras pensadoras, em relação ao espaço ocupado pelas mulheres. A utilização do pseudónimo masculino permite problematizar a questão da (eventual) diferença na escrita dos homens e das mulheres, e também questionar a nossa posição de leitores e a forma como os nossos preconceitos influenciam as nossas leituras.
- Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar no município de Gondomar: a licença parental partilhadaPublication . Gomes, Diana Filipa Martins; Perista, Heloísa; Albuquerque, RosanaA conciliação da vida profissional, pessoal e familiar potencia uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, permitindo a realização individual ao nível das suas escolhas em todas as esferas da sua vida. Contudo, esse equilíbrio tão almejado, pode muitas vezes ser difícil de se alcançar, colocando em questão as interações sociais e profissionais entre homens e mulheres e entre os/as mesmos/as e as suas entidades patronais. As alterações sociais, demográficas e económicas, que se têm sentido ao longo dos últimos anos, fazem-se acompanhar de alguma exigência e pressão quer individual, familiar, organizacional e da sociedade em geral, no modo em como são conjugados o trabalho e a vida pessoal e familiar. As dificuldades de conciliação entre as esferas ocorrem muitas vezes devido aos estereótipos de género existentes na sociedade, reproduzidos pelos indivíduos através dos seus comportamentos ao nível organizacional. É nesse sentido que pretendemos compreender com este estudo de caso dos trabalhadores do município de Gondomar, que foram pais entre o ano de 2017 e 2019, a sua opção de não exercício do direito à licença parental partilhada.
- Conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal e familiar na Administração Pública Central Portuguesa: o caso da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG)Publication . Andrade, Alexandra Silva Ramos Moreira de; Casaca, Sara Falcão; Albuquerque, RosanaConsiderando a necessidade de assegurar uma adequada articulação entre a vida profissional, pessoal e familiar para combater as assimetrias de género que ainda persistem na sociedade portuguesa, e que a conciliação é um tema central na agenda política nacional porque tem impacto na produtividade e sustentabilidade demográfica do país selecionou‐se um organismo da Administração Pública Central, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género para, no âmbito de um estudo de caso, identificar e analisar as necessidades das pessoas trabalhadoras em termos de articulação entre a vida pessoal familiar e profissional e identificar os obstáculos à adoção de medidas de conciliação, os quais sejam transversais aos restantes organismos da Administração Pública Central. O presente estudo procura desta forma iniciar uma reflexão sobre as limitações e obstáculos existentes na Administração Pública (AP), para dar resposta, dentro de um quadro legal onde a lei é o princípio e o fim da atuação da AP, às necessidades dos trabalhadores e das trabalhadoras de flexibilidade e inovação na gestão dos seus tempos de trabalho.
- Desigualdade(s) de gênero na magistratura: impactos da organização de trabalho genderizada na carreira das mulheres magistradas do tribunal de justiça Estado do Paraná - BrasilPublication . Zanetti, Luciene Oliveira Vizzotto; Albuquerque, Rosana; Mariano, Silvana Aparecida; Marques, Susana RamalhoA presente investigação adota uma perspectiva de gênero para examinar o impacto da organização genderizada na carreira das magistradas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Brasil. Adotando o conceito de gênero de Joan Scott (1990), por meio dos estudos de Rosabeth Kanter (1977 e 1993) de Joan Acker (1990) e Santos e Amâncio (2014) aborda o debate sobre a desigualdade de gênero apresentando o conceito de tokenismo/sobreminoria e de organização genderizada. A pesquisa analisa a teoria neutra das organizações laborais que sustenta que a desigualdade nos locais de trabalho é consequência da neutralidade atribuída às instituições que na verdade são baseadas no gênero masculino, conhecida como genderização. A segregação vertical é contextualizada por metáforas compiladas do Manual "Gênero de Mudança Organizacional" (Casaca & Lortie, 2018), partindo do conceito de "teto de vidro" (Steil, A. V. 1997), que simboliza as barreiras invisíveis que dificultam a trajetória feminina até os cargos de maior poder. Além disso, o trabalho examina a representação feminina nas Supremas Cortes de países da América Latina (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe - CEPAL, 2022), bem como, trabalhos recentes sobre a presença das mulheres na magistratura brasileira (Bonelli & Oliveira, 2020; Bonelli, 2011; Fragale Filho, 2015; Severi & Jesus Filho, 2022; Sciamarella, 2020; Yoshida & Held, 2019; Yoshida, 2022), juntamente com dados disponíveis no país (Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Associação Juízes Federais - AJUFE). Nesta senda, este estudo tem como objetivo investigar se as mulheres magistradas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná são afetadas pela organização de trabalho baseada no gênero masculino, uma vez que ocupam posições de destaque na hierarquia da instituição e são consideradas símbolos. Em virtude da escassez de informações específicas sobre a temática no contexto do Tribunal em voga, optou-se pela aplicação de um questionário, o qual obteve a participação de 74 juízas de direito da instituição num universo de 354 mulheres. Os resultados da pesquisa indicam que as magistradas paranaenses enfrentam obstáculos institucionais, preconceito e discriminação no seu percurso profissional, desde o ingresso na carreira até a promoção e nas designações para assumir cargos administrativos na instituição.
- A desistência escolar das raparigas no ensino primário em Moçambique: o caso da Escola Primária 3 de Fevereiro-NicoadalaPublication . Patia, Inocência Adriano Penicela; Pinto, Teresa; Albuquerque, RosanaO presente estudo versa sobre “A desistência escolar das raparigas no Ensino Primário em Moçambique: o caso da Escola Primária 3 de Fevereiro-Nicoadala”, tendo como ponto de partida o seguinte problema: porque continuam as raparigas a desistir da escola, sobretudo no 3º ciclo do Ensino Primário? O objetivo é de compreender como atuam e interagem os fatores que influenciam na desistência das raparigas no 3º ciclo de aprendizagem na perspetiva de contribuir para um conhecimento mais aprofundado do fenómeno da desistência escolar das raparigas em Moçambique a partir de um estudo de caso aprofundado tendo em conta as diversidades regionais e as particularidades de cada uma das comunidades. Para a efetivação do estudo tomou-se como base uma revisão de literatura sobre a desistência escolar, sendo igualmente analisados dados estatísticos sobre a desistência escolar de forma a contextualizar o fenómeno registado na Escola Primária 3 de Fevereiro-Nicoadala cuja abordagem foi de natureza qualitativa, numa perspetiva descritiva. Teve a participação de oito (8) pessoas de entre membros de direção da escola, docentes, alunas e mães e/ou encarregadas de educação, os quais foram conduzidas entrevistas a partir de 5 guiões elaborados de forma had hoc para este estudo. Com base nos resultados do estudo, concluiu-se que na Escola Primária 3 de Fevereiro, constituem fatores de Desistência Escolar das Raparigas, os seguintes: Fatores institucionais que têm a ver com as formas de tratamento das raparigas durante a condução do Processo de Ensino-Aprendizagem; o comportamento inadequado de alguns rapazes sobre as raparigas; possibilidades de assédio sexual perpetrado por professores; indefinição clara de iniciativas de combate à desistência escolar e de sensibilização das famílias e das raparigas desistentes para o retorno à escola; inexistência de um sistema devidamente organizado para tratar assuntos relacionados com questões de género; fraco desempenho dos principais órgãos de gestão escolar (sobretudo o Conselho de Escola) tendo em vista o real papel a ser desempenhado por estes. Fatores socioculturais que têm a ver com a passividade das famílias e da liderança local em relação aos casos emergentes uniões prematuras e gravidezes precoces; fraco acompanhamento da escolaridade das raparigas, denotando passividade das famílias na exigência de frequência escolar ou de retorno à escola para os casos assumidos como de desistência. Fatores económicos que têm a ver com a privação das raparigas nas atividades agrícolas e nos negócios realizados pelas famílias como forma de assegurar o sustento familiar.
- Empoder’Arte com igualdade : um projeto de intervenção através da arte com homens vítimas de violência domésticaPublication . Silva, Marina Jesus; Rosa, RosárioNeste relatório apresento o trabalho que foi realizado, em contexto de estágio, na casa de abrigo para homens vítimas de violência doméstica da Cáritas Diocesana de Aveiro, para obtenção do grau de mestre em “Estudos sobre as mulheres: género, cidadania e desenvolvimento”. Sustentado por metodologias qualitativas e feministas, foi implementado, durante o estágio, o projeto “Empoder’Arte Com Igualdade” que teve como objetivo contribuir para o empoderamento dos homens acolhidos naquela resposta social, através da utilização de ferramentas artísticas. A abordagem de diversas questões relacionadas com a (des)igualdade de género, com recurso às tais ferramentas artísticas já mencionadas, constituiu uma estratégia central para empoderar. Neste sentido, os participantes do projeto tiveram a oportunidade não só de (re)descobrir as artes e de experimentar diferentes materiais, mas também de refletir e de dialogar sobre masculinidades, feminilidades, estereótipos, emoções, relações interpessoais saudáveis, entre outros assuntos essenciais para as questões relativas à igualdade para todos e todas. Deste modo, tendo como base o estudos feministas e de género, procurou-se criar espaços onde os participantes, que no passado viveram situações traumáticas e que no presente se veem obrigados a residir numa instituição de acolhimento para sua segurança, se sentissem valorizados, escutados, empoderados e se pudessem focar no momento presente e nos sonhos e desejos para o futuro. O projeto foi, assim, ao encontro da reflexão de bell hooks (2003) que considera a arte como um meio fundamental para pensar que é possível desafiar e alterar positivamente práticas opressivas.
