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- Acervos científicos de origem ultramarina do Museu Geológico do LNEGPublication . Cardoso, João Luís; Sequeira, JorgeAo longo dos tempos, a plêiade de investigadores que na instituição trabalharam ou com ela colaboraram, abarcando as diversas áreas científicas da Geologia, a par da Arqueologia Pré-Histórica e da Arqueologia Mineira, proporcionaram a reunião de valioso acervo, correspondente às coleções científicas que presentemente se podem observar no Museu Geológico, espaço museológico aberto ao público oficialmente por Decreto de 1 de Abril de 1870 publicado no Diário do Governo n.º 74 de 4 de Abril de 1870, correspondendo assim ao mais antigo Museu oficialmente aberto ao público por diploma legal existente em Portugal.
- Ciganos/Roma em Portugal: políticas públicas e intervenção socialPublication . Magano, Olga; Mendes, Maria Manuela
- Gender in their attitude towards domestic violence and intimate partner violence in PortugalPublication . Vieira, Cristina Pereira; Costa, Paulo Manuel; Coelho, Rui; Nunes, Catarina S.
- Média-arte digital e as incursões pós-digitaisPublication . Marcos, AdéritoIntrodução da curadoria da exposição da instalação "Entre Tecidos" da artista Selma Pereira.
- A ocupação do Neolítico Médio da Lapa do Fumo (Sesimbra) e sua cronologia absolutaPublication . Cardoso, João LuísLapa do Fumo is a karst cavity located west of Sesimbra, dominating the ocean from the edge of the culminating platform of the Jurassic limestone massif that extends to Cape Espiche!. One of the main archaeological results of the excavations carried out in the 1960’s by Eduardo da Cunha Serrão and Gustavo Marques was the identification of the so-called "Red Layer", due to the impregnation of red ocher, used ritually in the framework of the funeral ceremonies then performed there. The chronology of this layer was dubious, due to the existence of two statistically different dates, one, older, using fragments of charcoal, which pointed to the beginning of the Middle Neolithic, another, more recent, using human bones, which indicated the Final Neolithic. Everything indicated that it would be a deposit of the Final Neolithic, bearing in mind the occurrence of some unknown archaeological artifacts in the Middle Neolithic, such as schist decorated plaques, some head pins and carinated bowls. Considering the importance of clarifying the chronology of this ritual deposit, which is frequently mentioned in publications of the specialty, a fragment of calcaneus collected in 1965 in a layer immediately based on the "Red Layer" was dated by AMS technique. The chronology obtained is still inserted in the Middle Neolithic, confirming the result of the first date that placed the formation of the "Red Layer" in the Middle Neolithic. Consequently, the result previously obtained on human bones must refer to the upper layer, whose accumulation extended at least over the Final Neolithic period, thus explaining the presence of artifacts characteristic of that time, which were previously attributed to the "Red Layer" by the two authors of the excavations. The chronology of the "Red Layer" was thus definitively clarified, which corresponds to an important contribution to the funerary rituals observed in natural caves in Extremadura during the Middle Neolithic.
- An unnatural history of destruction: catastrophe and the cityPublication . Ferraro, GianfrancoThis chapter focuses on the urban space as a space of catastrophe. In particular, it considers earthquakes and human-caused destructive events. By drawing on Foucault’s notion of heterotopias, De Martino’s reflections on cultural apocalypses and Assmann’s notion of cultural memory, it reveals the key role played by catastrophes in the recreation and re-imagination of urban spaces. It also considers their relevance to art – in particular architecture, sculpture, and poetry – when it comes to reconfiguring forms of living and recreating a common ethos for survivors and inhabitants.
