Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras: importância e perspectivas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Chihueno e Rosa - 221004.pdf282.73 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho é parte da pesquisa realizada no âmbito do Doutoramento em Relações Interculturais na Universidade Aberta (UAB) Portugal e tem por objectivo abordar o desenvolvimento de competências comunicativas interculturais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Optou-se por uma investigação hermenêutica (interpretativa) recorrendo à metodologia qualitativa baseada na análise dos recursos bibliográficos disponíveis neste domínio de conhecimento e aplicação prática. A interculturalidade é um domínio que actualmente merece muita atenção no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, na socialização aberta e na sociedade moderna de modo geral. Por conseguinte, sublinhou-se o desenvolvimento da dimensão cultural neste âmbito. Esta dimensão permite ao aluno adquirir competências tanto culturais como linguísticas para um bom relacionamento com pessoas de outras culturas, compreendendo-as e aceitando-as como referem Byram et al. (2002). Para além disso, o ensino intercultural estimula o diálogo entre os diferentes saberes e conhecimentos, e trabalha a tensão entre universalismo e relativismo no plano epistemológico, assumindo os conflitos que emergem deste debate no sentido de um modelo de comunicação e de negociação, reavaliando o etnocentrismo, os estereótipos e os preconceitos.

Description

Keywords

Competências interculturais Ensino de línguas

Citation

Chihueno, Joaquim, Sequeira, Rosa Maria, 2022, "Interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras: importância e perspectivas"Comunicação apresentada na 1ª Conferência Internacional de Educação e Formação de Professores do Centro de Estudos de Educação e Ciências Pedagógicas da Escola pedagógica Lunda Norte da Universidade Lueji A’ NKonde em Angola em 21 e 22 de julho de 2022

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue