Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-21"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Entre a literatura e o cinema: do livro Cadernos de Nijinski: O Sentimento (1998) ao filme The Diaries of Vaslav Nijinsky (2002)Publication . Fernandez, Mariane Barros; Bello, Maria do Rosário LupiEste trabalho tem por objetivo apresentar o estudo da obra literária Cadernos de Nijinski: O Sentimento (1998), estabelecendo relações com a posterior obra fílmica The Diaries of Vaslav Nijinsky (2001), de forma a melhor compreender algumas das implicações manifestadas na passagem de uma narrativa literária para narrativa fílmica. O fato de o filme ser baseado nos cadernos escritos pelo bailarino não representa sua total dependência do livro, pois, apesar de as obras “dialogarem” entre si, elas repercutem, no leitor e no espectador, uma variedade de impressões e sentimentos por muitas vezes distintos. Por outro lado, sendo a dança o ponto fulcral de ambas as obras, esta investigação resultou no cruzamento de três formas de expressão artística que se interligam e fecundam de forma evidente. Ao longo dos anos, a arte da dança foi expressa por várias pessoas de diferentes maneiras. O seu encontro com o cinema foi muito prolífico, e este vínculo se fortaleceu de tal forma que a cada ano novas produções são criadas ou até mesmo recriadas renovando as diferentes dimensões desta parceria.
- Interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras: importância e perspectivasPublication . Chihueno, Joaquim; Sequeira, Rosa MariaO presente trabalho é parte da pesquisa realizada no âmbito do Doutoramento em Relações Interculturais na Universidade Aberta (UAB) Portugal e tem por objectivo abordar o desenvolvimento de competências comunicativas interculturais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Optou-se por uma investigação hermenêutica (interpretativa) recorrendo à metodologia qualitativa baseada na análise dos recursos bibliográficos disponíveis neste domínio de conhecimento e aplicação prática. A interculturalidade é um domínio que actualmente merece muita atenção no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, na socialização aberta e na sociedade moderna de modo geral. Por conseguinte, sublinhou-se o desenvolvimento da dimensão cultural neste âmbito. Esta dimensão permite ao aluno adquirir competências tanto culturais como linguísticas para um bom relacionamento com pessoas de outras culturas, compreendendo-as e aceitando-as como referem Byram et al. (2002). Para além disso, o ensino intercultural estimula o diálogo entre os diferentes saberes e conhecimentos, e trabalha a tensão entre universalismo e relativismo no plano epistemológico, assumindo os conflitos que emergem deste debate no sentido de um modelo de comunicação e de negociação, reavaliando o etnocentrismo, os estereótipos e os preconceitos.