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- Desporto perfeito na infância: a perspetiva da família portuguesa à luz do géneroPublication . Rosa, Anabela Avelar Pequeno; Bäckström, Bárbara; Marques, Susana RamalhoA participação no desporto infantil pode ser influenciada pelos estereótipos/preconceitos dos pais/mães e/ou representantes legais das crianças e jovens. Desta forma, atendendo a que o desporto desempenha um papel importante no desenvolvimento físico, social e psicológico das crianças e jovens, importa compreender de que forma as famílias percecionam e incentivam a seleção da modalidade desportiva. Este estudo utilizou métodos de investigação quantitativos, através da aplicação dois questionários, a Escala de Atitudes Pacíficas relativamente ao Género (EAPG) e o Questionário de Comportamentos Parentais no Desporto (QCPD), num único momento temporal. Assim, para a concretização dos objetivos a amostra foi constituída por 406 mães, pais e/ou representantes de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, que pratiquem desporto federado há pelo menos um ano. Concluiu-se que os estereótipos de género das mães, dos pais e das/dos representantes legais têm influência na seleção da modalidade desportiva, condicionando as escolhas das crianças e das/dos jovens. Contudo, as mães, os pais e as/os representantes legais das crianças e das/dos jovens que praticam desportos que tradicionalmente não estão associados ao seu género, apresentam menos comportamentos favoráveis à divisão tradicional dos papéis de género. Além disso, as atitudes parentais mais favoráveis à divisão igualitária estão associadas a comportamentos parentais benéficos em relação ao desporto.
- Chiquinho, de Baltasar Lopes: estudo da Jornada do Herói e da sua dimensão biblioterapêuticaPublication . Machado, Liliana Marlene Vieira Baptista; Dias, Isabel de BarrosEsta dissertação centra-se na análise da obra Chiquinho, de Baltasar Lopes, considerando a sua estrutura narrativa à luz da estrutura mental e narrativa conhecida como “Jornada do Herói”, tal como delineada por Joseph Campbell, procurando ainda explorar o seu enquadramento no âmbito da Biblioterapia. Pretende-se compreender de que forma o percurso do protagonista da obra, atravessado por temas como a pertença, a emigração e a superação, reflete um padrão narrativo arquetípico, proporcionando ao leitor uma experiência de identificação, de reflexão e de superação. Para além da abordagem teórica, recorreu-se a uma metodologia mista, incluindo um inquérito aplicado a leitores que contactaram com a obra, com o objetivo de recolher perceções sobre o impacto emocional e simbólico da narrativa, enfatizando o legado de Chiquinho e o facto de a obra continuar a ser valorizada como instrumento de leitura que ultrapassa o seu contexto histórico e cultural, mantendo-se relevante enquanto objeto literário promotor do diálogo interior e de ressignificação de vivências. O trabalho pretende evidenciar, ainda, que tanto a teoria campbelliana como as práticas de leitura com fins terapêuticos permanecem como domínios abertos a investigações futuras e a novas aplicações em diferentes contextos educativos e sociais.
