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- SCReLProg (Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming) data management planPublication . Karimova, Yulia; Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, LeonelThere is a shortage and a growing need for skilled professionals in computer science. Students show difficulties in learning computer programming in higher education, particularly in the transition from initial programming to advanced programming, so it's necessary to develop effective teaching strategies. The challenges are even greater in distance education, because it requires students to have greater discipline, autonomy, and self-regulation and coregulation skills to successfully complete the course. We develop a pedagogical approach (SimProgramming) that showed promising results in the face-to-face context, helping students to overcome programming difficulties and contributing to develop effective strategies for self and co-regulation of learning. This project aims to adapt and develop this approach in the context of e-learning, to study how it influences the learning of programming and the strategies of self-regulation and co-regulation of learning used by the students.
- Docência online durante a Covid-19: uma etnografia virtual com professores brasileiros do ensino básicoPublication . Pinto, Cláudio Rogério do Nascimento; Silva, MarcoEsta pesquisa analisa as práticas docentes online desenvolvidas por professores de cinco escolas do ensino básico do Brasil, no período de junho a outubro de 2020, em meio à crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, quando as escolas tiveram de realizar aulas não presenciais para atender as exigências dos governos de estabelecer o distanciamento social e, consequentemente, diminuir o fluxo de contaminação pelo coronavírus entre as pessoas. Utilizamos como campo de pesquisa nove turmas de cinco escolas diferentes, localizadas nos municípios de Araçás, Pojuca e Rio Real, no interior do estado da Bahia, e uma escola localizada no município do Rio de Janeiro, capital do estado. Recorremos à metodologia da Netnografia, a qual permite ao pesquisador navegar e participar de comunidades online com o olhar atento às relações construídas dentro delas, observáveis a partir do que se escreve, da comunicação oral e dos artefatos produzidos pelos seus membros. Emergiram das turmas estudadas os seguintes achados: na maior parte das escolas, os planeamentos para a docência online foram construídos com base nas referências do ensino presencial; prevaleceram práticas docentes centradas na figura do professor, na transmissão de conteúdos e na realização de tarefas; as avaliações oscilaram entre atividades tradicionais de memorização e cópia e, em contrapartida, em duas escolas houve atividades de pesquisa, produção e divulgação em meios digitais, com foco no protagonismo dos estudantes; a maioria dos professores sentiu-se insegura em relação à oferta de aulas online e relataram não terem parâmetros para mensurar a qualidade das suas aulas; as dificuldades de uma parcela dos estudantes em acessar a internet limitou a proposição de ações pedagógicas com o uso de interfaces digitais, tendo em vista a baixa qualidade da internet; a formação docente para o uso das mídias/interfaces digitais é vista pelos educadores como fundamental ao exercício da docência online, porém, requer-se uma atualização dos programas e um intervalo menor entre essas formações, que precisam estar mais conectadas com o cotidiano dos professores em sala de aula.