- Método e registo: uma proposta de utilização da a/r/cografia e diários digitais de bordo para a investigação centrada em criação e prática artística em média-arte digitalPublication . Veiga, Pedro Alves daEste artigo propõe uma abordagem metodológica e prática de suporte ao desenvolvimento de processos artísticos e investigação criativa em média-arte digital que apoie a criação, recriação, documentação, comunicação e preservação dos artefactos. Para este efeito, este artigo toma como ponto de partida a a/r/cografia, uma proposta metodológica apresentada pelo seu autor como uma evolução da a/r/tografia, mais adequada à investigação e criação em média-arte digital. Ela é agora complementada pelo conceito de diário digital de bordo, sendo também este uma evolução do diário gráfico já utilizado nas artes visuais. Desta sinergia, resulta o potencial de não apenas investigar de forma sistemática os processos criativos e evolutivos subjacentes à criação de artefactos de média-arte digital, como também de proceder ao seu registo digital, iterativo e incremental, para memória e referência futura. Este registo tem como destinatários os próprios a/r/cógrafos, mas também o público que poderá aceder a um manancial de informação de contextualização e funcionamento do artefacto, contribuindo desta forma, também, para a própria curadoria. Ao propor a associação do método ao registo, cria-se um sistema adequado para modelar, prototipar, refletir, avaliar, exibir, apresentar, discutir e divulgar obras de média-arte digital, bem como para registar esses mesmos processos, a investigação e comunicação a eles associados e sobre eles desenvolvidos. Esta proposta visa, assim, contribuir para a criação de uma “literacia criativa” sobre a média-arte digital, produzindo conhecimento que possa revelar-se de utilidade na prática a/r/cográfica atual e futura, tanto pelos respectivos autores como por terceiros, aumentando ainda a compreensão das ligações interdisciplinares da média-arte digital aos seus contextos individuais, sociais, históricos, educacionais, políticos, económicos, tecnológicos e culturais.
- Agrarian migrant workers in times of Covid-19 pandemic: the cases of Spain and PortugalPublication . Jacquinet, Marc; Bussotti, LucaThe research addresses the impact of the pandemic on rural migrant workers in two Southern European countries that are at the center of a restructured supply chains of fresh vegetables: Portugal and Spain, where a new political economy of agriculture emerged in the last decades. These two well-known countries for wine produce also olive, olive oils, almonds, tomatoes, oranges, grapes, and other fruits and vegetables. Traditionally, the workers were still in the 1990s mostly coming from local places. Now, immigrants from Sub-Saharan and Northern Africa and from Eastern Europe, the Middle East, and Asia are a large part of the agrarian labor force. The vulnerability, discrimination, and difficulties of livelihood of these migrants workers are common currency and, despite contradictory economic incentives, the pandemic has made matters worst, especially for women and individuals not speaking the local languages. After describing the historical evolution and differences of the agrarian sectors of the two countries for fresh fruits and vegetables, we discuss the impact of the pandemic with a focus on gender. Whereas the situation before the pandemic was precarious and slowly improving on some counts, namely the increase of worker organization, the current process is one of recess. The paper identifies questions neglected by the literature on the pandemic in rural areas, in particular the vulnerability of immigrant workers to hunger, austerity, gender divide and discrimination, health risks, heavy constrained work, deportation, joblessness, and the lack of policies to ease social and economic ills beyond the focus on temporary normalization and repression.
- Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do instituto de educação a distânciaPublication . Salite, Maria Teresa José; Afonso, Ana Paula; Morgado, LinaTendo em conta que o mundo está cada vez mais dominado pela tecnologia, a aprendizagem no contexto online está acompanhando paulatinamente o desenvolvimento como fator primordial para a Educação a Distância. As tecnologias propiciam novas formas de construir o conhecimento através de novos ambientes virtuais de aprendizagem quebrando os paradigmas tradicionais com a separação física entre o tutor e o estudante. No Instituto de Educação a Distância da Universidade Católica de Moçambique, a aprendizagem é caracterizada sob dois modelos de ensino, o semipresencial e o online com ênfase as plataformas digitais. O objetivo do estudo é analisar os modelos e práticas do uso da Plataforma de eLearning no Instituto de Educação a Distância da Universidade Católica de Moçambique. Parte da seguinte questão de investigação: Quais os modelos e práticas do uso da Plataforma de eLearning no processo de ensino e aprendizagem no Instituto de Educação a Distância da Universidade Católica de Moçambique? Trata-se de um estudo de caso que se caracteriza como uma pesquisa de abordagem mista devido à variedade de procedimentos e instrumentos de recolha de dados usados, nomeadamente, o questionário, a entrevista (semi-estruturadas), a análise documental e a observação. A amostra foi constituída por 12 estudantes do 3º e 4º ano do curso de Licenciatura em Ensino de História, 7 tutores, 3 monitores da plataforma e o Diretor Pedagógico dos cursos online. Recorreu-se também a análise de manuais de procedimento online com base na aplicação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam a necessidade de ampliar conhecimento e desenvolver competências sobre: a) Educação a Distância no que se refere aos aspetos das metodologias, estratégias e ferramentas pedagógicas e b) mediação pedagógica em Educação a Distância. Em relação aos estudantes, a ausência de instrumentos de avaliação como os testes e os trabalhos e a exploração dos fóruns culmina com a falta de incentivo à participação dos estudantes na plataforma de eLearning. Quanto aos docentes, a ausência de interação com os estudantes e a falta de formações contínuas na área das competências para a docência online são apontadas como aspetos que influenciam negativamente o uso da plataforma. Assim sendo, para dar sustentação aos ingressos na Educação a Distância é essencial uma formação inicial dos estudantes e dos docentes e, em sequência, o desenvolvimento de um programa de formação contínua e que deve alicerçar-se sobre a matriz de competências e habilidades organizadas segundo os domínios institucional, tecnológico, pedagógico e de gestão e, sobre níveis de proficiência de acordo com os papéis e funções do profissional.
- Ambientes com narrativas imersivas através da técnicas OC2-RD2 no ensino de programação de computadores no ensino superior a distância: perceções dos estudantes sobre os nomes das personagensPublication . Castelhano, Maria; Araújo, Tânia; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cravino, JoséEste estudo desenvolveu-se numa Unidade Curricular da Licenciatura em Engenharia Informática, no contexto de ensino superior português a distância, com alunos maiores de 23 anos, na qual se adotou a abordagem pedagógica e-SimProgramming. Esta abordagem situada em ambiente empresarial simulado recorre a narrativas imersivas desenvolvidas através da técnica OC2-RD2, contemplando o argumento, as personagens e os espaços. Os nomes das personagens têm significados que remetem para arquétipos. Para operacionalizar esta técnica adaptaram-se os nomes dados às personagens ao contexto cultural de Portugal, origem da maioria dos alunos, já que os originais tinham sido concebidos para o contexto cultural do Brasil. Adotou-se uma metodologia de investigação quantitativa e qualitativa, numa perspetiva de estudo de tendência, baseada na análise de respostas a um questionário online. O objetivo visa compreender as perceções dos estudantes sobre os nomes das personagens, em relação à sua adequabilidade na abordagem aos arquétipos da técnica OC2-RD2 no ambiente de simulação. O questionário é composto por questões relativas à perceção dos estudantes quanto ao nome de cada personagem, e caso considerassem o nome desadequado poderiam sugerir alternativas. Realizou-se a análise de dados quantitativa e qualitativa, sendo que em 99 alunos inscritos, 40 responderam ao questionário (40%). Os resultados demonstram que os nomes selecionados para as personagens foram aceites pela maioria dos estudantes (valores iguais ou superiores a 70%). Quanto às sugestões de nomes alternativos, surgiram três grupos distintos: 1- personalidades da área do desenvolvimento de software (e.g. Lovelace, remetendo para Ada Lovelace) e referências técnicas (e.g. Python, uma linguagem de programação); 2- nomes próprios portugueses (e.g. Manuel, Íris); 3- expressões figurativas (e.g. Quasenada, MaisouMenos). Conclui-se que a adaptação dos nomes originais das personagens para o contexto cultural de Portugal foi considerada adequada pelos estudantes, podendo contribuir para a aprendizagem situada com imersão em simulação de ambiente empresarial. Em trabalhos futuros recomenda-se a análise da interpretação dos nomes sugeridos pelos alunos às personagens, para aferir se correspondem aos arquétipos originais ou se induziram alguma alteração, para melhor compreensão da perceção das narrativas face ao contexto cultural e às várias áreas de conhecimentos.
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