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Abstract(s)
Esta tese investigou a implementação de Tertúlias Literárias Dialógicas (TLDs) nas aulas de Inglês como Língua Estrangeira no ensino secundário, destacando o seu potencial para promover a cidadania intercultural, particularmente através do desenvolvimento da empatia dialógica e das competências de expressão oral. Fundamentado nos princípios da pedagogia dialógica (Freire, 2000), que coloca o diálogo como um meio essencial para a consciencialização crítica e transformação social, o estudo INCLUD-EFL propôs uma abordagem inovadora para a aprendizagem inclusiva e interativa, com o objetivo de superar barreiras linguísticas e culturais.
O estudo foi realizado com duas turmas (N=52) de Inglês como língua estrangeira, no ensino secundário, em Portugal, com idades entre os 14 e os 17 anos. Utilizou uma abordagem de investigação-ação com análise qualitativa e quantitativa, combinando métodos mistos para permitir a triangulação dos dados e uma compreensão mais completa do problema em análise. Não foi considerado um estudo experimental, pois não houve atribuição aleatória, configurando um desenho quase-experimental. Adotou-se um desenho pré-teste – pós-teste com replicação diferenciada (design de tratamento atrasado ou design de grupos diferidos). Neste desenho, um grupo recebeu a intervenção enquanto o outro não, sendo este último posteriormente exposto à mesma. Ambos os grupos realizaram um pré-teste (teste oral 1), a turma A recebeu a intervenção, enquanto a turma B (grupo de controlo) não, sendo a variável dependente novamente avaliada (teste oral 2). A intervenção foi então aplicada à turma B, sendo novamente avaliada a variável dependente (teste oral 3). Embora o uso de pré e pós-testes tenha limitações, como a regressão à média, maturação e efeitos dos testes, é uma ferramenta valiosa, especialmente quando combinada com designs adequados. Uma vantagem do design adotado foi a replicação, que permitiu a recolha de evidências em duas amostras (turmas A e B), oferecendo maior controle sobre os efeitos históricos.
A intervenção decorreu ao longo de dois períodos escolares, de janeiro a junho de 2024, com sessões semanais de TLDs de 50 minutos. Durante estas sessões, os alunos discutiram leituras de adaptações de clássicos da literatura mundial. As sessões, que fizeram parte das atividades regulares de Inglês, ocorreram presencialmente na biblioteca escolar, com a turma sentada em círculo. Antes das sessões, os alunos escolheram o livro que iriam ler, lendo-o individualmente ou com o apoio de familiares ou colegas, e, em cada sessão, escolhiam um trecho para partilhar, explicando as suas motivações. Durante as sessões, os alunos discutiam o texto, comentando, e concordando ou discordando das ideias apresentadas. Foram sugeridos aos alunos quatro livros: Adventures of Don Quixote, Frankenstein, Great Expectations e Wuthering Heights, adaptados ao nível B1/B1+ de inglês. A seleção de livros apresentada procurou garantir diversidade, incluindo autores de diferentes nacionalidades e géneros literários. Os temas abordados nos livros incluíam literatura, alienação, classe social, amor, vingança, entre outros. As discussões eram livres, permitindo que os alunos trouxessem os seus próprios pontos de vista, com o professor a facilitar o desenvolvimento de conversas autênticas e relevantes. O número de sessões foi determinado pela extensão e dificuldade do livro escolhido, com a intervenção planeada para doze sessões de 50 minutos.
A recolha de dados incluiu a realização de testes de oralidade antes e depois da intervenção, observação participante, tomada de notas sobre a participação dos alunos e gravação áudio com posterior transcrição das interações ocorridas durante as sessões.
A análise de dados dos testes de oralidade foi concretizada através da rúbrica de avaliação dos testes Cambridge B1 Preliminary for Schools (Cambridge University Press & Assessment, 2022). Aos dados registados durante as sessões foi aplicado o Cambridge Oracy Assessment Toolkit (Mercer et al., 2017). As transcrições das interações foram codificadas aplicando o código de Macagno et al. (2022) para a empatia.
