LLCP | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences ans seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LLCP | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences ans seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Aporias e limites da educação literáriaPublication . Sequeira, Rosa MariaEste texto constitui uma reflexão sobre a noção de crise que atravessa os estudos literários e sobre a grande disparidade de posições sobre a questão dos métodos e do cânone. A correlação entre uma determinada conceção de literatura e o tratamento pedagógico de que esta é objeto é analisada ao longo do tempo, desde as certezas da educação clássica até às viragens mais recentes de ênfase sociológica. São ainda apontados alguns caminhos que reafirmam a possibilidade do ensino da literatura que implica o trabalho a partir de duas áreas complementares: factos históricos e filológicos como condição preparatória da compreensão e métodos de leitura e interpretação que envolvem o conhecimento da historia e convenção do literário.
- Dia Mundial da Língua Portuguesa - 5 de maio de 2022Publication . Inácio, Alexandre; Ramos, Ana Marta; Batoréo, Hanna; Bello, Maria do Rosário Lupi; Vila Maior, DionísioO Departamento de Humanidades da Universidade Aberta tendo em consideração um dos seus desígnios fundacionais isto é a defesa e a promoção da Língua Portuguesa associou-se às celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia 5 de Maio com a organização de um evento na Sala de Atos da Universidade Aberta. O programa das comemorações foi constituído por duas partes. A parte da manhã contou com a presença da professora Isabel Falé enquanto organizadora do evento, do diretor do Departamento de Humanidades, professor Dionísio Vila Maior e do vice-reitor para o Ensino, Formação e Organização, professor José Sales. As comunicações estiveram a cargo de Alexandre Inácio e Ana Marta Ramos, enquanto estudantes da UAb, e foram moderadas pelo professor Paulo Nunes da Silva. Na parte da tarde, as comunicações foram efetuadas por três docentes do Departamento de Humanidades que fazem da Língua, Linguística, Literatura e Cultura Portuguesas os seus objetos de investigação e ensino: Hanna Batoréo (Linguística Portuguesa e Português Língua Não Materna), Maria do Rosário Lupi Bello (Literatura e Cultura Portuguesas) e Dionísio Vila Maior (Literatura e Cultura Portuguesas). Regista-se ainda momento de debate entre conferencistas e a audiência, no fim da 1.ª parte e depois das duas primeiras conferências da 2.ª parte. A moderação da 2ª parte (à tarde) esteve a cargo do professor Mário Filipe.
- Do romance ao teatro: As Vozes da Paixão e A Reviravolta de Almeida FariaPublication . Sequeira, Rosa MariaA comunicação propõe um breve estudo sobre o tempo dos quatro romances que compõem a Tetralogia Lusitana de Almeida Faria, e a sua adaptação mais recente levada a cabo pelo próprio autor para as peças As Vozes da Paixão e A Reviravolta. Almeida Faria, cujos romances têm um cunho sociológico e político, é frequentemente caracterizado pela sua iconoclastia, mostrando, através desta prática transtextual, uma vontade experimentalista ao brincar com as várias formas de expressão e com os vários géneros, incluindo a prosa poética em verso livre. Técnicas da narrativa e da poesia mantêm-se nos dois textos dramáticos, mas obedecem a um tempo próprio e a uma polifonia de vozes, a “sombra tutelar da música de Bach” como refere o autor no Prefácio. Não se aplicando as discussões habituais sobre a fidelidade da adaptação, o estudo destas novas versões dramáticas baseadas em narrativas permite questionar a natureza dos diferentes tempos próprios de cada género.
- Enhancing social presence and socialisation in distance education using virtual environmentsPublication . Macedo, Angelina; Morgado, LinaIn this paper, we describe some of the findings of a case study, which examines the potential and drawbacks of Moodle and Second life in fostering socialisation and social presence for collaboration and learning outcomes in distance education courses. This study focuses on the introductory module of the Masters course “Pedagogy of eLearning” which was designed to provide students with insights into some online tools and the pedagogy for learning online adopted at the institution. The data was retrieved from the online discussion forums in Moodle and from the chatlogs in Second Life. Interviews were used to collect further information. Discourse analysis techniques were used to examine the resulting transcript of texts for evidence of data according to several researchers. We present some conclusions and questions for further research concerning distance education courses in virtual environments.
- Os guarda-chuvas cintilantes de Teolinda Gersão: um risco no tempoPublication . Sequeira, Rosa MariaO diário Os guarda-chuvas cintilantes de Teolinda Gersão é um texto de natureza híbrida que nos estimula a reconsiderar a questão teórica dos géneros literários. Apresentado como diário no subtítulo, expõe uma escrita experimental e revolucionária que questiona a tradição dos géneros e o registo intimista. Sendo uma reflexão especulativa da escrita sobre ela própria, desvenda a própria ambiguidade do género diário e desafia fronteiras conhecidas ao assumir a dissolução dos géneros e a crise das formas na literatura atual. Através do lúdico, do surreal e do fantástico e também de um narrador instável inominado, este texto nega o traço individualizante próprio da escrita diarística, assim alargando as possibilidades impostas pelas convenções e iludindo o controlo da interpretação. Teolinda Gersão, tal como Gide, prefere a incoerência à ordem que deforma. Pelo seu caráter experimental e contestatário, este texto é um desafio para o leitor.