- A figura feminina em algumas narrativas de Albertino Bragança, Filinto de Barros e Orlanda Amarílis: contributo para uma abordagem comparatistaPublication . Santos, Sandra Isabel Dias dos; Padeira, Ana Rita SoveralA presente dissertação privilegia a perspetiva comparada no confronto de determinados textos narrativos provenientes de Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, identificando afinidades e diferenças, tanto na forma, como no conteúdo, nomeadamente, no que às temáticas da memória e da identidade diz respeito, e também ao tema da mulher ou da figura feminina no âmbito do estudo da personagem enquanto categoria fundamental da narrativa. Na leitura comparativa dos textos convocados, o ponto de partida da presente dissertação foi o estudo aprofundado das fontes primárias, isto é, dos autores que nos propusemos estudar - Albertino Bragança, de São Tomé e Príncipe, Orlanda Amarílis de Cabo Verde e Filinto de Barros, da Guiné Bissau, logo seguido das fontes secundárias e teóricas de que a bibliografia no final do trabalho procura dar conta. A abordagem comparatista centrou-se em torno da figura feminina, relacionandoa com o passado colonial que a configura, e por isso também com as questões da identidade e da memória, da história e/ou da tradição, tópicos temáticos que constroem um determinado imaginário, como por exemplo sucede nos contos “Rosa do Riboque” e “Reencontro”, em Rosa do Riboque e outros contos, e no romance Aurélia de Vento, ambos do escritor pioneiro da ficção são-tomense, Albertino Bragança, ou nos contos “A Casa dos Mastros” e “Maira da Luz”, incluídos, respetivamente, na antologia A Casa dos Mastros e “Desencanto” e “Cais do Sodré”, em Cais do Sodré té Salamansa, da autora sobejamente conhecida na temática da literatura feminina, Orlanda Amarílis, e, por fim, de Filinto de Barros, o romance intitulado Kikia Matcho, O Desalento do Combatente. No primeiro capítulo, procurou-se fazer um enquadramento teórico do comparatismo, pois consideramos que a perspetiva comparada na análise de textos literários amplia e reconfigura a reflexão sobre a problemática da identidade nacional, cultural e literária, possibilitando ao investigador ou estudioso destas matérias reconhecer que está perante diferentes «lugares» literários, com características próprias, ainda que partilhem uma história em comum reforçada pelo uso da língua portuguesa através da qual estes povos oficialmente se exprimem e concomitantemente se irmanam. No segundo capítulo apresenta-se uma visão sucinta de enquadramento de época e das tendências literárias dos escritores convocados, bem assim como a análise das obras escolhidas na perspetiva dos temas e dos motivos representados: o quotidiano, o exílio e a diáspora, a desilusão, o esquecimento e a solidão, que por sua vez delimitam e configuram a reflexão sobre a personagem. No terceiro capítulo trata-se da contextualização ou enquadramento das questões da identidade, da história e da memória, estabelecendo uma ponte com a literatura, tendo em conta que os textos selecionados abordam estas problemáticas que são fulcrais e determinantes no âmbito das suprarreferidas narrativas. O quarto e último capítulo consiste na análise das narrativas selecionadas, confrontando-as entre si, com particular destaque para a forma como a figura feminina é abordada, qual é a relação que mantém com a tradição e com o passado colonial, refletindo-se sobre o papel da memória e da história na construção da identidade. Procurase simultaneamente apresentar uma leitura pessoal que interpreta as narrativas selecionadas, destacando a sua intencionalidade mimética na forma como se ligam ao real, recorrendo à descrição e a cenas que mostram a vivência do quotidiano. Apresentam-se por fim algumas conclusões, que reforçam a ideia de que as personagens das narrativas estudadas são recriadas no âmbito da ficção, porém, reproduzem reações e comportamentos sociais modelados pelo quotidiano. São personagens influenciadas pelo mundo em que vivem, uma sociedade dominada por homens. A diáspora e a situação de exílio são dimensões que interferem, igualmente, com a sua identidade.