A pesquisa revelou que as TLDs podem ser ferramentas transformadoras na sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira do ensino secundário, promovendo interações inclusivas e dialógicas e permitindo que os alunos desenvolvam competências interculturais, em particular a empatia dialógica, enquanto interagem com textos literários e com os seus colegas. Este estudo está alinhado com a visão de Freire (2000) de que a educação deve ser uma prática de liberdade, na qual os alunos se envolvem criticamente com o mundo e uns com os outros. O estudo demonstrou um progresso significativo nas contribuições de alto valor dialógico dos alunos, como a Expansão, o Raciocínio e as contribuições Metadialógicas, evidenciando a sua capacidade de construir sobre as ideias uns dos outros e participar em discursos reflexivos e empáticos (Macagno & Rapanta, 2020). Estes resultados são consistentes com pesquisas anteriores que sublinham a importância dos ambientes dialógicos no desenvolvimento das competências socioemocionais e na consciencialização intercultural (Flecha & INCLUD-ED Consortium, 2015; Macagno et al., 2022; Mercer & Howe, 2012; Wegerif, 2011).
O papel do professor como moderador foi fundamental na criação de um espaço seguro e inclusivo para que os alunos pudessem expressar as suas ideias de forma livre e autêntica. Baseando-se na estrutura de ensino dialógico de Alexander (2018), que enfatiza o discurso intencional, cumulativo e recíproco em sala de aula, o estudo destacou como os professores podem orientar os alunos para construir as ideias uns dos outros e participar em discussões críticas e significativas. Ao incentivar o diálogo significativo e promover o envolvimento crítico com diferentes perspetivas, o professor facilitou a transição da comunicação monológica para a dialógica, melhorando ainda mais a capacidade dos alunos de participar em discussões empáticas e colaborativas.
No entanto, os resultados também destacaram as complexidades de promover as competências de expressão oral através das TLDs. Os testes de competências linguísticas revelaram resultados mistos, com melhorias significativas na expressão oral observadas numa fase do estudo, mas não noutra. Essas discrepâncias sublinham a natureza multifacetada da aprendizagem de línguas e a influência de fatores contextuais e específicos dos alunos nos resultados educativos. Embora as TLDs mostrem um potencial promissor para desenvolver competências linguísticas, os dados sugerem que as condições de implementação podem influenciar de forma significativa os resultados.
Tal como em qualquer estudo, a investigação INCLUD-EFL enfrentou várias limitações que devem ser reconhecidas. O desenho quase-experimental, embora útil para explorar contextos reais em sala de aula, limitou a generalização dos resultados devido à falta de atribuição aleatória e à presença de variáveis de confusão potencial. O tamanho reduzido e homogéneo da amostra restringiu ainda mais a aplicabilidade dos resultados a contextos educativos mais amplos. Além disso, a estrutura de pré-teste/pós-teste pode ter introduzido efeitos de teste-reteste e não capturou completamente os impactos a longo prazo das TLDs no desenvolvimento linguístico e intercultural. A natureza subjetiva de resultados como a empatia apresentou desafios para a medição, exigindo uma análise qualitativa dos dados, que, embora reveladora, é difícil de generalizar ou quantificar. Finalmente, os diferentes níveis de proficiência em inglês entre os alunos apresentaram desafios na promoção de interações dialógicas. Os alunos com recursos linguísticos limitados tiveram dificuldade em articular ideias complexas, o que pode ter prejudicado a sua capacidade de participar plenamente com contribuições de alto valor dialógico.
Os resultados deste estudo apontam várias direções para futuras pesquisas. Embora o desenvolvimento das competências de expressão oral através das TLDs tenha produzido resultados inconclusivos, investigações futuras poderiam explorar as condições sob as quais as práticas dialógicas aprimoram mais eficazmente a competência linguística. Por exemplo, estudos futuros poderiam examinar o impacto de períodos de intervenção mais prolongados ou apoio direcionado para alunos com menor proficiência linguística.
