Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 53
Results Per Page
Sort Options
- Ambientes pessoais de aprendizagem (PLE): estudo de um ecossistema pedagógico para a aprendizagem ao longo da vidaPublication . Almeida, António Manuel Galinho Pires de; Morgado, LinaEste estudo tem por objetivo apresentar a problemática da aprendizagem e atualização de conhecimentos ao longo da vida, apresentando os Ambientes Pessoais de Aprendizagem, como uma solução alternativa, a outras soluções existentes, nomeadamente os cursos formais e informais, quer sejam online ou presenciais. De facto, em grande parte, como consequência dos fenómenos da Cibercultura (Lévy 1999), e sociedade em rede (Castells, 1999), atualmente, a velocidade de aparecimento e renovação de conhecimentos é muito elevada. Por esta razão, os conhecimentos e saberes adquiridos tornam-se rapidamente obsoletos. Principalmente por este motivo, ao longo da vida, vai existir uma necessidade permanente e contínua, de renovação de saberes e “savoirfaire”. Os Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE’s), criados com base em redes sociais, e ferramentas da Web 2.0, poderão promover a autoaprendizagem ao longo da vida, pois potenciam a comunicação, a partilha de informação e conhecimento, permitindo a criação de quadros de ensino / aprendizagem dinâmicos, abertos participativos e criativos. Dito de outra forma, os Ambientes Pessoais de Aprendizagem, permitem criar ecossistemas adequados para aprendizagens abertas, flexíveis e colaborativas. Todavia, neste contexto, é necessário saber criar Ambientes Pessoais de Aprendizagem, que permitam obter as mediações tecnológicas e pedagógicas adequadas à aprendizagem ao longo da vida. Ou seja, por um lado, é necessário conhecer as técnicas e ferramentas que permitem criar Ambientes Pessoais de Aprendizagem com base em redes sociais e ferramentas da Web 2.0, e por outro, saber integrar e relacionar os conteúdos disponibilizados, de forma pedagógica, para que o conhecimento e saber disponibilizado seja compreendido, útil, e válido em determinada área do conhecimento. Neste sentido, o presente trabalho, irá apresentar alguns modelos concetuais de PLE’s criados a partir de ferramentas de modelação e ferramentas da Web 2.0, descrevendo de seguida todo o processo de criação e implementação de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem, que será utilizado para o estudo de caso. Portanto, e para concluir, o presente trabalho pretende dar uma possível resposta para o problema da aprendizagem ao longo da vida, através da utilização de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, apresentando-se, como uma espécie de “Guideline” para a criação de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, a utilizar na Aprendizagem ao Longo da Vida.
- Análise do modelo didático dos cursos técnico-profissionais em b-Learning: o caso do Instituto Superior Dom Bosco de MoçambiquePublication . Perú, Paula Cristina Castelo; Nobre, AnaO presente trabalho de pesquisa tinha como objetivo Analisar o Modelo Didáctico dos Cursos Técnicos Profissionais no contexto b-learning: caso do Instituto Superior Dom Bosco no período de Junho à Dezembro de 2017. Teve como questão de partida Até que ponto o modelo didáctico usado pelos professores do instituto Superior Dom Bosco contribui para o desenvolvimento das competências dos estudantes? Ao longo do trabalho podemos perceber que o modelo didático usado pelo Instituto Superior Dom Bosco é o modelo de ensino baseado em competências em alternâcia com o modelo centrado no processo mas, também percebeu-se que apesar de ser usado os professores tem dificuldades em explicar em que consiste este modelo. Do resultado de análise da pesquisa pode-se notar que o modelo didático usado pelos professores no Dom Bosco contrubui para o desenvolvimento das competências dos estudantes, conseguimos responder, pois, cerca de 91% dos estudantes afirmaram que o modelo utilizado pelos professores é adequado e permite desenvolver as suas competências. Mas pode-se notar a partir das respostas dos professores que alguns deles fazem o uso do modelo mais não de forma adequada a modalidade de ensino a distância.
- Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no BrasilPublication . Ramos, Katia; Paz, JoãoO presente estudo teve como propósito a investigação do curso eLearning, Novas Metodologias e Práticas Pedagógicas, realizado por uma Instituição de Ensino Profissionalizante para formação de 180 professores e 5 participantes da equipe técnica, de 15 estados brasileiros, com o objetivo de discutir a importância de adotar metodologias ativas nas salas de aula. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, quantitativo e qualitativo, tendo como técnicas de pesquisa a análise documental, a análise de conteúdo das interações online nos fóruns de discussão do curso e a entrevista semiestruturada. Para o estudo da identificação e mensuração da colaboração nas discussões online assíncronas foram utilizados o modelo de análise de colaboração, adaptado de Murphy (2004). Para o estudo da moderação online, prática pedagógica do moderador e ferramentas de interação, foram desenvolvidos categorias e indicadores para análise das entrevistas sobre estes tópicos. Os dados mostram um nível elevado de interação e colaboração nas etapas iniciais: Presença social; Articulação das perspectivas individuais; Acomodar ou refletir as perspectivas de outros e Coconstruir perspectivas partilhadas e finalidades e também demonstram que as ferramentas de comunicação assíncronas serviram como meio propulsor para troca, diálogo e aprendizagem, possibilitando que os moderadores assumissem um papel de facilitadores, levando os alunos a refletirem, questionarem e analisarem suas práticas pedagógicas, assumindo assim um papel ativo no percurso da aprendizagem, o que nos faz concluir que se verificou aprendizagem colaborativa, mesmo que os participantes não tenham conseguido avançar para os 2 últimos níveis de colaboração Construir objetivos e finalidades comuns e Produção de materiais partilhados. Tal como em outras investigações, para avançar para o mais alto nível de colaboração seria necessário um conjunto de estratégias no design do curso que garantissem os trabalhos em conjunto.
- Avaliação alternativa digital : estudo de caso em um curso Técnico em Administração da Rede Nacional EaD Senac - BrasilPublication . Souza, Elizabeth; Amante, LúciaA motivação para realizar esta investigação se deu a partir da expansão da oferta a distância de cursos de formação profissional técnica e da escassez de estudos que dessem sustentação a essas práticas, sobretudo no que tange aos desafios de realizar a avaliação de competências com o uso de recursos digitais. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada acerca do processo avaliativo em cursos profissionais técnicos de nível médio desenvolvidos em contextos digitais. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, com recurso a um estudo de caso, tendo sido selecionada como objeto de estudo uma turma do curso Técnico em Administração, ofertado a distância em uma Instituição de educação profissional brasileira. Foram utilizados como instrumentos para recolha e análise de dados: entrevistas com professores e coordenador pedagógico do curso, observação não participante a uma turma do curso (Turma 2018/1) e análise de documentos, a saber: Projeto Político Pedagógico, Plano do curso Técnico em Administração, Manual de Procedimentos do Pedagógico e os Planos de Trabalho Docente do primeiro módulo do curso. A recolha de dados foi realizada de abril a agosto de 2018. O referencial teórico no qual está assente esta pesquisa diz respeito à cultura da avaliação de competências e à edumetria, em especial nas dimensões e nos critérios estabelecidos pelo Modelo PrACT, desenvolvido no âmbito de uma perspectiva de avaliação alternativa digital. Tais referenciais foram organizados em dois capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização e evolução do conceito de avaliação desde o início do século XX até os dias atuais, com foco na avaliação em contexto pedagógico. Já no segundo, foram apresentadas as bases teóricas da nova cultura da avaliação, em especial da avaliação alternativa digital. A análise dos dados recolhidos foi realizada à luz das quatro dimensões do referido modelo e respectivos parâmetros: Praticabilidade (custo, eficiência e sustentabilidade); Autenticidade (similitude, complexidade, adequação e significância); Consistência (alinhamento instrução/avaliação, multiplicidade de indicadores, adequação dos critérios e alinhamento competência/avaliação) e Transparência (democratização, envolvimento, visibilidade e impacto). Em relação às conclusões deste estudo, destaca-se que a análise do processo avaliativo do curso permitiu estabelecer o seu grau de aderência às dimensões do Modelo PrACT e indicar algumas ações à Instituição, de modo a ampliar seu alinhamento às práticas de uma avaliação alternativa digital, potencializadora da qualidade da aprendizagem no curso.
- A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em MoçambiquePublication . Chimuzu, António; Teixeira, AntónioA qualidade no ensino superior é uma necessidade cada vez mais crescente como forma de garantir a formação de graduados capazes de satisfazer o mercado de trabalho e desenvolvimento de qualquer país. O objectivo central deste estudo consiste em analisar a qualidade dos serviços de uma instituição de ensino a distância em Moçambique sob ponto de vista da percepção dos seus estudantes com o objectivo de procurar identificar as lacunas e buscar soluções de melhorias para as áreas com problemas. A revisão literária foca os temas de qualidade no ensino superior a distância e a satisfação dos estudantes. Foi usada a metodologia quantitativa com a administração de um questionário adaptado do modelo SERVQUAL a uma amostra da população total de estudantes do ISCED que compreende estudantes de todo o país distribuídos por 10 Centros de Recursos. Os dados foram analisados pela comparação das diferenças entre a expectativa e a percepção dos estudantes sobre as dimensões do modelo SERVQUAL modificado. Os resultados permitiram identificar as dimensões onde os serviços do ISCED se aproximam ou se afastam das expectativas dos estudantes ficando assim identificadas as áreas que precisam de melhorias. Os resultados obtidos serão disponibilizados à administração da instituição com o objectivo de se estabelecerem ações de melhoria da qualidade dos serviços.
- Competências digitais na área da segurança digital: percepção dos docentes do ensino superior à distância do BrasilPublication . Pimentel, Luciana Robaina; Morgado, LinaEste trabalho teve como objetivo analisar a percepção de docentes do ensino superior à distância do Brasil em relação às competências digitais da área da segurança digital estabelecidas no DigComp 2.2. A utilização imersiva das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e as transformações que a sociedade vem atravessando nos últimos anos requerem, em especial dos docentes, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), que são denominadas competências digitais (CD). As CD são essenciais para o uso das tecnologias digitais (TD), e a resolução de problemas complexos, em especial no que diz respeito à área da Segurança Digital (cibersegurança). Essas competências específicas são transversais e imprescindíveis para utilização crítica e segura no ciberespaço. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Foi realizada uma Revisão de Literatura sobre a área das Competências Digitais da área da Segurança Digital, em seguida, a coleta de dados deu-se através de entrevistas semiestruturadas com 14 docentes especialistas doutores em competências digitais do Brasil. A partir da análise dos dados, foi possível inferir da percepção dos docentes: eles possuem níveis intermediários, em relação à área da segurança digital para proteção dos: dispositivos, dados, identidade digital, saúde e bem-estar. Porém, possuem níveis mais baixos na dimensão das competências digitais para diminuição dos impactos das tecnologias para proteção ao meio ambiente, o que denota proficiência básica nesta última. Constatou-se a necessidade de mais formações iniciais de professores na área da segurança digital, assim como, a promoção da formação continuada ao longo da vida para os docentes, e a inclusão desses conteúdos nos currículos acadêmicos. Pois, o crescente aumento dos riscos e ameaças cibernéticas impacta as esferas mentais, físicas e legais de docentes e estudantes.
- Conceção e desenvolvimento de um projeto de MOOC sobre contabilidade de gestão: estudo da sua implementaçãoPublication . Moreira, Virgínia Cláudia Teixeira; Cabral, Pedro Barbosa; Gomes, PatríciaEste projeto surge num contexto de reforma da contabilidade e das contas públicas, consubstanciada em diversos diplomas nomeadamente a Lei de Enquadramento Orçamental (LEO) e o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), os quais implicaram uma revisão dos processos e procedimentos contabilísticos e de prestação de contas, onde a formação dos preparadores da informação contabilística, daqueles que apoiam a preparação e dos utilizadores é indispensável. Neste enquadramento, e considerando a dispersão geográfica do público-alvo, as necessidades de conciliar as atividades profissionais e pessoais; a estratégia de formação promovida pela UNILEO no âmbito do SNC-AP, que não abrangia a Norma de Contabilidade Pública (NCP) 27, este projeto propõe a criação de um Massive Open Online Course (MOOC) sobre a contabilidade de gestão aplicada às instituições de ensino superior que procura dar resposta ao problema “Como podemos melhorar a formação na área da contabilidade de gestão para instituições de ensino superior?” Este trabalho começa com uma apresentação da Educação a Distância e do enquadramento do projeto, apresentando a evolução da contabilidade pública e os constrangimentos identificados na sua implementação, em especial na área da contabilidade de gestão, passando de seguida para a planificação do projeto onde é apresentada a plataforma NAU e os diferentes aspetos a considerar no planeamento de um curso a implementar nesta plataforma, terminando com a descrição do projeto a implementar. Considerando o tempo disponível para elaboração deste relatório, que se encontra enquadrado num processo formativo, e a necessidade de envolver uma equipa multidisciplinar nas tarefas de desenvolvimento dos conteúdos, o relatório não desenvolve as fases relativas ao processo de implementação do curso na plataforma NAU.
- Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvaniaPublication . Garcia, Jardel; Bidarra, JoséInvestigações sobre gamificação e sobre o uso de jogos para a aprendizagem têm ocupado alguns espaços no universo acadêmico-científico, sobretudo nos âmbitos de pesquisa em educação. Contudo, dado o caráter multidisciplinar desses assuntos, é de se esperar que certos temas e elementos permaneçam ausentes ou pouco presentes nas investigações feitas até mesmo em escala global. Exemplo disso é o objeto de estudo deste trabalho: o subgênero de jogos chamado metroidvania. Composto de várias características combinadas que, juntas, tornam-no único – como o foco em exploração, o sistema de progressão de personagem, os mecanismos de bloqueio e desbloqueio de itens e locais, a customização da experiência de jogar, a construção contínua do mapa do jogo, entre outras –, esse subgênero, seus vários potenciais e elementos constituintes permanecem inexplorados nos campos da gamificação e da própria educação em si. Enquanto várias características de jogos – como medalhas, pontos e rankings – já foram exaustivamente utilizados nessas áreas, o uso de jogos metroidvania, ou sequer a sua menção, ainda constitui uma lacuna de investigação, tendo pouquíssima representação. Desse modo, este trabalho visou preencher parte dessa lacuna: com o objetivo de analisar esses jogos e desenvolver um modelo pedagógico baseado nas suas características, utilizouse os preceitos da Design Science Research para criar tal artefato e avaliá-lo em contextos de e-learning. O modelo pedagógico desenvolvido e testado, bem como toda a análise e conhecimento gerados aqui, constituem resultados deste trabalho a fim de contribuir com a investigação nessa área ainda tão pouco explorada.
- Design educacional de conteúdos em EAD no âmbito profissional: avaliação de um modeloPublication . Vieira, Caroline; Carolei, Paula; Morgado, LinaA partir da hipótese de subutilização dos materiais didáticos no contexto educacional de nível superior, propõe-se uma alternativa por meio do design educacional e da hipertextualidade. Para fundamentar essa proposta, a dissertação explora a relação da cibercultura com a leitura, destacando a hipertextualidade, a multimodalidade, a participação ativa do leitor e a personalização dos conteúdos. Este estudo é conduzido com base na abordagem do Design Science Research (DSR) (com a criação de um artefato) (Carstensen, Bernhard, 2019; Dresch, 2015) e na pesquisa-formação na cibercultura (Santos, 2019), valorizando a participação ativa e a colaboração dos envolvidos durante o processo. A pesquisa culmina na proposta de um framework para orientar o design educacional de forma crítica, complexa e que amplie as possibilidades interação e colaboração. As principais conclusões desta dissertação destacam os desafios relacionados às leituras rápidas e pouco profundas, características da cibercultura; a importância de reconstruir habilidades de interpretação e aprofundamento de forma crítica, explorando a hipertextualidade; e a reflexão sobre interfaces tecnológicas mais atuais e seus impactos sobre os processos de autoria e abordagem crítica da informação.
- Docência online durante a Covid-19: uma etnografia virtual com professores brasileiros do ensino básicoPublication . Pinto, Cláudio Rogério do Nascimento; Silva, MarcoEsta pesquisa analisa as práticas docentes online desenvolvidas por professores de cinco escolas do ensino básico do Brasil, no período de junho a outubro de 2020, em meio à crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, quando as escolas tiveram de realizar aulas não presenciais para atender as exigências dos governos de estabelecer o distanciamento social e, consequentemente, diminuir o fluxo de contaminação pelo coronavírus entre as pessoas. Utilizamos como campo de pesquisa nove turmas de cinco escolas diferentes, localizadas nos municípios de Araçás, Pojuca e Rio Real, no interior do estado da Bahia, e uma escola localizada no município do Rio de Janeiro, capital do estado. Recorremos à metodologia da Netnografia, a qual permite ao pesquisador navegar e participar de comunidades online com o olhar atento às relações construídas dentro delas, observáveis a partir do que se escreve, da comunicação oral e dos artefatos produzidos pelos seus membros. Emergiram das turmas estudadas os seguintes achados: na maior parte das escolas, os planeamentos para a docência online foram construídos com base nas referências do ensino presencial; prevaleceram práticas docentes centradas na figura do professor, na transmissão de conteúdos e na realização de tarefas; as avaliações oscilaram entre atividades tradicionais de memorização e cópia e, em contrapartida, em duas escolas houve atividades de pesquisa, produção e divulgação em meios digitais, com foco no protagonismo dos estudantes; a maioria dos professores sentiu-se insegura em relação à oferta de aulas online e relataram não terem parâmetros para mensurar a qualidade das suas aulas; as dificuldades de uma parcela dos estudantes em acessar a internet limitou a proposição de ações pedagógicas com o uso de interfaces digitais, tendo em vista a baixa qualidade da internet; a formação docente para o uso das mídias/interfaces digitais é vista pelos educadores como fundamental ao exercício da docência online, porém, requer-se uma atualização dos programas e um intervalo menor entre essas formações, que precisam estar mais conectadas com o cotidiano dos professores em sala de aula.