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- Emissão Nº 199. Necessidades educativas especiaisPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Branco, MauroNeste programa a jornalista Teresa Botelheiro conversa com a Secretária de Estado para a Inclusão, Dra. Ana Sofia Antunes, acerca de pessoas com Necessidades Educativas Especiais. O programa inclui reportagens no Instituto Oftalmológico Gama Pinto (IOGP), com depoimentos de Ana Maria Duarte, paciente, de Paula Ribeiro, psicomotricista, de Raquel Gonçalves, paciente e de Graça Pegado, professora do ensino especial, e na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), em Lisboa, com depoimento de Inês Neto, diretora pedagógica. A professora Isabel Barros Dias intervém como responsável do Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta.
- Misspellings in Portuguese typically developing writers: a pilot-studyPublication . Castelo, AdelinaThe distinction of different types of misspellings in typically developing writers is important to understand spelling development and identify instructional targets (e.g. Bahr et al., 2012). That demands an adequate system for categorizing the misspellings; after several proposals for Portuguese, Baptista, Viana and Barbeiro (2011) created a very comprehensive and adequate one. It is also important to analyse longitudinal data to understand possible development patterns among typically developing writers, which is still partially lacking for European Portuguese. This pilot-study has three research questions: (1) what are the most common misspellings in grades 2 and 4? (2) why those errors are predominant? (3) what are the spelling development patterns in students with high and low performance? To answer those questions, we analyse 2 texts written by 10 students in grades 2 and 4 (n = 40 texts) from EFFE-On corpus (Rodrigues et al., 2015), all from Lisbon and reporting no hearing or language problem. To analyse the misspellings, we used an adaptation from the proposal by Baptista, Viana and Barbeiro (2011) with 9 categories (related to phonology, morphology or orthography). The most common misspellings in grades 2 and 4 belong to accentuation and irregular spelling categories, but in grade 2 there are also many errors related to contextual and general orthographic rules. While the high-level writers show more difficulties with accentuation and irregular spellings, low-level writers present also other errors and no improvement in irregular spellings from grade 2 to 4. The motivations and educational implications of these results are discussed.
- Metanarratividade e metacinema no filme Birdman ou (a inesperada virtude da ignorância) (2014), de Alejandro González IñárrituPublication . Vieira, Maria Guilhermina Simões; Childs, Jeffrey ScottNo presente trabalho pretende-se realizar um estudo do texto fílmico Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014) de Alejandro González Iñárritu, evidenciando o discurso metanarrativo, autorreflexivo e metacrítico do autor como ensaio estético. A autorreflexividade aponta de forma ostensiva para os seus mecanismos de criação de arte e serve-se deles para evidenciar uma ideia, uma reflexão, uma crítica. Esta forma artística cuja expressão é ao mesmo tempo arte e ensaio é um reflexo da contemporaneidade, em que o indivíduo é mais consciente de si próprio e do que o rodeia, ao mesmo tempo que é dotado de um espírito autocrítico. Esta maneira de fazer arte pressupõe um leitor ou espectador conhecedor capaz de descodificar as ideias e os discurso contidos nos artifícios utilizados. Esta expressão artística que invoca múltiplos e diversos ângulos de olhar e pensar a arte evidencia os mecanismos do movimento estético intitulado neobarroco. O estudo do conto de Raymond Carver, “What We Talk About When We Talk About Love” (1981) publicado em 1981 numa coletânea com o mesmo nome, revela as afinidades com a obra fílmica, a atualização do tema e dos motivos. O contraste do discurso estético gera um diálogo entre os textos fílmico e literário.