- Identidades locais com projeção global na obra de Fernando NamoraPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo relaciona a obra de Fernando Namora com as questões ligadas ao campo da Literatura Comparada, centrando-se especialmente na problemática da literatura global que tem ocupado esta disciplina sobretudo a partir de 2011 com o Relatório Bernheimer. A obra de Fernando Namora gozou da aceitação do público nacional e internacional, tendo sido a sua obra traduzida em vários países europeus e até no oriente, sobretudo durante os anos 1980, mas muitas das suas personagens pertencem ao meio rural e local, o que suscita uma reflexão sobre a apresentação do universal através do que é particular.
- Intercultural communicative competence and literary education in foreign language teachingPublication . Sequeira, Rosa MariaThis essay aims to demonstrate the potential of literary text for promoting intercultural communicative competence in foreign language teaching. While literary education is often considered irrelevant nowadays, intercultural competence (or plurilingual and pluricultural competence, as it is described in the Common European Framework of Reference for Languages - CEFR) is the organizing principle of language curricula. However, the reading of literature presupposes the same kind of skills involved in intercultural competence, the same dialogic strategy, the same openness to alterity, the same tolerance of indetermination. Critical intercultural awareness is more than just the action-oriented approach seen in the CEFR; it is something that presupposes the ability to deal with more complex demands while maintaining a creative strength that should not be underestimated by any teaching. Literature - that intercultural text, par excellence – constitutes a useful methodological resource for intercultural competence that involve on-line communication, as well as new information and communication technologies.
- Interculturalidade e literatura ao serviço da pazPublication . Sequeira, Rosa MariaA noção de competência intercultural conheceu um grande desenvolvimento nos últimos anos, sendo muitos os modelos teóricos que nela assentam, provindos maioritariamente da área dos estudos sociais. Os objetivos práticos desta profusão são educacionais, por um lado, na medida em que apostam no desenvolvimento individual, em particular no desenvolvimento da consciência crítica intercultural dum indivíduo e, por outro, sociais, dado que pretendem assegurar a produtividade das empresas em equipas multiculturais ou promover a paz através da tolerância ao diferente e de competências de mediação. Pouca atenção tem sido dada às virtualidades da literatura para a consecução destes objetivos. A minha comunicação incide na leitura literária e na hermenêutica da alteridade enquanto promotoras de competências interculturais na linha do que propõem Martha Nussbaum e Lothar Bredella.
- Interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras: importância e perspectivasPublication . Chihueno, Joaquim; Sequeira, Rosa MariaO presente trabalho é parte da pesquisa realizada no âmbito do Doutoramento em Relações Interculturais na Universidade Aberta (UAB) Portugal e tem por objectivo abordar o desenvolvimento de competências comunicativas interculturais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Optou-se por uma investigação hermenêutica (interpretativa) recorrendo à metodologia qualitativa baseada na análise dos recursos bibliográficos disponíveis neste domínio de conhecimento e aplicação prática. A interculturalidade é um domínio que actualmente merece muita atenção no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, na socialização aberta e na sociedade moderna de modo geral. Por conseguinte, sublinhou-se o desenvolvimento da dimensão cultural neste âmbito. Esta dimensão permite ao aluno adquirir competências tanto culturais como linguísticas para um bom relacionamento com pessoas de outras culturas, compreendendo-as e aceitando-as como referem Byram et al. (2002). Para além disso, o ensino intercultural estimula o diálogo entre os diferentes saberes e conhecimentos, e trabalha a tensão entre universalismo e relativismo no plano epistemológico, assumindo os conflitos que emergem deste debate no sentido de um modelo de comunicação e de negociação, reavaliando o etnocentrismo, os estereótipos e os preconceitos.
- Literatura e mediacrítica na aprendizagem de línguas estrangeirasPublication . Sequeira, Rosa MariaA presente reflexão incide na presença da literatura nos meios audiovisuais, muito particularmente através da mediacrítica, isto é, do tratamento crítico da literatura que esses meios proporcionam. Os canais de transmissão do literário de natureza visual e auditiva poderão eventualmente captar e produzir nos estudantes um impacto maior do que o canal de transmissão linguística escrita de que se tem servido tradicionalmente o ensino da literatura. No ensino da literatura como língua estrangeira, eles são muitas vezes preferidos, o que não pode deixar de trazer consequências nos modos de receção e consumo do literário. Um certo movimento de resistência vê nesta situação um simulacro da indústria cultural ao abandonar de vez tudo o que justificava o ensino anterior da literatura apoiada no livro, na leitura solitária e reflexiva.