LLCP | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences ans seminars
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Recent Submissions
- Tratamento de dados quantitativos na área do português: exemplos com SPSSPublication . Castelo, AdelinaNeste seminário, apresentam-se conceitos básicos de estatística descritiva e o raciocínio subjacente à escolha de testes de estatística inferencial. Estas informações são ilustradas com exemplos da sua aplicação na investigação na área do Português.
- Misspellings in Portuguese typically developing writers: a pilot-studyPublication . Castelo, AdelinaThe distinction of different types of misspellings in typically developing writers is important to understand spelling development and identify instructional targets (e.g. Bahr et al., 2012). That demands an adequate system for categorizing the misspellings; after several proposals for Portuguese, Baptista, Viana and Barbeiro (2011) created a very comprehensive and adequate one. It is also important to analyse longitudinal data to understand possible development patterns among typically developing writers, which is still partially lacking for European Portuguese. This pilot-study has three research questions: (1) what are the most common misspellings in grades 2 and 4? (2) why those errors are predominant? (3) what are the spelling development patterns in students with high and low performance? To answer those questions, we analyse 2 texts written by 10 students in grades 2 and 4 (n = 40 texts) from EFFE-On corpus (Rodrigues et al., 2015), all from Lisbon and reporting no hearing or language problem. To analyse the misspellings, we used an adaptation from the proposal by Baptista, Viana and Barbeiro (2011) with 9 categories (related to phonology, morphology or orthography). The most common misspellings in grades 2 and 4 belong to accentuation and irregular spelling categories, but in grade 2 there are also many errors related to contextual and general orthographic rules. While the high-level writers show more difficulties with accentuation and irregular spellings, low-level writers present also other errors and no improvement in irregular spellings from grade 2 to 4. The motivations and educational implications of these results are discussed.
- Aporias e limites da educação literáriaPublication . Sequeira, Rosa MariaEste texto constitui uma reflexão sobre a noção de crise que atravessa os estudos literários e sobre a grande disparidade de posições sobre a questão dos métodos e do cânone. A correlação entre uma determinada conceção de literatura e o tratamento pedagógico de que esta é objeto é analisada ao longo do tempo, desde as certezas da educação clássica até às viragens mais recentes de ênfase sociológica. São ainda apontados alguns caminhos que reafirmam a possibilidade do ensino da literatura que implica o trabalho a partir de duas áreas complementares: factos históricos e filológicos como condição preparatória da compreensão e métodos de leitura e interpretação que envolvem o conhecimento da historia e convenção do literário.
- Literatura e mediacrítica na aprendizagem de línguas estrangeirasPublication . Sequeira, Rosa MariaA presente reflexão incide na presença da literatura nos meios audiovisuais, muito particularmente através da mediacrítica, isto é, do tratamento crítico da literatura que esses meios proporcionam. Os canais de transmissão do literário de natureza visual e auditiva poderão eventualmente captar e produzir nos estudantes um impacto maior do que o canal de transmissão linguística escrita de que se tem servido tradicionalmente o ensino da literatura. No ensino da literatura como língua estrangeira, eles são muitas vezes preferidos, o que não pode deixar de trazer consequências nos modos de receção e consumo do literário. Um certo movimento de resistência vê nesta situação um simulacro da indústria cultural ao abandonar de vez tudo o que justificava o ensino anterior da literatura apoiada no livro, na leitura solitária e reflexiva.
- Os guarda-chuvas cintilantes de Teolinda Gersão: um risco no tempoPublication . Sequeira, Rosa MariaO diário Os guarda-chuvas cintilantes de Teolinda Gersão é um texto de natureza híbrida que nos estimula a reconsiderar a questão teórica dos géneros literários. Apresentado como diário no subtítulo, expõe uma escrita experimental e revolucionária que questiona a tradição dos géneros e o registo intimista. Sendo uma reflexão especulativa da escrita sobre ela própria, desvenda a própria ambiguidade do género diário e desafia fronteiras conhecidas ao assumir a dissolução dos géneros e a crise das formas na literatura atual. Através do lúdico, do surreal e do fantástico e também de um narrador instável inominado, este texto nega o traço individualizante próprio da escrita diarística, assim alargando as possibilidades impostas pelas convenções e iludindo o controlo da interpretação. Teolinda Gersão, tal como Gide, prefere a incoerência à ordem que deforma. Pelo seu caráter experimental e contestatário, este texto é um desafio para o leitor.
- O poder de nomear a obra literária: ainda o caso da falsa "loira"Publication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo parte de um episódio ocorrido durante o ano de 1958 entre Joel Serrão e Jorge de Sena a propósito da falsificação de um poema de Cesário Verde, versando sobre a problemática da atribuição e, neste contexto, questiona o valor estético e ético, a teoria do estilo e o coeficiente tempo, de relevância na história da instituição artística, procurando a determinação dos níveis controláveis por um falsário eficiente e os que lhe escapam. O sentido e o valor da obra de arte relacionam-se quer com a especificidade do juízo estético quer com a história social e com a sociologia das condições da constituição da atitude estética. Estabelece-se a ligação da literatura com as instâncias de poder, determinante na compreensão da forma de relação com a obra e com a atribuição do valor estético. .