- Fístula obstétrica: uma consequência da violação dos Direitos Humanos das mulheres guineensesPublication . Gama, Baltazarina dos Anjos Spencer Gomes Soares da; Bäckström, BárbaraEsta dissertação intitulada, “Fístula obstétrica: uma consequência da violação dos Direitos Humanos das Mulheres guineenses”, enquadra-se no âmbito do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres - Género, Cidadania e Desenvolvimento. Pretendemos, com a presente dissertação, compreender como melhorar a qualidade de vida e reintegrar as mulheres portadoras de fístula obstétrica na Guiné-Bissau, de forma a garantir o gozo pleno dos seus direitos humanos. Para tal, selecionamos na população das mulheres portadoras de fístula obstétrica na Guiné-Bissau, um grupo de 20 mulheres que conforme as suas experiências, podem contribuir para responder à questão central da nossa investigação, “Qual a relação entre a utilização de um absorvente impermeável, qualidade de vida e reintegração das mulheres portadoras de fístula obstétrica na Guiné-Bissau?”. Optamos pela metodologia quantitativa, na análise dos dados recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. Constatou-se que o parto prolongado é a principal causa da fístula obstétrica. Dentre as participantes no estudo, todas elas já foram marginalizadas, têm alterações de humor e feridas na zona genital. Os obstáculos que as impediram de procurar a cura são o desconhecimento sobre o que é a fístula e a existência da sua cura no país. Concluímos que as mulheres com rendimentos conseguem reintegrar-se e têm uma qualidade de vida superior. Existe relação entre a utilização de absorvente impermeável, qualidade de vida e a reintegração das mulheres portadoras de fístula obstétrica que participaram no estudo na Guiné-Bissau.
- Género e Desporto: o caso do futebol feminino no Club Sport Marítimo (1980-2023)Publication . Gonçalves, Ana Balbina Camacho; Joaquim, TeresaPensar género e desporto e trazer estas duas realidades para um estudo de caso sobre a modalidade de Futebol Feminino é atual, sabemos, mas nem por isso menos pertinente, já que a Dissertação de Mestrado em Estudos das Mulheres: Género, Cidadania e Desenvolvimento se nos tem apresentado como um constante desafio. A este estudo não é alheia a história de vida da autora que viveu, na década de oitenta do século XX, um percurso no Futebol Feminino, precisamente no Club Sport Marítimo que, naquela altura, iniciava a aposta na modalidade. Neste estudo de caso, procurámos apurar os problemas de uma instituição largamente genderizada, alicerçando-nos numa intensa pesquisa empírica, nomeadamente conversas informais, entrevistas de profundidade e inquéritos aos atuais e antigos atores no terreno. Foi, igualmente nossa intenção trazer os(as) teórico(a)s à discussão de um tema transversal como a equidade de género e as problemáticas que consigo transporta, mesmo tratando-se do seio de uma modalidade desportiva, centrando-nos num universo insular de um dos clubes presente na Liga BPI (primeira Liga) do campeonato português que tem, em 2023, duas atletas na Seleção A portuguesa. Este trabalho permitiu-nos comparar realidades desportivas e sociais, com uma distância de quatro décadas entre elas, e acreditar que, no século XXI, a aposta feita pela Federação Portuguesa de Futebol ajudará os clubes a impulsionar a formação, o desenvolvimento e a profissionalização das atletas de Futebol Feminino, haja vontade política e investimento financeiro.
- Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infânciaPublication . Oliveira, Luana Flávia Barbosa de; Vieira, Cristina PereiraEssa pesquisa é direccionada a área interdisciplinar dos Estudos sobre Mulheres: Género Cidadania e Desenvolvimento, onde procura compreender a “origem e problematização sobre o género” num contexto sócio histórico como também entender o papel da Escola Básica de 1º Ciclo e Jardim de Infância na (des)construção de Estereótipos de Género, e de que maneira a educação (re)produz esses estereótipos – segundo as narrativas das professoras. Elegemos como objecto de estudo “A escola como mecanismo social para (des)construir Estereótipos de Género”, buscando captar informações através de entrevistas semiestruturadas com professoras do 1.ºciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância de uma Escola pertencente à Margem Sul da área Metropolitana de Lisboa de um Concelho do Distrito de Setúbal. Essa investigação teve como objectivo geral compreender as concepções de Estereótipos de Género, tendo como base a educação pensada como mecanismo de (des)construção. A partir do referido foram criados alguns objectivos específicos, um deles; Conhecer a percepção das professoras do 1º Ciclo e Jardim de Infância em torno da problemática dos papéis sociais de género e estereótipos de género no ambiente escolar. Em síntese o estudo implementado é de natureza qualitativa e exploratória, onde procurou interpretar e compreender a perceção das professoras em relação a problemática de género e estereótipos de género. Na recolha dos dados recorremos à entrevista semiestruturada conduzidas através de um guião com alguns questionamentos que foram sendo exploradas mediante as respostas dadas pelas professoras. Concluímos que a escola como esfera social é apontada pelas professoras como uma grande (re)produtora em todos os seus níveis, seja em relação ao sexismo, aos estereótipos, aos papéis de género, do que é socialmente considerado adequado, os modos de agir, pensar, decidir, etc… Portanto, uma educação inclusiva pode ser determinante para transformação social e inclusão de grupos minorizados.
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