Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-20"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Conversas Abertas na Universidade. Arte Urbana em LisboaPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Branco, MauroPara falar sobre a Arte Urbana em Lisboa foi convidado Artur Bordalo, conhecido por Bordalo II. À conversa com a jornalista Teresa Botelheiro, Bordalo II fala como os resíduos urbanos podem transformar-se em arte. Denuncia, desta forma, os consumismos da sociedade atual e defende uma vida mais sustentável.
- Conceção e desenvolvimento de um projeto de MOOC sobre contabilidade de gestão: estudo da sua implementaçãoPublication . Moreira, Virgínia Cláudia Teixeira; Cabral, Pedro Barbosa; Gomes, PatríciaEste projeto surge num contexto de reforma da contabilidade e das contas públicas, consubstanciada em diversos diplomas nomeadamente a Lei de Enquadramento Orçamental (LEO) e o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), os quais implicaram uma revisão dos processos e procedimentos contabilísticos e de prestação de contas, onde a formação dos preparadores da informação contabilística, daqueles que apoiam a preparação e dos utilizadores é indispensável. Neste enquadramento, e considerando a dispersão geográfica do público-alvo, as necessidades de conciliar as atividades profissionais e pessoais; a estratégia de formação promovida pela UNILEO no âmbito do SNC-AP, que não abrangia a Norma de Contabilidade Pública (NCP) 27, este projeto propõe a criação de um Massive Open Online Course (MOOC) sobre a contabilidade de gestão aplicada às instituições de ensino superior que procura dar resposta ao problema “Como podemos melhorar a formação na área da contabilidade de gestão para instituições de ensino superior?” Este trabalho começa com uma apresentação da Educação a Distância e do enquadramento do projeto, apresentando a evolução da contabilidade pública e os constrangimentos identificados na sua implementação, em especial na área da contabilidade de gestão, passando de seguida para a planificação do projeto onde é apresentada a plataforma NAU e os diferentes aspetos a considerar no planeamento de um curso a implementar nesta plataforma, terminando com a descrição do projeto a implementar. Considerando o tempo disponível para elaboração deste relatório, que se encontra enquadrado num processo formativo, e a necessidade de envolver uma equipa multidisciplinar nas tarefas de desenvolvimento dos conteúdos, o relatório não desenvolve as fases relativas ao processo de implementação do curso na plataforma NAU.