- Do romance ao teatro: As Vozes da Paixão e A Reviravolta de Almeida FariaPublication . Sequeira, Rosa MariaA comunicação propõe um breve estudo sobre o tempo dos quatro romances que compõem a Tetralogia Lusitana de Almeida Faria, e a sua adaptação mais recente levada a cabo pelo próprio autor para as peças As Vozes da Paixão e A Reviravolta. Almeida Faria, cujos romances têm um cunho sociológico e político, é frequentemente caracterizado pela sua iconoclastia, mostrando, através desta prática transtextual, uma vontade experimentalista ao brincar com as várias formas de expressão e com os vários géneros, incluindo a prosa poética em verso livre. Técnicas da narrativa e da poesia mantêm-se nos dois textos dramáticos, mas obedecem a um tempo próprio e a uma polifonia de vozes, a “sombra tutelar da música de Bach” como refere o autor no Prefácio. Não se aplicando as discussões habituais sobre a fidelidade da adaptação, o estudo destas novas versões dramáticas baseadas em narrativas permite questionar a natureza dos diferentes tempos próprios de cada género.
- Projeções e desenvolvimentos da comunicação interculturalPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo analisa os fatores que motivaram o desenvolvimento da Comunicação Intercultural e as novas áreas de pesquisa que se abrem em consequência disso. Por exemplo, as perspetivas teóricas do interculturalismo fazem-se sentir no questionamento das essências e da legitimidade de programas de estudo em torno de uma cultura e literatura estritamente nacionais organizadas por ordem cronológica. A translocalidade e a humanidade permitem transcender fronteiras e atingir convergências como assumem os estudos interculturais que assentam num modo comparativo e dialógico de compreensão. Neste sentido, representam um salto qualitativo. Em suma, as “novas humanidades” reclamam uma interculturalidade que não é apenas disciplinar, ao permitir o cruzamento entre áreas do saber outrora distintas, mas se constitui como a sua ontologia que não significa hibridismo superficial ou epidérmico, mas antes a capacidade de compreensão do Outro através do contacto com outros mundos, outras línguas, outros mitos. O saber das Humanidades não pode deixar de ser um saber dialógico, assente numa atitude de interrogação e disponibilidade, uma “consciência crítica” que pode dar um grande contributo para um paradigma holístico, complexo e reunificador tal como Edgar Morin (1990) o descreve. E, tal como também aponta Edgar Morin, não é de desprezar o papel das Humanidades na criação de mundos alternativos precisamente pela capacidade inventiva que estas promovem.
- Literaturas e transculturas no Centro de Estudos Globais da Universidade AbertaPublication . Sequeira, Rosa Maria; Franco, José EduardoEsta comunicação incide no programa da disciplina "Literaturas, artes e transculturas" do Programa de Doutoramento em Estudos Globais da Universidade Aberta. A sua metodologia assenta na interdisciplinaridade e descentramento cultural num programa multifacetado e não hegemónico no qual sociedades e culturas são consideradas na sua interdependência. O discurso contemporâneo sobre representação é um discurso que se tornou verdadeiramente transdisciplinar e corresponde a um desejo de superação do nacionalismo cultural, consistindo cada vez mais no estudo de conjuntos supranacionais e numa indagação intelectual orientada por questões específicas. Por exemplo: como o sistema literário enquanto sistema social se constitui e se diferencia de outros sistemas? como explicar os processos de interação entre a literatura portuguesa e outras literaturas? Estas são problemáticas que possam orientar o estudante na sua investigação futura no aparato teórico e metodológico e no contributo de outras áreas disciplinares no sentido de melhor integrar o fenómeno artístico na praxis social
- Interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras: importância e perspectivasPublication . Chihueno, Joaquim; Sequeira, Rosa MariaO presente trabalho é parte da pesquisa realizada no âmbito do Doutoramento em Relações Interculturais na Universidade Aberta (UAB) Portugal e tem por objectivo abordar o desenvolvimento de competências comunicativas interculturais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Optou-se por uma investigação hermenêutica (interpretativa) recorrendo à metodologia qualitativa baseada na análise dos recursos bibliográficos disponíveis neste domínio de conhecimento e aplicação prática. A interculturalidade é um domínio que actualmente merece muita atenção no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, na socialização aberta e na sociedade moderna de modo geral. Por conseguinte, sublinhou-se o desenvolvimento da dimensão cultural neste âmbito. Esta dimensão permite ao aluno adquirir competências tanto culturais como linguísticas para um bom relacionamento com pessoas de outras culturas, compreendendo-as e aceitando-as como referem Byram et al. (2002). Para além disso, o ensino intercultural estimula o diálogo entre os diferentes saberes e conhecimentos, e trabalha a tensão entre universalismo e relativismo no plano epistemológico, assumindo os conflitos que emergem deste debate no sentido de um modelo de comunicação e de negociação, reavaliando o etnocentrismo, os estereótipos e os preconceitos.