Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- 1887: o arejamento estético e culturalPublication . Rosa Maria SequeiraNo âmbito da história global da literatura portuguesa, o ano de 1887 ficou marcado pela publicação do Livro de Cesário Verde que se destacava da poesia coeva da chamada Escola Nova e manifestava uma visão moderna, cosmopolita e aberta a elementos culturais estrangeiros que procuravam integrar as várias artes. A influência francesa predomina mas adquire um caráter singular ligado às circunstâncias nacionais.
- An unnatural history of destruction: catastrophe and the cityPublication . Ferraro, GianfrancoThis chapter focuses on the urban space as a space of catastrophe. In particular, it considers earthquakes and human-caused destructive events. By drawing on Foucault’s notion of heterotopias, De Martino’s reflections on cultural apocalypses and Assmann’s notion of cultural memory, it reveals the key role played by catastrophes in the recreation and re-imagination of urban spaces. It also considers their relevance to art – in particular architecture, sculpture, and poetry – when it comes to reconfiguring forms of living and recreating a common ethos for survivors and inhabitants.
- Choupanas e palácios: a teologia retórico-humanista de VieiraPublication . Pinto, PorfírioEm carta a Sebastião de Matos e Sousa, Vieira compara o que ele chama “discursos vulgares que até agora se imprimiram” (os Sermões) a “choupanas”, e o livro em que trabalha (a Clavis Prophetarum) a “palácios altíssimos”. Entendemos que as metáforas têm um sentido sobretudo temporal: com o termo “choupanas” referir-se-ia à obra de circunstância; com a expressão “palácios altíssimos”, à obra de grande fôlego, que lhe exigiu investigação, leituras e sucessivas reelaborações. Numa e noutra, uma teologia retórico-humanista: “positiva”, alicerçada em fontes e nos acontecimentos históricos; e prática, focada fundamentalmente nas questões éticas e políticas, e não na especulação escolástica. Uma teologia aberta à novidade e ao horizonte da esperança na consumação do Reino de Cristo. Um teólogo para além do seu próprio tempo, precursor de outros tempos...
- Ciência da prevenção e qualificação para a intervençãoPublication . Henriques, Susana
- Compras publicas sustentáveis no judiciário brasileiroPublication . Silva, Vera Lícia de Arimatéia; Jacquinet, Marc; Macedo, Luis Otavio BauDesde os primeiros documentos e artigos sobre a sustentabilidade até a implementação de técnicas e metodologias para incorporar compras públicas sustentáveis como uma política pública promotora do desenvolvimento sustentável, houve uma evolução significativa. Essa trajetória também está se desenrolando dentro do Poder Judiciário Brasileiro. Este artigo explora as compras públicas sustentáveis como uma política para o desenvolvimento sustentável no contexto do Poder Judiciário Brasileiro. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e normativa sobre sustentabilidade e compras públicas no Poder Judiciário Brasileiro. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental, com análise de documentos oficiais, leis, regulamentos e outros tipos de documentos normativos. Com isso, o presente resumo busca saber qual é o panorama das compras públicas sustentáveis no Sistema de Justiça no Brasil e qual a influência dos normativos internos na institucionalização das práticas sustentáveis. O artigo oferece um panorama geral sobre as compras públicas sustentáveis no Judiciário, a importância dessas práticas e seu desenvolvimento em alguns tribunais do Brasil. Além disso, traz as normativas que inicialmente definiram e impulsionaram essa evolução das compras públicas sustentáveis no país. Verifica-se, finalmente, que o Judiciário Brasileiro avançou à medida que as normativas específicas e nacionais foram publicadas, ainda que muitos órgãos estudados tenham iniciados a sua trajetória na implementação das políticas de sustentabilidade antes mesmo desses normativos serem publicados.
- Diagnosticar o género: desenvolvimento social a partir de princípios de igualdade e não-discriminação em função do sexo e da orientação sexualPublication . Vieira, Cristina PereiraA partir do entendimento de que o conceito de Diagnóstico Social implica fotografar, ou analisar com precisão e objetividade, o social, dirigimos especificamente a nossa atenção para uso desta ferramenta nas questões da igualdade de género e da não-discriminação em função do sexo e da orientação sexual - com a consciência das implicações diretas na promoção do desenvolvimento da sociedade.
- Diagnóstico intra-organizacional: a sexualidade no quotidiano da pessoa idosa institucionalizadaPublication . Ribeiro, Ana; Vieira, Cristina PereiraA velhice é uma construção social, como tal o seu entendimento tem variado ao longo do tempo, em cada momento histórico e no mesmo espaço de tempo, nas diferentes realidades sociais e culturais (Vieira, 2012). A velhice deve ser compreendida na sua totalidade e nas suas múltiplas dimensões, ou seja, ela é uma etapa do curso da vida na qual ocorrem modificações de ordem biopsicossocial, que afetam as relações do indivíduo com o seu contexto social (Queiroz, 2010). Para compreender a realidade e o significado da velhice é indispensável pensar qual o lugar que lhe é atribuído e qual a imagem que se tem dos que lá permanecem, em diferentes períodos, lugares e cultura (Beauvoir, 1970). Hoje, o aumento do número de idosos implica necessariamente pensar qual o papel que estes ocupam na sociedade e de que forma esta poderá dar respostas que permitam um “envelhecimento bem-sucedido”...
- A esperança de vida (eterna): uma teologia da mortePublication . Pinto, PorfírioEm 1746, Deparcieux criava as famosas «tábuas de mortalidade» que muito proveito deram às empresas de seguros. Com elas desenvolvia-se o moderno conceito de «esperança de vida», mas de uma vida «secularizada»... que deixara de ter em conta o Além. Por essa mesma altura dava-se também início à «secularização» dos cemitérios, arrancados ao controlo da Igreja, e a própria escatologia individual (os chamados «novíssimos do homem») entrava em crise. Chegava ao fim uma longa história de «domesticação» da escatologia (e da morte). A moderna mudança de «paradigma» não impede de refletir teologicamente a morte num mundo secularizado.
- Estruturas de apoio à reconfiguração das culturas pedagógicas no ensino superiorPublication . Vieira, Flávia S.; Silva, José Luís Coelho da; Almeida, Maria Judite; Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Gonçalves, Susana
- Um Manual de Maus Costumes: José Saramago e o AntibiblismoPublication . Pinto, PorfírioO artigo apresentado estuda o tema do antibiblismo numa figura portuguesa contemporânea, Prémio Nobel da Literatura: José Saramago. Embora ele se mostre hostil em relação à Bíblia, considerada “manual de maus costumes”, o escritor português pensa sobretudo na instituição que a interpreta – a religião, ou a Igreja Católica – , e no modo como o faz, mormente através das chamadas leituras ‘simbólicas’. Por isso é possível aproximar também o escritor português ao antigo exegeta Marcião de Sinope ou aos deístas do século xviii.