A pesquisa futura também poderia aprofundar outras dimensões da cidadania intercultural, como a consciência cultural crítica, a tolerância para a ambiguidade e a capacidade de analisar criticamente as perspetivas culturais (Guilherme, 2007). Explorar como as TLDs influenciam a expressão escrita e a compreensão leitora poderia lançar mais luz sobre o seu papel num desenvolvimento linguístico holístico. Investigações mais detalhadas sobre os efeitos da implementação de TLDs sobre a capacidade dos alunos de refletir sobre as culturas e as experiências dos outros seriam também um campo promissor para futuras investigações.
Por fim, o papel da facilitação do professor na modelagem das interações dialógicas exige mais investigação, particularmente no que diz respeito a estratégias para enfrentar desafios como a diversidade na proficiência linguística e diferentes níveis de sensibilidade cultural. Abordagens colaborativas de formação e desenvolvimento profissional dos professores poderiam melhorar a implementação das TLDs, promovendo práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas.
O estudo INCLUD-EFL contribuiu para o crescente corpo de evidências que apoia o papel da pedagogia dialógica na educação. Ao demonstrar o potencial das TLDs para cultivar a cidadania intercultural, particularmente a empatia, esta pesquisa sublinha o poder transformador das práticas de aprendizagem dialógicas inclusivas. Ao mesmo tempo, destaca a necessidade de esforços sustentados e direcionados para melhorar as competências de expressão oral no contexto do Inglês como língua estrangeira. Em última análise, esta tese posiciona as TLDs não apenas como ferramentas de aprendizagem de línguas, mas também como veículos poderosos para promover cidadãos globalmente conscientes e empáticos. Ao conectar-se através de fronteiras linguísticas e culturais, as TLDs capacitam os alunos a envolver-se com diversas perspetivas e a navegar pelas complexidades de um mundo interconectado. As perceções obtidas a partir deste estudo abrem caminho para uma exploração mais profunda, permitindo o desenvolvimento de estratégias educacionais mais eficazes e inclusivas, que preparem os alunos para prosperar numa sociedade cada vez mais globalizada.
Dialogic Literary Gatherings (DLGs) are whole-class dialogic activities that have demonstrated positive effects on students’ academic achievement, inclusion and social cohesion, and can be adapted to various contexts. By emphasising dialogue as a means to learning and as learning itself, the INCLUD-EFL research project investigates whether the systematic implementation of DLGs in secondary EFL classrooms enhances students’ intercultural citizenship, focusing specifically on their oracy and empathy skills. An action research approach has been applied to the study, with data being analysed qualitatively and quantitatively within a quasi-experimental design. The findings indicate that DLGs improve students’ dialogic empathy as part of their broader intercultural citizenship competence. However, the impact of DLGs on oracy skills presents mixed results, highlighting both the potential and the challenges of developing spoken communication through dialogic practices. The discussion underscores the effectiveness of DLGs in promoting intercultural citizenship among secondary EFL learners, particularly in fostering dialogic empathy, while also addressing the complexities involved in advancing oracy skills.
Dialogic Literary Gatherings (DLGs) are whole-class dialogic activities that have demonstrated positive effects on students’ academic achievement, inclusion and social cohesion, and can be adapted to various contexts. By emphasising dialogue as a means to learning and as learning itself, the INCLUD-EFL research project investigates whether the systematic implementation of DLGs in secondary EFL classrooms enhances students’ intercultural citizenship, focusing specifically on their oracy and empathy skills. An action research approach has been applied to the study, with data being analysed qualitatively and quantitatively within a quasi-experimental design. The findings indicate that DLGs improve students’ dialogic empathy as part of their broader intercultural citizenship competence. However, the impact of DLGs on oracy skills presents mixed results, highlighting both the potential and the challenges of developing spoken communication through dialogic practices. The discussion underscores the effectiveness of DLGs in promoting intercultural citizenship among secondary EFL learners, particularly in fostering dialogic empathy, while also addressing the complexities involved in advancing oracy skills.
Description
Tese de Doutoramento Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, em associação com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, apresentada à Universidade Aberta
Keywords
Inglês como língua estrangeira Tertúlias literárias dialógicas Leitura dialógica Aprendizagem dialógica inclusiva Cidadania intercultural English as a foreign language Dialogic literary gatherings Dialogic reading Inclusive dialogic learning Intercultural citizenship
