LLCP | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences ans seminars
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- Aporias e limites da educação literáriaPublication . Sequeira, Rosa MariaEste texto constitui uma reflexão sobre a noção de crise que atravessa os estudos literários e sobre a grande disparidade de posições sobre a questão dos métodos e do cânone. A correlação entre uma determinada conceção de literatura e o tratamento pedagógico de que esta é objeto é analisada ao longo do tempo, desde as certezas da educação clássica até às viragens mais recentes de ênfase sociológica. São ainda apontados alguns caminhos que reafirmam a possibilidade do ensino da literatura que implica o trabalho a partir de duas áreas complementares: factos históricos e filológicos como condição preparatória da compreensão e métodos de leitura e interpretação que envolvem o conhecimento da historia e convenção do literário.
- O cão em Bestiários e Vidas de Santos: metáfora e imaginárioPublication . Dias, Isabel de BarrosOs Bestiários, por tradição, veiculam múltiplas ideias sobre inúmeros animais salientando reflexões sobre as suas características e remetendo metaforicamente para moralidades que lhes estariam subjacentes. Também existem diversas Vidas de Santos que referem animais, nomeadamente cães. Tendo em conta esta base, procede-se a uma análise comparativa do modo como os cães são apresentados em algumas passagens das duas formas textuais, salientando-se sobretudo os pontos de convergência. Estes podem dever-se, seja a uma influência do Bestiário sobre a Hagiografia, uma vez que a antiquíssima tradição enciclopédica animal foi adaptada e integrada na literatura didático-moralizante cultivada nos mosteiros, seja à partilha de um fundo cultural comum cujas raízes podem remeter para estruturas arcaicas e remotas do Imaginário humano.
- Contra o gosto público que sustenta o teatro: Almada e o panorama teatral de uma épocaPublication . Vasconcelos, Ana IsabelA ligação de Almada Negreiros ao teatro está bem documentada, designadamente em catálogos de exposições várias que se têm vindo a realizar. O acervo do Museu do Teatro e da Dança possui um conjunto apreciável de trajes de cena concebidos por Almada, para além de desenhos, testemunhando a modernidade e o espírito inovador deste artista, que, como se sabe, via o teatro como a reunião de todas as artes. Naturalmente que este espírito moderno não se revia na produção dramatúrgica dos principais palcos da capital, nos quais, em 1917, se representavam peças esteticamente marcadas por um naturalismo oitocentista, e onde começava a imperar o género revisteiro. É neste contexto que Almada irrompe com o seu Ultimatum Futurista, apresentado num dos teatros mais modernos de Lisboa – o Teatro República --, em aberto confronto com o espírito português. Este «descompasso» revela-se também nas suas opções dramatúrgicas e na forma como hostiliza as práticas teatrais coevas. É deste desacerto que nos vamos ocupar.
- Cores. Actas do VII Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura MedievalPublication . Dias, Isabel de Barros; Carreto, Carlos F. ClamotePublicação que reúne o texto de comunicações apresentadas aquando do VII colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval, que teve lugar em Lisboa, na Universidade Aberta, em Outubro de 2008
- Corpo e paisagem de Hoelderlin no texto de Maria Gabriela LlansolPublication . Rodrigues, Cristiana VasconcelosPropõe-se cruzar Hölder, de Hölderlin, de Maria Gabriela Llansol, com a poesia de Friedrich Hölderlin, visando descrever um lugar-morada de convívio destes dois autores; esta morada, que nos chega pela mão de Llansol, parece ser, contudo, anunciada por Hölderlin. O tema do Colóquio, "Corpo e Paisagem Românticos", presta-se a acolher o texto llansoliano, de filiação romântica inegável, se bem que circunstanciada, pela relação corpo-loucura, ou árvore-corpo, ou pela profusão de corpos e paisagens-lugares que rodeia Hölderlin e a sua perda da razão.
- Da personagem literária à personagem fílmica : As Pupilas do Senhor Reitor : um estudo de casoPublication . Padeira, Ana Rita SoveralPassados que foram já os primeiros cem anos do cinema, parece oportuno não só relembrar filmes, que poderíamos já considerar antigos na história do cinema português, mas, fundamentalmente, evocar a memória de um escritor, hoje algo ignorado, porventura até mal entendido, cujo ritmo de escrita literária dificilmente se ajusta à velocidade incontida da vida dos tempos modernos.
- Da verdade "real" à verdade "ficcional" : Agustina entre o romance e a adaptaçãoPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Dia Mundial da Língua Portuguesa - 5 de maio de 2022Publication . Inácio, Alexandre; Ramos, Ana Marta; Batoréo, Hanna; Bello, Maria do Rosário Lupi; Vila Maior, DionísioO Departamento de Humanidades da Universidade Aberta tendo em consideração um dos seus desígnios fundacionais isto é a defesa e a promoção da Língua Portuguesa associou-se às celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia 5 de Maio com a organização de um evento na Sala de Atos da Universidade Aberta. O programa das comemorações foi constituído por duas partes. A parte da manhã contou com a presença da professora Isabel Falé enquanto organizadora do evento, do diretor do Departamento de Humanidades, professor Dionísio Vila Maior e do vice-reitor para o Ensino, Formação e Organização, professor José Sales. As comunicações estiveram a cargo de Alexandre Inácio e Ana Marta Ramos, enquanto estudantes da UAb, e foram moderadas pelo professor Paulo Nunes da Silva. Na parte da tarde, as comunicações foram efetuadas por três docentes do Departamento de Humanidades que fazem da Língua, Linguística, Literatura e Cultura Portuguesas os seus objetos de investigação e ensino: Hanna Batoréo (Linguística Portuguesa e Português Língua Não Materna), Maria do Rosário Lupi Bello (Literatura e Cultura Portuguesas) e Dionísio Vila Maior (Literatura e Cultura Portuguesas). Regista-se ainda momento de debate entre conferencistas e a audiência, no fim da 1.ª parte e depois das duas primeiras conferências da 2.ª parte. A moderação da 2ª parte (à tarde) esteve a cargo do professor Mário Filipe.
- Do romance ao teatro: As Vozes da Paixão e A Reviravolta de Almeida FariaPublication . Sequeira, Rosa MariaA comunicação propõe um breve estudo sobre o tempo dos quatro romances que compõem a Tetralogia Lusitana de Almeida Faria, e a sua adaptação mais recente levada a cabo pelo próprio autor para as peças As Vozes da Paixão e A Reviravolta. Almeida Faria, cujos romances têm um cunho sociológico e político, é frequentemente caracterizado pela sua iconoclastia, mostrando, através desta prática transtextual, uma vontade experimentalista ao brincar com as várias formas de expressão e com os vários géneros, incluindo a prosa poética em verso livre. Técnicas da narrativa e da poesia mantêm-se nos dois textos dramáticos, mas obedecem a um tempo próprio e a uma polifonia de vozes, a “sombra tutelar da música de Bach” como refere o autor no Prefácio. Não se aplicando as discussões habituais sobre a fidelidade da adaptação, o estudo destas novas versões dramáticas baseadas em narrativas permite questionar a natureza dos diferentes tempos próprios de cada género.